Hoje falaremos sobre um tema como o aniversário do jeans, a história da criação deste elemento único do guarda-roupa moderno, popular não apenas entre os jovens. Eles são costurados não apenas com jeans puro, mas também com aditivos especiais que permitem que o jeans se ajuste perfeitamente ao corpo, por exemplo, com lycra ou viscose.
História
A história do jeans é bastante interessante. Esse material denso surgiu nas cidades europeias de Nimes e Gênova. O criador do jeans foi Leib Strauss. Leib e sua família foram forçados a se mudar para os Estados Unidos devido à atitude antissemita da população europeia. Naquela época, a corrida do ouro estava ganhando força. A forte concorrência nas minas americanas forçou Levi, como ele se autodenominava, a procurar outra ocupação para sustentar sua família.
Os tecidos e todos os produtos que ele trouxera para São Francisco esgotaram-se rapidamente. Restou apenas um rolo de lona de cânhamo. Esse material não era procurado, pois os veleiros haviam dado lugar aos navios a vapor. Era difícil vendê-lo. Então, Levi costurou calças com a lona. Elas se mostraram duráveis e confortáveis. Um construtor comprou as calças. Depois de avaliar a durabilidade das novas calças, outros quiseram comprá-las. É aqui que começa a história do jeans.
1853 foi o ano em que Levi abriu sua primeira loja, a "Levi Strauss & Co". A loja pertencia a Levi e seu primo. Rapidamente, tornou-se uma empresa bastante grande. Os irmãos patentearam suas invenções. A lona foi substituída por jeans azul, trazido de Gênova. Mas essa substituição levou a um aumento no custo das calças. Devido ao corante índigo usado para tingir os tecidos, eles tiveram que procurar corantes mais baratos. E, por sugestão do alfaiate Jacob Davis, as costuras rasgadas foram fixadas com rebites de metal. Gradualmente, as calças começaram a se parecer com jeans modernos.



Quando e como comemorar
Nem todo mundo sabe qual é a data considerada o aniversário do jeans. A empresa "Levi Strauss & Co" registrou sua patente em 20 de maio de 1873. Portanto, 20 de maio é considerado o aniversário oficial do jeans.
O dia em que a roupa popular nasceu não é muito comemorado, mas alguns eventos são realizados:
- Costureiros e empresas de vestuário preparam novas coleções para o aniversário do jeans e as apresentam nas passarelas da moda. (E não é só de jeans que eles fazem novos modelos de roupas para esta data. Mas os tecidos denim são os principais participantes dos desfiles de moda);
- São produzidos cartões postais brilhantes com a moda jeans;
- O evento é coberto pelo rádio e pela televisão.
Mas não há nenhum alarido festivo especial nem mesmo nos Estados Unidos. Na Rússia, este feriado também é comemorado, mas de forma mais modesta do que nos EUA e na Europa. Não há fabricantes internacionais de roupas jeans muito conhecidos aqui. A mídia dedica anualmente artigos a esta data, publica fotos e fotografias de desfiles de jeans na Europa e nos EUA e conta a história do "denim".
Há outra data dedicada a um item tão popular do guarda-roupa: o Dia Internacional do Jeans. O feriado não é muito diferente do nascimento do jeans.




Fatos interessantes
Centenas de fatos interessantes foram coletados sobre o jeans ao longo dos anos de sua existência. Aqui estão alguns deles:
- O tecido usado para jeans surgiu em 1500. Os genoveses faziam velas e roupas para marinheiros com ele. Mas o tecido foi inventado na França;
- O nome denim vem das palavras "De Nimes". Esse era o nome do material porque era originário da cidade de Nimes, na França;
- Levi Strauss, criador da famosa marca Levi's, não usava seus próprios jeans. Strauss acreditava estar costurando roupas de trabalho para os pobres, mas era rico;
- O antigo item do guarda-roupa dos garimpeiros começou a ser chamado de jeans na década de 50 do século passado. Anteriormente, eram chamados de macacões de trabalho. Desde então, o jeans comemora seu aniversário;
- Os anos 60 do século passado foram marcados pela proibição da entrada de jeans na maioria das instituições. Essa peça de roupa era então percebida como um símbolo de protesto, um atributo dos humores rebeldes da juventude. Era usada por hippies, punks e outros representantes de movimentos juvenis da época;
- Na União Soviética, jeans no Festival Internacional da Juventude. Era 1958. A novidade estrangeira agradou a juventude soviética. Alguns anos depois, um novo tipo de comerciante surgiu no país – o "fartsovshchik". Vender produtos contrabandeados era passível de punição. Em 1960, dois especuladores, os fartsovshchiks, foram condenados à morte. Eles foram punidos por fraude monetária, mas vender jeans contrabandeados foi uma das acusações.
Os jeans percorreram um longo caminho, de simples roupas de trabalho para a peça de roupa mais popular no guarda-roupa do homem moderno.
As calças jeans femininas começaram a ser costuradas no final do século passado. Para isso, eram utilizados tecidos especiais, nos quais o denim era combinado com aditivos especiais que permitiam a costura de modelos justos.
As calças jeans conquistaram o amor de pessoas em todo o mundo há muito tempo devido à sua praticidade e praticidade. Atualmente, a produção dessas calças ultrapassa 2.500.000.000 de peças. Os estilistas vêm apresentando cada vez mais ideias novas para decorar calças jeans, e essas peças que perduram no mundo da moda estão em quase todos os guarda-roupas. Portanto, é simplesmente impossível ignorar o dia em que essa peça surgiu.
 Vídeo
Vídeo

 
                                    








