A estilosa "gravata borboleta" é extremamente popular entre cavalheiros de todas as idades. Surgindo no século XVII, essa forma de amarrar passou por inúmeras transformações, consolidando-se como um elemento aristocrático do guarda-roupa masculino. Apesar da enorme variedade de produtos acabados, muitos homens preferem acessórios artesanais. Costurar uma gravata borboleta original com as próprias mãos é bastante simples – com a ferramenta certa e habilidades básicas no manuseio de agulhas, até um adolescente consegue lidar com a tarefa. Depois de escolher um modelo elegante, decidir o tamanho do futuro produto e seguir os conselhos de artesãos experientes, você pode começar a trabalhar com segurança. Acessórios artesanais exclusivos se tornarão uma decoração digna de qualquer look, serão adequados para eventos especiais e no dia a dia, podendo ser usados por adultos e crianças.
Seleção de modelo
Você pode fazer diferentes tipos de gravatas-borboleta. Primeiramente, os produtos são classificados pelo método de amarração:
- Nós autoamarráveis. A opção mais criativa, permitindo experimentar diferentes tipos de nós. Modelos de uma cor e dupla face são relevantes.
- No fecho. Para colocá-lo, basta fechar o produto – a gravata borboleta, neste caso, já está completamente pronta e não precisa de nenhuma manipulação adicional.
- Fixável. O modelo é fixado na bainha da camisa, próximo ao botão superior, por meio de um clipe especial.
O método de amarração é selecionado de acordo com as preferências individuais. A maneira mais fácil é fazer uma gravata borboleta autoamarrável, enquanto modelos prontos são um pouco mais difíceis de fazer.



Dependendo do formato, os produtos vêm nos seguintes tipos:
- Clássico ou Borboleta. Uma opção tradicional que lembra as asas do inseto de mesmo nome. A largura do laço chega a 6,5 cm, adequada para homens de qualquer constituição física.
- Borboleta grande. O modelo é relevante para homens grandes com pescoço largo. Em uma figura magra, parecerá estranho e até cômico. A largura do produto é de até 8,5 cm.
- Ponta de Diamante. A gravata borboleta lembra um diamante: o formato clássico harmoniza perfeitamente com as pontas angulares, semelhantes a diamantes. O corte assimétrico serve para criar looks originais.
- Clube Arredondado. Uma versão pequena com contornos arredondados, adequada para eventos temáticos e festas.
- Gravata continental. É uma tira de tecido com extensões nas bordas, fixada com um fecho, colocando uma ponta sobre a outra.
O modelo clássico e o modelo borboleta grande são os mais fáceis de costurar. As outras opções serão um pouco mais difíceis de fazer em casa.





Materiais e ferramentas
Tecidos práticos que não exigem cuidados complexos são adequados para costurar uma gravata borboleta. Ao escolher, leve em consideração a estação do ano. Assim, tweed e lã são ideais para a estação fria, enquanto jeans, algodão (lona, oxford, tecido fino) e cetim são ideais para a estação quente.
Homens adultos ficam bem em cores sólidas: preto, bordô, branco, azul escuro. Cores pastel estão na moda: azul-claro, pêssego, leitoso, cinza-prateado. Representantes do sexo forte que gostam de chamar a atenção devem recorrer a cores vibrantes: amarelo, rosa, vermelho, roxo. Há uma variedade de estampas: bolinhas, xadrez, formas geométricas. Fashionistas ousadas apreciarão desenhos em forma de caveiras, palmeiras e veados.
Borboletas feitas de tecidos estampados ficam muito mais interessantes do que as lisas. Esta é uma ótima opção para formaturas ou qualquer outra ocasião especial.
Borboletas para meninos são decoradas com estampas vibrantes. Imagens de corações, unicórnios, flamingos e diversas inscrições são populares. As crianças também vão adorar modelos decorados com seus personagens de desenho animado favoritos.
Para costurar uma gravata borboleta você mesmo, além do tecido principal, você precisará dos seguintes materiais e consumíveis:
- entretela ou entretela;
- fios da mesma cor;
- faixa elástica ou fita elástica;
- acessórios para fazer fixadores;
- decorações - opcional.
No processo, você precisará de tesoura, giz ou marcadores para marcar o material e um conjunto de agulhas. Se não tiver uma máquina de costura, pode fazer o trabalho manualmente. Para obter um resultado de alta qualidade, use pontos de bainha ocultos ("bufante", "agulha para trás"). Pontos de alinhavo comuns com passada dupla são suficientes.





