Razões para a popularidade do chapéu mexicano, uma variação do sombrero

Chapéus

Certos elementos da vestimenta tradicional de algumas nações são conhecidos mundialmente. Um exemplo é o chapéu mexicano, que, quando mencionado, a maioria das pessoas imediatamente imagina como um grande cocar de abas largas, decorado com bordados originais ou tranças brilhantes. Quais variedades dessa peça de roupa existem, de que materiais ela é feita – essas são questões que exigem uma análise detalhada.

O que é

O sombrero faz parte do traje nacional mexicano. É um chapéu com uma copa alta e inacabada em forma de cone e aba muito larga, cuja borda é dobrada para cima. O sombrero é preso à cabeça com a ajuda de cordões passados ​​pela aba ou fitas finas amarradas sob o queixo. Essas características conferem ao chapéu uma aparência reconhecível, o que torna difícil confundi-lo com qualquer outro adorno de cabeça.

Embora o sombrero seja um chapéu mexicano, também é usado na Colômbia e no Panamá. Esses países têm suas próprias variedades deste adorno de cabeça. Cada um tem suas próprias características de design e detalhes, embora, em geral, repitam o formato original de um cone inacabado.

Origem e história do sombrero

Os primeiros sombreros no México eram usados ​​por fazendeiros e pastores que trabalhavam durante o dia sob o sol escaldante. Acredita-se que os primeiros chapéus deste tipo surgiram na Espanha, de onde mais tarde “migraram” para o exterior. No início, esses chapéus não eram tão grandes, mas com o tempo, os mexicanos os modernizaram para se adequarem ao clima. Agora, o principal objetivo do sombrero passou a ser a proteção contra o sol. É por isso que a aba do chapéu ficou tão grande.

Nem todo mundo sabe o nome do chapéu tradicional mexicano e por que ele recebeu esse nome. Na verdade, é simples: sombrero significa "chapéu" em espanhol. Mas, aparentemente, o nome também foi influenciado pela palavra "sombra", que significa "sombra". Combina perfeitamente com o chapéu mexicano, pois seu objetivo principal era criar sombra para quem o usasse.

Mais tarde, por razões práticas, os chapéus passaram a ser usados ​​não apenas por trabalhadores agrícolas, mas também por outros cidadãos. Deixou de ser apenas um acessório para os trabalhadores, passando a utilizar diferentes materiais e decorações em sua produção.

Variedades

Mexicanos e moradores de outros países têm vários tipos de sombreros. Eles têm diferentes propósitos, designs, cores e decorações:

  1. O sombrero vaqueiro é um chapéu de cowboy, parte do traje típico do cowboy americano. Surgiu no século XIX nos estados do sudoeste dos Estados Unidos e continua popular até hoje. É usado por trabalhadores de fazendas, participantes de rodeios e cantores country.
  2. Sombrero de Charro – um chapéu de origem espanhola, usado por cavaleiros charros. Feito de lã de feltro, palha de trigo, fibras de palmeira e crina de cavalo, protege do sol e de ferimentos em caso de queda do cavalo. Portanto, um verdadeiro sombrero de charro tem a parte de trás elevada e quatro entalhes na copa, que proporcionam alguma resistência ao impacto. Esse chapéu, usado em regiões desérticas, tem abas mais largas. Os materiais de produção nas terras altas são mais densos do que nas planícies.
  3. O sombrero vueltiao é um chapéu tradicional da Colômbia, um de seus símbolos. Feito de junco local, um produto de qualidade deve ser flexível e tecido com um grande número de fibras finas. O sombrero vueltiao tem um padrão característico de listras e padrões geométricos em preto e branco. É tradicionalmente usado por dançarinos da dança folclórica Cumbia e músicos Vallenato.
  4. O sombrero pintado é um chapéu tradicional panamenho feito de fibras de cana. O produto de cor clara é decorado com finas listras pretas dispostas de forma específica. O sombrero pintado é usado por pessoas que trabalham no campo, bem como por qualquer pessoa que queira usá-lo durante festivais folclóricos, feriados e eventos especiais. Este tipo de sombrero pode ser usado não apenas por homens, mas também por mulheres.

Todos os chapéus ainda são feitos usando tecnologia antiga, sua qualidade e custo são determinados pela densidade da trama.

Sombrero de Charro
Sombrero vaqueiro
Sombrero vueltiao
Sombrero pintado

Materiais e design

Vale ressaltar que todos os sombreros são sempre feitos à mão, sem produção industrial. Os modelos mais baratos são feitos de palha e junco, enquanto os mais caros são feitos de:

  • sintéticos de alta qualidade;
  • veludo;
  • sentido;
  • lã fina.

O produto final é decorado com elementos decorativos: bordados e fitas multicoloridas. As cores dos chapéus mexicanos também são variadas, podendo ser de uma única cor ou combinar vários tons.

Cada região do país tem seus próprios artesãos que produzem chapéus permanentemente. Os produtos são comprados por moradores locais ou por inúmeros turistas.

Veludo
Sentido
Canudo
Sentido

Acessório na moda moderna

Claro, se você visitar o México hoje, não verá moradores locais usando chapéus em todos os lugares. O sombrero não é usado como um adorno de cabeça cotidiano. É usado em festas e eventos festivos. É um acessório favorito de atores e músicos de rua.

Chapéus de souvenir brilhantes são vendidos em mercados locais e balcões de lojas, especialmente para turistas. São ricamente decorados com bordados, fitas, pedras e até penas. Há opções mais acessíveis, feitas de tecido ou palha, e são baratas.

No México, há um feriado dedicado à vestimenta nacional, incluindo o chapéu. É possível ver muitos mexicanos de sombrero.

O chapéu mexicano é popular entre os estilistas. Eles criam modelos originais que podem ser usados ​​não apenas com trajes tradicionais, ponchos e camisas étnicas, mas também com roupas modernas: terninhos, casacos leves, vestidos e vestidos de noite. Para esse visual, você precisa escolher os sapatos adequados – sandálias leves de tecido ou sandálias. Embora este acessório de cabeça seja um chapéu de verão, alguns designers o adicionam às suas coleções de outono.

Um sombrero pode ser não apenas um chapéu no sentido literal da palavra, mas também uma decoração de interiores, se você pendurá-lo na parede de um cômodo ou de uma casa de campo. Para que o acessório tenha uma aparência orgânica, você precisa escolher um que combine com a cor e o estilo do ambiente.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios