Um peplum é uma tira de tecido costurada na cintura de uma blusa. Ele pode realçar uma silhueta esbelta e esconder imperfeições, como quadris muito volumosos. Uma blusa com peplum é adequada para a maioria das mulheres. Combinando-a corretamente com a parte de baixo, você pode criar looks diferentes – do formal ao romântico.
Características do modelo
Blusas com peplum estão de volta à moda. Esse tipo de roupa surgiu na Espanha e, na época, era usado apenas por homens. Depois, desapareceu da moda, voltou e, desde o final do século XIX, tornou-se um elemento essencial do guarda-roupa feminino. Agora, os estilistas voltaram sua atenção para esse modelo e criaram blusas elegantes para todas as ocasiões.
Um peplum é um detalhe em forma de uma tira larga de tecido que é costurada em uma blusa. Ela é franzida em pregas e lembra um babado. Os bascos podem ser assimétricos, multicamadas, com ondas caídas, etc. Na maioria das vezes, são feitos do mesmo material da blusa.
Uma blusa com peplum é universal: pode ser formal, adequada para um estilo profissional, ou suave e feminina para o dia a dia. Este modelo é recomendado tanto para mulheres cheinhas quanto magras. Ao escolher a cor certa da blusa e o formato do peplum, você pode esconder as imperfeições da silhueta e enfatizar o busto.
Variedades
Essas blusas variam em largura, comprimento e formato do peplum. O estilo da blusa em si pode ser qualquer. Blusas da moda permitem que a mulher permaneça estilosa e moderna.
Na manga
O comprimento da manga da blusa deve ser escolhido de acordo com o corpo e a espessura dos antebraços. Diferentes opções são recomendadas para diferentes tipos de corpo. Meninas com braços cheios, por exemplo, devem dar uma olhada mais de perto em mangas longas ou médias (3/4). Tipos de produtos:
- Os modelos sem mangas são mais adequados para o verão, mas podem ser usados por baixo de uma jaqueta em estações mais frias. São confeccionados em tecido leve e fluido, graças ao qual o peplum forma lindas ondas.
- Blusas de manga curta – cobrem os ombros, mas deixam os braços abertos. Esta também é uma opção de verão, adequada para o estilo profissional. Uma mulher com uma blusa assim parecerá formal e elegante.
- Modelos de manga comprida manterão você aquecido em dias frios. Se você escolher um modelo feito de seda fina ou chiffon, não estará quente no verão. Na maioria das vezes, são retos, mas podem ser alargados na barra.
- Peças com mangas 3/4. Podem ser retas, largas ou com amarração. Esta manga estilosa fica especialmente bem com calças ou saias de comprimento médio.




Pelo corte do basco
Apesar de o peplum ser uma simples tira de tecido franzida em ondas, existem diferentes versões de sua execução. Primeiramente, ele difere em sua localização. A versão clássica é um babado na cintura. Também popular hoje em dia é o peplum abaixo do busto, pois acentua o busto e esconde a barriga.
Uma opção assimétrica parece incomum e ousada, quando uma manga é longa e a outra está completamente ausente.
Um grande número de dobras no babado permite adicionar volume. Os bascos podem ser quase retos ou em forma de babado ondulado. Babados em camadas estão na moda agora. Um peplum duplo ajudará a criar um visual romântico, adequado para mulheres de diferentes tipos de constituição física. Para fashionistas modernas e elegantes, um corte assimétrico é recomendado - ele é colocado diagonalmente sobre a blusa ou costurado na borda inferior, mais longo atrás do que na frente. As características das dobras dependem do material e da largura da tira, podendo ser suaves, fluidas ou rígidas, quase invisíveis.
Um peplum alongado só é adequado para meninas altas, pois encurta visualmente a altura delas.



Pelo estilo da blusa
A variedade de blusas permite que cada mulher escolha um modelo que combine com seu corpo e estilo. Há peças com gola alta ou decote profundo, com alças ou com ombros descobertos. Uma opção interessante é quando a blusa tem manga, mas começa no meio do ombro, deixando-o ligeiramente aberto, assim como peças com cintura baixa.
Modelos clássicos de corte justo ou justo, com decote semicircular e gola pequena, conferem um visual rigoroso e elegante. São ideais para o escritório, a escola e reuniões de negócios. Modelos soltos sem gola são universais, pois podem ser combinados com qualquer roupa, e seu decote pode ser semicircular ou triangular. Um modelo popular com costas abertas, que pode ser feito na forma de um top com alças ou uma blusa regular com mangas. É perfeito para um look formal à noite, mas você pode usá-lo no escritório por baixo de um paletó. Modelos com peplum na cintura são considerados uma opção clássica, adequados tanto para o dia a dia quanto para sair.
Entre os enfeites decorativos, babados e babados que repetem o formato do peplum são os mais usados. Um cinto, costurado ou usado separadamente, também fica lindo.
Opções de materiais
Para costurar essa blusa, são mais adequados materiais finos, que formam bem as dobras e não amassam. Os seguintes tecidos são os mais utilizados:
- algodão ou linho – ideal para blusas de verão, higroscópico, agradável ao toque, mas facilmente amassa;
- seda – forma lindas dobras, cria uma agradável sensação de frescor, combina bem com renda. Contras: o material natural é caro, não tolera lavagem em água quente;
- O chiffon é um material leve e arejado para o verão, ideal para um visual romântico. Desvantagens: propenso à formação de constrições;
- veludo – adequado para ocasiões especiais, fácil de drapejar, mas muito caprichoso no cuidado;
- cetim – tem aparência rigorosa e elegante, com dobras suaves. Desvantagem – encolhe ao ser lavado.
Materiais incomuns para essas blusas incluem renda, couro ou malha. O modelo, decorado com estampas e peplum, é muito feminino, mais adequado para um vestido formal de noite. Para o estilo casual, você pode escolher blusas de malha com babados. Uma blusa de couro não é adequada para todos, geralmente sem mangas e de cor neutra. Você pode combiná-la com uma saia de material semelhante ou com uma calça preta simples.





Cores da moda
Uma blusa branca ajuda a criar um visual feminino e elegante. O peplum tem um visual leve e delicado, especialmente se for feito de renda. O branco é ideal para criar um visual formal ou formal para negócios. Entre as cores clássicas monocromáticas, as blusas pretas também são comuns. Combinadas com um peplum, essa cor permite que você pareça mais magra. Ao escolher a parte de baixo certa, é fácil criar um visual modesto, mas elegante.
Entre as cores vibrantes, o azul vibrante e todos os tons de azul estão especialmente na moda agora. Combinam bem com calças e saias pretas ou brancas. O vermelho vibrante ajuda a destacar, ideal para um estilo romântico ou formal. Um cinto preto fino completa o visual e valoriza a cintura.
Blusas amarelas têm um visual vibrante e inusitado. Essa cor é mais indicada para meninas mais jovens. Blusas verdes são tendência na nova estação, combinando bem com calças pretas, brancas ou bege.
Na maioria das vezes, essas blusas são monocromáticas. Às vezes, são decoradas com uma renda contrastante ou um cinto entre o peplum e a barra da blusa. Esse detalhe é perceptível por si só e, em combinação com um esquema de cores vibrante, a imagem fica sobrecarregada. Além disso, a estampa se perde nas dobras. São usados apenas padrões geométricos ou abstratos simples: linhas, bolinhas, bolinhas, pequenas flores. Os padrões xadrez são especialmente populares agora. Quadrados contrastantes clássicos de duas cores ficam melhores.
Bordados de uma única cor ficam bem em blusas clássicas de cores claras.
