Muitas vezes, uma garota sonha com um vestido, mas não consegue encontrar um modelo adequado ou o estilo desejado, e as opções disponíveis são muito caras. Uma ótima solução seria um vestido de verão feito com jeans velhos, feito à mão, que pode ser costurado sem muita dificuldade.
Selecionando um padrão
A escolha do molde depende principalmente do estilo desejado e da facilidade de costura. Isso é frequentemente influenciado pelas tendências da moda, entre as quais os vestidos de verão femininos e os vestidos jeans soltos ocupam um lugar importante.
Um molde é um esboço em papel vegetal de um futuro vestido, com desenhos específicos de costuras, bolsos e detalhes. Os moldes geralmente ajudam a não se confundir, como a ordem de execução do trabalho e os pontos de costura.
Depois de desenhar o molde, você precisa transferir seus elementos principais para o tecido. Isso pode ser feito com um lápis comum ou com ferramentas de costura especiais.
Ferramentas e materiais necessários
Fazer um vestido você mesma é um processo bastante trabalhoso, mas, sem se aprofundar muito, você pode usar três elementos básicos: tesoura, agulha e linha. Mas, claro, para que o vestido fique perfeito, você deve usar o conjunto completo, composto pelos seguintes elementos:
- várias agulhas;
- fio fino e grosso;
- fio elástico ou elástico;
- giz de tecido;
- dedal;
- papel vegetal e lápis;
- tesoura.
O jeans é um material bastante denso, então certifique-se de que a agulha esteja afiada e grossa o suficiente, caso contrário, você terá que se esforçar muito para enfiá-lo. O mesmo vale para a linha. Uma linha fina comum não pode unir nenhum tecido, ela deve ser selecionada com cuidado para que a costura não se desfaça após a primeira prova.
Se você decidir levar a costura a sério e criar um molde detalhado, alfinetes e giz comuns ajudarão. Giz especial é necessário para o molde: ele descreverá com precisão as bordas do futuro produto e, ao mesmo tempo, será facilmente apagado do tecido. Muitas pessoas preferem não costurar um sarafan de jeans à mão, mas usar uma máquina de costura. Esse método tem vários prós e contras. Primeiro, você precisa conhecer a tecnologia de costura à máquina. Não é tão difícil de aprender, mas levará tempo e treinamento. É muito importante que a costura seja uniforme. Isso é afetado pela velocidade de rotação da roda, pela maciez do tecido e pelos intervalos regulares entre os pontos.
Abertura
O método mais popular é bastante simples. Com ele, aprenderemos a fazer a parte de cima do futuro sarafan. Pegue uma calça jeans velha; ela pode rasgar em qualquer lugar, até mesmo entre as pernas. Corte um pedaço na cintura com aproximadamente 10 cm de largura, aproximadamente até o ponto onde as calças divergem. Em seguida, não se esqueça de esticar o molde das alças para baixo.
Você pode navegar melhor usando o exemplo da foto abaixo. Depois de cortar o tecido dessa maneira, resta apenas costurar as pontas das alças. As linhas pontilhadas mostram onde é melhor fazer o corte (posteriormente, ele será costurado, ignorando a parte cortada) para deixar as alças confortáveis. Assim, a parte de cima do seu vestido de verão está quase pronta, podendo ser continuada com uma saia jeans ou usar outro material: couro, algodão ou tule leve.
Costurando o produto
Depois de costurar a parte superior do produto, você precisa pensar no estilo da saia. Cortaremos a saia diretamente das pernas. Cortando a parte superior da calça jeans, obtemos dois tubos de tecido peculiares. Cada perna deve ser cortada ao longo da costura externa. Restam dois pedaços de tecido, no meio dos quais há uma costura – esta se tornará a base da saia.
Alargado
Um sarafan para meninas ou jovens fica melhor com uma saia rodada, pois terá um visual alegre, leve e romântico. Para uma saia não muito rodada para um sarafan, você só precisa costurar dois pedaços de tecido jeans juntos, seguindo rigorosamente as costuras restantes. Antes de começar a trabalhar, certifique-se de medir com precisão o comprimento e a largura da futura saia. Certifique-se de que você consiga vestir o produto facilmente e, se necessário, insira um zíper. Os botões serão uma alternativa maravilhosa e elegante; eles não precisam ser usados necessariamente como decoração; se você fizer uma saia de robe, ela pode ser presa com eles.
Direto
Fazer uma saia de corte reto para um vestido jeans não é muito diferente da técnica para um modelo flare. Você precisará medir a largura dos seus quadris e cortar os pedaços de tecido de forma que tenham a mesma largura em todo o comprimento.
Para dar ao vestido um visual elegante, deixe uma pequena fenda na bainha, mas observe que o tecido deve ser cuidadosamente costurado em ambos os lados para que fique impecável. O mesmo vale para a bainha inferior, bem como para quaisquer bordas e babados. Depois de cortar e costurar a parte superior, crie a parte inferior do vestido. Elas precisam ser costuradas, deixando uma costura na parte interna.
Não é nada difícil costurar um sarafan você mesma, e no final você pode fazer alguma decoração, um passatempo feminino favorito. Na próxima temporada, inserções de vários materiais ou decorações com strass, miçangas ou pérolas artificiais estão muito populares.
Vídeo
https://youtu.be/vOQtWW6SwxI
https://youtu.be/gUFZxDgrhng

 
                                    





















