Roupas de grife da moda são sempre relevantes. Itens feitos à mão são especialmente valorizados. Toda costureira doméstica deve saber costurar uma blusa de manga curta ou longa. Este item de guarda-roupa se distingue pela simplicidade do molde, que se adapta facilmente a qualquer corpo. Basta escolher um material de alta qualidade e seguir rigorosamente as instruções.
Materiais e ferramentas
Você pode costurar uma blusa ou jaqueta para o verão com diferentes materiais. O principal é que os tecidos sejam respiráveis. Não use cores escuras, pois elas contribuem para o superaquecimento durante a exposição prolongada ao sol. Tecidos naturais são preferíveis aos sintéticos.
| Finalidade da roupa | Material adequado | 
| Escritório | Viscose, lã, algodão, fibra | 
| Inteligente | Seda, cetim, cambraia, chiffon | 
Materiais necessários: carretel de linha para costura à mão ou à máquina, fio dental para decorar o produto, fita para acabamento das bordas e gola. Você também precisará de alfinetes para fixar o tecido na posição desejada ao aplicar o molde da blusa. Os acessórios necessários são botões ou um zíper.
As ferramentas necessárias são agulhas e tesouras de alfaiate afiadas. Para tirar medidas, você precisa de uma fita métrica. Tudo para o trabalho deve ser preparado com antecedência.
Se você decidir costurar uma camisa de jeans, pode optar por rebites de metal como acessórios. Eles terão um visual mais orgânico, em comparação com os botões clássicos.







Medições e cálculos
Todas as circunferências, bem como a largura das costas, devem ser medidas na íntegra, mas registradas pela metade. Todos os indicadores de comprimento são medidos e registrados como um todo. As principais medidas necessárias para construir um molde para uma blusa com manga:
- Circunferência do peito. O centímetro mede-se sob as axilas, nos pontos mais proeminentes.
- Circunferência do pescoço. Medida na base.
- Largura das costas. A distância de um ombro ao outro ao longo de uma linha horizontal reta.
- Comprimento do braço. Do ombro ao pulso, cotovelo ligeiramente flexionado.
- Comprimento do produto. Da base do pescoço para baixo em linha reta até o ponto desejado.
Calcular o tecido é bastante fácil. Para isso, você precisa medir o comprimento da blusa e das mangas, somar esses valores e adicionar 50 cm. Este método é adequado para a largura padrão mais comum do material, de 150 cm. Também é usado na construção de moldes para blusas para mulheres cheinhas.
Você deve comprar a quantidade necessária de material somente após tirar todas as medidas. Leve o tecido com uma pequena reserva para o caso de cálculos incorretos.
Construção do molde básico e corte
Para fazer um molde corretamente, você deve contar 10 cm a partir do canto superior esquerdo da folha e marcar o ponto A. A partir dele, desenhe uma linha vertical para baixo e uma linha horizontal para a direita. Em seguida, concentrando-se no ponto A, construa sequencialmente o comprimento da blusa, a altura dos quadris, a largura das cavas e do busto. Em seguida, faça uma representação gráfica das costas e da parte superior da peça no papel.
Um molde pronto de um suéter clássico pode ser facilmente adaptado ao seu tamanho. Ele pode ser encontrado em revistas temáticas ou online. Para aumentar o tamanho do produto, o molde impresso deve ser cortado vertical e horizontalmente. Em seguida, os elementos acabados são separados e a quantidade necessária de centímetros é adicionada. Ao reduzir o tamanho, você deve cortar os centímetros extras e dobrar as partes.
Você pode fazer um molde em tamanho real para costurar suéteres femininos com suas próprias mãos. Para isso, desenhe a forma curva desejada em cartolina grossa e recorte-a. Em seguida, aplique as marcações com um marcador. Esse molde pode ser usado com sucesso para construir um molde para uma blusa de corte simples. Além disso, plástico de cor clara é usado para fazer um molde básico, de modo que as inscrições fiquem claramente visíveis.
Para transferir o molde de uma blusa de verão para o tecido, um desenho em papel é colocado sobre o material e fixado com alfinetes para mantê-lo no lugar. Para traçar a imagem, você pode usar um simples pedaço de sabão, um marcador têxtil ou giz de alfaiate especial. O principal é que as linhas possam ser facilmente removidas com água.