O que vestir com
Blusas lindas com peplum são perfeitas para o estilo de escritório, mesmo que haja um código de vestimenta rigoroso no trabalho. Você pode usar uma blusa dessas em uma festa, no teatro, em um encontro romântico ou simplesmente para um passeio. Para deixar o look estiloso, você precisa saber o que vestir com uma blusa dessas. Combina melhor com calças ou saias skinny, e jeans skinny também são ideais. Se você usar um casaco ou cardigan, não deve ser muito apertado para não amassar o babado.
Recomendações dos estilistas:
- O estilo office look exige moderação, então a blusa deve ser opaca. É melhor escolher modelos com mangas de qualquer comprimento, sem decote profundo. Eles podem ser combinados com calças clássicas retas ou uma saia lápis em tons escuros. Recomenda-se o uso de scarpins nos pés.
- Uma blusa de renda ou seda é perfeita para uma festa. Pode ter um decote profundo e costas abertas. A peça combina com calças skinny ou minissaia. Para completar o look, você precisa de salto agulha. Contas grandes ou uma pulseira são ótimas joias.
- Uma blusa de qualquer material serve para um estilo casual. Um look estiloso é alcançado combinando uma blusa preta de chiffon com bordados e shorts jeans. É melhor complementá-la com uma mochila pequena, e sandálias de plataforma são ótimas opções de calçado. Você também pode usar uma blusa sem mangas vibrante e uma saia lápis. Um cinto fino ficará lindo com essa combinação.
- Um look romântico é alcançado combinando uma blusa de renda vermelha e uma saia preta reta. Você pode complementá-lo com um penteado estiloso, pulseiras grandes e uma pequena bolsa de mão com corrente. Em dias frios, você pode usar botas de cano curto com o look.
Uma blusa com peplum deixa o look elegante e feminino, por isso não deve ser combinada com jeans desgastados.
Selecionando um modelo dependendo da sua figura
Uma blusa estilosa e moderna decorada com um peplum é popular devido à sua versatilidade. Pode ser usada por mulheres de qualquer tipo físico, mas é preciso escolher o estilo certo. Por exemplo, para mulheres com corpo cheio, blusas com peplum devem ser escolhidas de forma que enfatizem favoravelmente as vantagens do corpo e escondam as desvantagens. Dicas para escolher o modelo certo dependendo do seu tipo físico:
- Mulheres com corpo em formato de pera devem escolher um modelo em que o peplum fique abaixo da cintura. Ele também disfarça a barriga e os quadris largos. Uma faixa larga com o mínimo de babados ajudará a esconder centímetros extras. É desejável que seja mais escuro que a própria blusa.
- Mulheres plus size não devem usar blusas transparentes, de renda ou com estampas xadrez ou listradas. Elas adicionam ainda mais volume à silhueta. Dê preferência a modelos de peça única sem corte horizontal. Modelos com decote triangular que imitam um envelope também ficam bem.
- Um peplum assimétrico ajudará a esconder nádegas muito cheias: curto na frente e mais longo atrás.
- Se a silhueta for em T, um babado na altura do corpo ajudará a dar volume aos quadris. Além disso, deve ser o mais volumoso possível, o que ajudará a equilibrar as proporções da silhueta.
- Um peplum sob o busto enfatizará o formato do busto e esconderá a barriga. Esses modelos são especialmente populares entre gestantes.
- Mulheres com corpo tipo ampulheta combinam com modelos clássicos com peplum na cintura - elas parecem ainda mais magras com essas roupas.
Não é recomendado que meninas baixas usem essas blusas, pois esse detalhe reduzirá ainda mais a altura delas. Se você realmente quiser usá-las, precisa escolher a parte de cima e a de baixo da mesma cor.
Blusas com peplum são uma das peças mais fashion do guarda-roupa. Frequentemente, são escolhidas por mulheres elegantes e românticas. A versatilidade desse look permite que você pareça estilosa e feminina em qualquer situação.
Vídeo

 
                                    



















































