Jeans é uma peça muito popular hoje em dia, combinando bem com uma variedade de roupas. Uma artesã conseguirá costurar jeans sozinha se seguir os conselhos de especialistas. A tarefa não é fácil, pois nem todas as pessoas possuem equipamentos especiais para trabalhar com tecidos grossos. Existe uma saída para qualquer situação: se você souber costurar jeans com as próprias mãos, não será difícil.
Escolha de estilo e tecido
Se uma artesã decide costurar jeans com as próprias mãos, ela deve começar escolhendo um modelo. Se todas as etapas forem realizadas com eficiência, o modelo ficará incrivelmente bonito e elegante. Mas se não se ajustar perfeitamente à silhueta feminina, o resultado não será agradável. Estilistas e designers de moda afirmam:
- Para meninas altas com pernas finas, o estilo "skinny" é ideal. Mas aquelas com pernas grossas, ombros largos ou busto excessivamente volumoso terão que abrir mão desse estilo. Um estilo reto, "bananas" e "flares" combinam melhor com elas;
- Os clássicos combinam com quase todos os tipos de corpo. Esses jeans são fáceis de combinar com quase todos os estilos de roupa. Portanto, são ideais para aquelas beldades que não gostam de perder muito tempo escolhendo uma roupa para o dia a dia;
- "Boyfriends" são adequados para mulheres com proporções ideais. Visualmente, eles deixarão os quadris da garota mais volumosos e suas pernas mais curtas. Mulheres baixas e meninas com quadris volumosos devem recusar boyfriends. Se uma garota baixa realmente quiser costurar boyfriends, ela deve usá-los com salto alto: scarpins ou sandálias de salto agulha complementam perfeitamente o visual.
Ao escolher o tecido, preste atenção ao método de tingimento. O jeans deve ser tingido com substâncias naturais, caso contrário, com o uso, ele desbotará e manchará suas pernas. Esfregue o tecido com os dedos ou um pano úmido para ver se a tinta sai. Se isso acontecer, recuse-se a comprar esse jeans.
A densidade do tecido é selecionada de acordo com a estação. Modelos leves, destinados ao uso no calor da primavera e do verão, são mais adequados para jeans leve. Já as opções de inverno podem ser densas, mas será difícil trabalhar com esse tecido.
Quanto mais fibras de elastano houver no tecido, mais elástico será o jeans.
Tirando as medidas necessárias e recortando o molde
Se você não tem experiência em costura, pode usar um molde pronto. Escolha moldes que sejam mais estreitos na parte inferior e equipados com quatro bolsos: dois na frente e dois atrás. Esses moldes permitirão que você faça um modelo de qualquer material: jeans, brim, veludo cotelê. Eles são usados para criar um molde de acordo com o estilo escolhido, mas para isso você precisará complementar o desenho.
Os tamanhos das calças jeans são determinados pela circunferência do quadril da menina, então você precisará tirar as medidas usando uma fita métrica. Meça cuidadosamente todos os parâmetros para que o jeans que você costurar se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Anote as medidas tiradas em um pedaço de papel para evitar erros em trabalhos posteriores.
| Tamanho do jeans | Volume do quadril, cm. | 
| 38 | 96 | 
| 40 | 100 | 
| 42 | 104 | 
Depois de tirar as medidas e selecionar o tamanho desejado, você precisará imprimir o molde e cortar as peças do tamanho desejado.
Costure as peças juntas
Após o corte do tecido, as partes individuais do futuro produto precisarão ser conectadas. Vamos explicar como costurar jeans corretamente para que durem o máximo possível sem perder suas características originais:
- O trabalho deve começar com a costura central traseira, também conhecida como costura garfo. Você deve costurar dois fragmentos da parte de trás do futuro jeans e processar a costura resultante com um overlock. Ao mesmo tempo, costure outra costura para garantir que as partes individuais do futuro traje fiquem o mais firmemente possível fixadas umas às outras;
- Em seguida, ao longo das bordas laterais externas, você precisará costurar as partes de trás do modelo à frente. Especialistas recomendam usar um overlock para as bordas dobradas da costura criada. Você também pode processar cada borda da costura separadamente e alisá-las nas laterais com um ferro de passar.
Antes do trabalho, o tecido deve ser passado a ferro para evitar vincos. O principal é escolher o modo de operação correto da máquina para não danificar o tecido.




Costurando um zíper
Para vestir confortavelmente uma calça jeans feita por você, você precisará comprar e costurar um zíper no produto. Para costurar tal peça, você precisará usar um furador ou outra ferramenta afiada. Com a ajuda dele, na parte da frente, onde termina a costura do garfo, você precisa fazer um furo, levando em consideração a margem de costura de cerca de 0,5 cm. Você pode realizar a operação usando este método mais rápido do que usar uma caneta esferográfica e papel vegetal.
Em seguida, é feito um corte adicional, localizado 1,5 cm acima da costura do garfo. É necessário determinar o ponto final do zíper.
O zíper é posicionado com o lado avesso para cima, no lado direito da área onde será fixado. Para uma fixação mais precisa, vale a pena usar cola de tecido leve. Não utilize alfinetes para esse fim: isso pode fazer com que o tecido fique apertado. Depois você precisa costurar a peça do outro lado.
Você precisa criar um desenho da placa de identificação, que é fixada na parte de trás do zíper. Ela precisa ser costurada e virada do avesso. Em seguida, coloque a braguilha do lado direito, sobre o material do zíper, fixe-a e costure. Resta costurar o segundo elemento do zíper à base.
Bolsos traseiros
Cada detalhe dos bolsos da futura calça jeans deve ser passado a ferro e, em seguida, as bordas devem ser organizadas para as costuras da bainha com o mesmo ferro. Os bolsos devem ser fixados à calça jeans com alfinetes e costurados. Vale a pena duplicar a costura e finalizar as pontas com um zigue-zague.
Processamento de bordas e bainhas de calças
Para que o produto tenha a melhor aparência possível, é importante processar as bordas das pernas corretamente. As bordas são processadas com ponto corrente ou ponto lançadeira. Para jeans skinny com elastano, é melhor usar ponto corrente, pois isso evitará que a linha se rompa ao vestir o jeans quando o tecido estica.
Passador de cinto
Para poder usar um cinto, você precisa costurar passadores de cinto na sua calça jeans. Não os deixe muito largos, pois será difícil inserir o cinto nos passadores. Os detalhes ficam a uma distância de 8 a 10 cm um do outro ao longo de toda a cintura da modelo.
As presilhas do cinto precisam ser passadas de forma que as margens fiquem para dentro. Depois, você só precisará costurar uma linha. Em seguida, as presilhas são fixadas ao modelo com alfinetes de segurança e costuradas em ambas as extremidades.
Instalação de rebites
Os rebites são necessários em jeans não apenas para decoração, mas também para funcionalidade. Eles são fixados ao tecido com um martelo e um fixador especial, vendido em lojas de costura.
Você pode costurar jeans com as próprias mãos em casa, sem nenhum equipamento especial. O principal é ter moderação, realizando todas as operações de forma consistente, cuidadosa e sem pressa. Isso permitirá que você obtenha um produto de altíssima qualidade que se ajustará perfeitamente à silhueta de uma mulher, conferindo-lhe charme e estilo sutil.
Vídeo

 
                                    





























