Quem é considerado o pai do primeiro jeans e quando ele surgiu?

Primeiro jeans Recomendações

O jeans é o tipo de roupa mais popular atualmente. É confortável e prático. É usado com prazer por homens e mulheres de diferentes idades. A imaginação dos estilistas permite que conhecedores conservadores de estilo rigoroso e amantes de desvios dos padrões geralmente aceitos incluam jeans em seu guarda-roupa. A variedade de estilos e cores é extraordinária. Você sabia que o primeiro jeans surgiu há mais de um século e meio? Hoje em dia, é impossível imaginar que essa famosa peça de roupa não tenha existido em algum momento. Análogos modernos do jeans tornaram-se parte integrante da alta costura. Muitos deles têm pouca semelhança com seus antecessores distantes.

Como elas apareceram?

Para descobrir de onde vieram essas calças e em que ano elas surgiram, a história nos levará de volta aos longínquos anos cinquenta do século XVIII. Durante a "corrida do ouro", uma multidão de pessoas desejando "fazer" fortuna rapidamente afluiu a um dos estados americanos - a Califórnia. Garimpeiros de ouro foram tentar a sorte, e comerciantes trouxeram itens muito procurados. Levi Strauss, filho de um alfaiate, futuro criador das primeiras calças jeans, mudou-se da Baviera para os Estados Unidos durante o auge do antissemitismo na década de 1940, aos 18 anos. Tendo vivido em Nova York até os 24 anos, o jovem, de uma família de imigrantes judeus, deixou a cidade e começou a entregar mercadorias em São Francisco.

E foi assim que surgiram os primeiros jeans. Levi pensava em fazer barracas de lona. Mas um viajante casual lhe deu uma ideia que mudou radicalmente a vida do empreendedor e marcou o início de sua fama mundial. O estranho observou que boas calças não seriam piores do que qualquer barraca. Com elas, você não precisaria se preocupar com um lugar para passar a noite.

A tela foi enviada de Gênova. O local de partida tinha o carimbo "Genes". Os destinatários americanos liam como "jeans".

Sem pensar duas vezes, Strauss contratou um alfaiate para costurar calças. As calças foram muito apreciadas. Em 1953, o astuto empresário e seu primo David abriram uma oficina para costurar calças para garimpeiros e mineradores. Este ano é considerado o ano do surgimento do primeiro jeans do mundo.

Como eram feitos? As peças eram confeccionadas como macacões confortáveis, feitos de lona marrom resistente. Embora o tecido fosse resistente, os bolsos frequentemente rasgavam com o peso dos lingotes. Dezessete anos depois, o sócio da Levi's, um dos alfaiates, Davis, sugeriu a instalação de rebites nos arreios dos cavalos para maior resistência. Foi assim que surgiram os jeans rebitados da Levi's. Inicialmente, esses acessórios de metal eram colocados na braguilha e nos bolsos traseiros. Posteriormente, os rebites ásperos foram removidos dessas áreas.

Os meninos levavam os frutos do seu trabalho para os acampamentos onde viviam os garimpeiros. Os garimpeiros apreciavam a durabilidade do tecido. Cada produto recebia um número individual. Começavam com o número aleatório 501. Levi explicava isso pelo fato de que cerca de 5000 calças já haviam sido costuradas antes da inauguração da fábrica. Vinte anos após a fundação da oficina, Strauss patenteou sua criação. 1873 é a data oficial de nascimento do jeans.

Levi Strauss fez seu primeiro jeans

Ao longo de sua história, o jeans passou por mais de uma revolução.

Jeans para cowboys

História do jeans

Até os índios começaram a usar

As primeiras marcas

Os primeiros jeans surgiram e ganharam popularidade na Califórnia. Com o tempo, foram levados para o leste do país. Mas as calças não eram feitas apenas de lona. O estoque de tecido para barracas de Strauss acabou. E ele comprou sarja grossa na França. O tecido azul era produzido na cidade de Nimes. O nome da região deu origem ao nome do tecido "denim".

Na década de 1950, após o fim da guerra, as calças da marca Levi's Strauss & Co. "saltaram" para o outro lado do oceano. Ali, conquistaram o amor e a admiração dos europeus. E vinte anos depois, designers mundialmente famosos começaram a introduzir novas tendências na criação de jeans. Muitos tentaram criar concorrência, mas a Levi's permaneceu líder indiscutível.

Aqui estão as marcas mais populares que estão na origem da indústria do jeans:

  • A Lee começou a produzir calças jeans seguindo a Levi's. Atualmente, as três letras do nome da empresa são garantia de alta qualidade e relevância. Características das calças Lee: jeans escuro, costura ondulada no bolso traseiro;
  • A Diesel cria calças jeans com uma abordagem voltada para o público jovem. Os produtos se diferenciam de outras marcas por seus desgastes e parafusos na hora;
  • A Wrangler era originalmente voltada para a Europa (nos anos 60, o mercado americano foi completamente dominado pelas marcas Lee e Diesel). As calças desta empresa eram facilmente reconhecíveis por um pequeno bolso lateral para moedas. Alças adicionais eram costuradas na cintura;
  • Os anos 80 foram a era da ascensão do império turco Colin's. As calças desta empresa conquistaram o amor dos consumidores russos, superando até mesmo marcas famosas. Elas se distinguem pela variedade de cores, abundância de encaixes e versatilidade;
  • A Mustang Jeans é a primeira marca a surgir e produzir roupas jeans no espaço europeu. Buscando se diferenciar do estilo americano, a Mustang torna seus jeans únicos;
  • Os primeiros jeans de grife para o público jovem foram lançados pela Guess. Os produtos desta empresa são inconfundíveis. São originais e seguem as últimas tendências da moda.