Dimensões do acessório
Para fazer a gravata borboleta perfeita com suas próprias mãos, seria uma boa ideia esclarecer os parâmetros ideais do futuro produto. O tamanho é influenciado pelo tipo de acessório. O comprimento dos modelos clássicos chega a 15 cm, os mini - 10 cm, e os infantis - 7 cm.
A largura de uma gravata tradicional é de 5,5 ou 6 cm, os modelos cônicos para homens adultos têm 3 cm, e para crianças, 2 a 3 cm. O comprimento da alça ajustável chega a 30 a 45 cm. Para determinar os parâmetros com precisão, é necessário medir a circunferência do pescoço. Com base nos dados obtidos, o produto futuro é modelado. Adiciona-se cerca de 0,5 cm às medidas obtidas para a margem de manobra, e a gravata borboleta colocada ficará folgada, sem causar desconforto.
Com uma circunferência do pescoço de 36,5 cm + 0,5 cm de margem, o resultado final é 37 cm. O comprimento ideal da alça neste caso será de 41 cm ou mais.
O tamanho adequado do produto é determinado com base no princípio: a gravata não deve ser mais comprida que o rosto. A largura é selecionada de acordo com os parâmetros da gola. Uma gravata borboleta grande no pescoço harmoniza com uma gola clássica, uma média - com opções suaves semi-dobradas.
Aula magistral sobre costura de borboleta
Até mesmo iniciantes podem fazer uma gravata borboleta com as próprias mãos. Os mais acessíveis são modelos simples, com variações elásticas, autoajustáveis e multicamadas. Outra opção interessante e rápida são as gravatas borboleta feitas de fitas de cetim com fecho ajustável.
Simples com elástico
Poliéster, seda, algodão e combinações de tecidos são adequados para a criação. Os seguintes materiais são necessários para o trabalho:
- entretela ou tecido térmico;
- fita elástica: 50 cm de comprimento e 1,5 cm de largura;
- fecho adequado;
- alça ajustável;
- um pequeno pedaço de material escolhido para a gravata: 60 x 20 cm.
Após a preparação, você pode começar a cortar e costurar. As instruções passo a passo ajudarão você a fazer o trabalho corretamente:
- Desenha-se um retângulo de 50 x 13 cm no material, fazem-se marcações e recorta-se a peça.
- Exatamente o mesmo elemento é cortado do tecido térmico, ambas as partes são fixadas com pinos no corte.
- É recortado um suéter de 7 x 6 cm, que também é reforçado com tecido térmico.
- Um ponto é feito ao longo do lado longitudinal da peça principal, a margem externa é dobrada e costurada.
- O produto é virado do avesso e passado a ferro. A borboleta é dobrada ao meio e, a uma distância de 12 cm da dobra, é criada uma linha de fixação em todo o comprimento.
- As margens abertas e os cortes são costurados e o excesso é cortado.
- Uma gravata é formada a partir do tecido, passada a ferro, outra linha é feita no centro e até dobras são feitas.
Após realizar as manipulações acima, o produto é enrolado com um suéter e as pontas são unidas com pontos curtos. Se desejar, você pode usar decoração.









Feito de fitas de cetim com fecho ajustável
A gravata borboleta ideal para um menino é de cetim. Para fazer um modelo de 5 cm de largura, você precisa de dois pedaços de fita de 11 cm de comprimento, um de 25 cm e outro de 7 cm. Uma master class passo a passo ajudará você a fazer o trabalho corretamente:
- Uma tira de cetim de 11 cm de comprimento é dobrada em ângulo reto e dobrada ao meio, presa com um alfinete.
- Com uma fita de 7 cm de comprimento, as mesmas ações são realizadas, mas em imagem espelhada.
- Ambas as partes são processadas com pontos de alinhavo. A linha não se rompe, mas serve para prender os elementos.
- A seção mais longa é dobrada ao meio, o centro é marcado. As bordas são dobradas para o meio com uma sobreposição de 1 cm. Pontos de alinhavo são feitos, a linha é puxada e enrolada várias vezes.
- As duas partes resultantes são costuradas.
- Para fazer um suéter, uma fita de 7 centímetros é puxada para o centro, fechos são presos ao elástico e um regulador de comprimento é instalado.
- A borboleta é colada no elástico e enrolada com um suéter.
Não é necessário um molde para criar um modelo de cetim para um jovem cavalheiro.



Auto-amarração
Ao costurar esse modelo de borboleta no pescoço com suas próprias mãos, você precisará começar construindo um molde. Você pode baixar uma versão pronta de um dos recursos temáticos e adaptá-la às suas dimensões. Em qualquer caso, a circunferência do pescoço é medida com antecedência. Não se esqueça do acréscimo de 0,5 cm. Vamos costurar passo a passo:
- O molde finalizado deve ser aplicado ao tecido e, em seguida, ambos os lados do produto devem ser recortados.
- Costure as bordas dos elementos, deixando uma abertura em um dos lados.
- Vire o produto do avesso e costure o furo.
- Passe a ferro a superfície.
Para transformar uma gravata simples em um acessório estiloso, você deve estudar os padrões originais de amarração ou se inspirar nos exemplos de homens famosos.









Em forma de arco multicamadas
Para criar uma gravata borboleta estilosa com suas próprias mãos, você precisa preparar pedaços de tecido: 11 x 11 cm para a base e 3,5 x 5,5 cm para o suéter. Fitas de cetim são um material adequado, o que ajudará a formar um laço atraente. O trabalho é realizado em etapas:
- Um pedaço de 30 cm de comprimento e 3 cm de largura é cortado da fita, as bordas são queimadas no fogo.
- Um laço é criado a partir de uma seção larga e preso com um alfinete. As mesmas ações são realizadas com uma fita estreita.
- Ambos os elementos são conectados e costurados no meio.
- Em um pedaço pequeno, uma tira de 1 cm de largura é dobrada e passada a ferro.
- A costura é fechada e o suéter é preso no lado avesso.
- O laço finalizado é complementado com um elástico, uma presilha de cabelo ou uma faixa de cabeça.
Para prendê-lo ao pescoço, um elástico é puxado através de um pequeno fecho. Você pode simplificar a tarefa costurando velcro a uma fita que é puxada em um laço.
Masterclasses passo a passo com fotos demonstram claramente como costurar uma gravata borboleta para menino ou homem. Depois de descobrir ideias simples, você pode experimentar com segurança, criando acessórios exclusivos com materiais e texturas incomuns, decorando-os ao seu gosto, se necessário.
Vídeo

 
                                    