Etapas de costura levando em consideração o modelo
O design e o algoritmo de costura passo a passo dependem do estilo; há diferentes opções para iniciantes. A maneira mais fácil é fazer uma blusa sem molde ou com manga curta. Normalmente, essas roupas são costuradas para o dia a dia. Costureiras experientes podem criar com segurança peças elegantes decoradas com muitos babados e babados.
Simples sem padrão
Essas roupas são perfeitas para quem gosta de estilo casual. O trabalho levará no máximo uma noite, pois você pode fazer isso sem precisar criar um molde de blusa. Algoritmo passo a passo:
- Faça medições.
- Dobre o tecido do avesso. Dobre ao meio novamente.
- Marque 2,5 cm abaixo da dobra e 9 cm para a lateral. Este é o local do decote.
- A partir do decote, reserve o comprimento da manga e do ombro. Para o bisel, meça 2,5 cm a partir desta linha e desenhe um segmento da borda do decote até o final da manga.
- Divida as medidas do quadril e da cintura em 4 partes e marque-as ao longo das linhas correspondentes.
- Conecte a parte inferior da peça e a ponta da manga com uma linha curva (isso criará um estilo asa de morcego).
Em seguida, os detalhes são recortados ao longo do contorno e costurados. O decote da frente deve ser mais profundo que o das costas. Se a blusa for costurada corretamente, você terá uma peça original, folgada e com mangas largas.
Com mangas curtas
Para esta opção, você precisará de um molde para um suéter de verão. Você pode encontrá-lo em páginas temáticas na internet e adaptá-lo aos seus tamanhos. A costura das blusas é feita de acordo com o seguinte algoritmo:
- Crie um padrão raglan básico.
- Transfira para o tecido.
- Costure as peças da frente das mangas nas peças das costas.
- Conecte a parte de trás da blusa à frente.
- Costure as mangas.
- Finalize a parte inferior, os punhos e o decote com fita decorativa.
Itens de verão prontos podem ser decorados com bordados feitos à mão com fio dental. Miçangas, lantejoulas e strass são perfeitos para decoração. Apliques feitos de pedaços de couro ou pele, assim como flores de crochê, ficam espetaculares. Antes de costurar uma blusa, esses pontos devem ser considerados.
Costureiras iniciantes não devem costurar sem alinhavar. Você só pode começar a costurar após um ajuste prévio e ajuste ao corpo, pois o risco de errar nos tamanhos é muito alto. Para os primeiros trabalhos, é melhor escolher um tecido de malha. Ele estica bem e se adapta facilmente a qualquer tipo de corpo.
Você pode usar fita de viés para decorar o decote e as bordas. Se a roupa for de estilo étnico, uma fita de cetim brilhante é perfeita para esse fim. Nesse caso, as pontas devem ser previamente chamuscadas no fogo para que as bordas não se desfaçam. Enfeitar com uma fita e um enfeite fica interessante; essa decoração parece original e moderna.
Os pontos devem ser feitos com alguma folga, para que o produto final não fique muito apertado. A linha deve combinar com o alinhavo. A tensão da linha deve ser moderada (4-5). É importante escolher o tipo certo de linha e o tamanho do passo. Para isso, é melhor pegar retalhos de tecido e experimentar diferentes opções de costura.
O estilo de uma blusa sem molde pode ser qualquer. A maneira mais fácil de costurar uma peça sem mangas é torná-la uma adição maravilhosa ao seu guarda-roupa de primavera-verão. O esquema de cores deve ser escolhido de acordo com suas preferências pessoais. Cores escuras ou pastéis são mais adequadas para o escritório, enquanto cores brilhantes são mais adequadas para casa e passeios diários.




Vídeo

 
                                    