Estes são os fabricantes mais famosos de jeans de alta qualidade. Eles foram dos primeiros a tomar a iniciativa de criar calças da moda depois da Levi's.

Roupas da marca Colin's
Do Colin
Como eram os jeans há 141 anos
Levi's
Calça Jeans Diesel
Diesel
Jeans da Mustang Jeans
Calça jeans Mustang
Marca de roupas Wrangler
Vaqueiro

Quando você chegou à URSS?

A União Soviética também não foi poupada do boom do jeans. Essas calças apareceram pela primeira vez no país durante o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em julho de 1957. A Cortina de Ferro se abriu ligeiramente, inspirando uma moda de jeans no país. Nem todos tinham condições de pagar por algo assim, e às vezes os preços eram inacessíveis.

Também não era fácil conseguir calças jeans. Os sortudos donos eram aqueles que tinham a oportunidade de visitar o exterior: diplomatas, artistas, atletas, pilotos e marinheiros. A Voz da América, o rock and roll e os jeans importados eram atributos do "Ocidente decadente", uma arma ideológica da "burguesia". Era impossível comprar calças jeans no mercado ou em lojas comuns. As calças só podiam ser compradas de especuladores — os chamados mercadores negros. Às vezes, eles pagavam de 3 a 4 meses de salário pela cobiçada marca estrangeira. O preço das calças jeans às vezes chegava a 400 dólares!

Você sabia? Hoje em dia, não há problemas com o comércio. Aqueles que compram e revendem mercadorias são chamados de empreendedores individuais. Suas atividades são legais se pagarem impostos ao estado. E em 1960, a venda de jeans tornou-se motivo de pena de morte para várias pessoas.

Na URSS, as calças jeans eram o padrão da moda e uma oportunidade de se sentir mais bonita e digna. Essas calças se tornaram um símbolo de felicidade e liberdade para muitos soviéticos. Todos que viveram no país dos soviéticos se lembram bem das suas primeiras calças jeans. As calças, conquistadas com muito esforço, eram motivo de orgulho e decidiam por muitas coisas. Se você tivesse calças jeans azuis de marca, o sucesso entre o sexo oposto e a inveja dos camaradas menos afortunados eram garantidos.

Era muito difícil encontrar jeans naquela época. Você podia ir até o outro lado do país para comprá-los. Era possível "roubar" calças de marinheiros em portos por preços várias vezes menores do que de especuladores em sua cidade natal. Para se tornar dono de calças da moda, você até comprava jeans do tamanho errado. Se a calça fosse pequena demais, você a vestia molhada, depois de se ensaboar. Você a usava por vários dias seguidos sem tirá-la. A calça esticava e se ajustava ao seu corpo. Calças que eram vários tamanhos maiores eram aceitas. Jeans longos eram dobrados ou cobertos.

A última tendência da moda na época era fazer a bainha da calça jeans com metades de zíperes de metal. Era como uma franja improvisada. Era muito estiloso e descolado. No início, a moda jeans não tinha nenhuma exigência especial. É importante que elas se ajustem como uma luva e sejam exclusivamente azuis.

Mas a condição mais importante era que as calças saíssem ao serem esfregadas. A tinta azul em jeans de marca de qualidade saía com o tempo, e as calças pareciam desgastadas. Muitas calças de fabricantes pouco conhecidos de diferentes países eram importadas para o país. Falsificações eram criadas em oficinas subterrâneas. Havia etiquetas e rebites nas calças "caseiras". Mas pessoas experientes sabiam reconhecer o original. Elas determinavam a qualidade de uma compra como esta. Se um fósforo molhado esfregasse no tecido e ficasse azul, então o jeans era original.

Esta é a longa história do jeans. As primeiras calças de algodão, como nossos pais as chamavam, foram criadas para trabalhadores comuns. Eram grossas e resistentes. O estilo era simples. As amostras atuais de jeans são ricas em cores e se destacam pela estrutura do tecido. Muitas marcas novas surgiram. Jeans de estilistas famosos às vezes parecem verdadeiras obras de arte. São combinados com diferentes tecidos, decorados com zíperes e strass, bolsos estampados e rebites decorativos. Mas não importa quão saturado o mercado esteja com este produto popular, não importa quão surpreendentes sejam as últimas tendências da moda, os jeans clássicos da primeira marca, "Levi's", sempre permanecem no topo.

URSS

Nossos primeiros jeans

Moda na URSS

Que tipo de jeans eram usados ​​na URSS

Como as calças surgiram na União Soviética

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios