A gravata é um acessório versátil e estiloso que pode ser usado não apenas com um terno clássico, mas também para criar um visual marcante. A vantagem deste produto é que ele combina tanto com homens quanto com mulheres. Se você sabe costurar uma gravata, em poucas horas poderá criar um acessório único. O resultado do trabalho depende diretamente do molde, por isso é importante encontrar um molde adequado e transferi-lo corretamente para o papel.
Materiais e ferramentas
A primeira coisa que você precisa fazer para costurar uma gravata com suas próprias mãos é escolher o tecido. Você precisa selecionar o tipo de tecido dependendo do estilo escolhido, além de levar em consideração para quem o acessório será costurado. Os seguintes tecidos são mais adequados para criar uma gravata clássica:
- seda jacquard;
- linho;
- veludo;
- sarja;
- algodão.





Para costurar modelos de gravatas masculinas de outono e inverno, você pode usar lã grossa. Quanto à cor, o produto pode ser liso ou com uma estampa complexa. A segunda opção é ideal para um hipster. Nesse caso, você precisa tentar recortar o produto de forma que as partes brilhantes e interessantes do padrão fiquem na parte da frente.
Além do tecido, costurar uma gravata requer a presença de:
- padrões;
- material de forro (geralmente cetim ou poliéster é usado);
- giz;
- governantes;
- vários pinos;
- agulhas e linhas;
- máquina de costura.
Para facilitar o trabalho, o molde deve ser impresso ou transferido para papel.
O corte clássico de uma gravata é feito no tecido em um ângulo de 45 graus, ou seja, no viés.
Estágio preparatório
Antes de costurar uma gravata, você precisa escolher o molde e transferi-lo corretamente para o papel. Redesenhar um molde manualmente é um processo bastante complicado, e os menores erros podem fazer com que o produto fique irregular. Por isso, é muito mais sensato usar uma impressora.
Moldes de gravatas podem ser encontrados nas revistas Burda, Moden, Sewing and Cutting, Patrones.
O molde finalizado deve ser aplicado ao tecido e fixado com alfinetes ou agulhas. Em seguida, com sabão ou giz, trace os contornos e recorte cuidadosamente os detalhes do produto, sem esquecer de deixar alguns centímetros nas bordas para as costuras. Em seguida, faça o mesmo com o tecido do forro.
As nuances da costura de diferentes modelos
Na maioria dos casos, uma gravata infantil praticamente não difere de um produto destinado a adultos. Uma master class com um algoritmo passo a passo ajudará a facilitar o trabalho.
Infantil com elástico
Uma gravata com elástico é um acessório prático e ideal para meninos. Além de conferir um toque formal ao look, essa peça também economizará tempo, já que não precisa ser amarrada. O molde de uma gravata com elástico pressupõe a costura de um acessório com 25,5 cm de comprimento e 7 cm de largura. Se necessário, o tamanho pode ser alterado.
Algoritmo de ações:
- Cortamos 2 pedaços (exceto o retangular) do tecido principal e da entretela, deixando uma margem de 1 cm. Em seguida, cortamos o último pedaço.
- Em seguida, você precisa passar o entretela.
- Dobramos a parte principal com o canto para fora e costuramos na máquina.
- Cortamos os cantos, viramos do avesso e passamos a ferro.
- Dobramos a base resultante no sentido do comprimento e costuramos. Depois, viramos do avesso, esticamos e passamos a vapor.
- Para criar um nó, você precisa torcer um pedaço retangular ao meio e costurá-los para criar um tubo.
- Agora você precisa virar do avesso e passar a ferro de modo que a costura fique no meio.
- Depois disso, dobre a tira formando um trapézio e corte as pontas.
Por fim, o elástico é alinhavado. Todos os elementos precisam ser dobrados, a parte principal precisa ser enfiada na parte trapezoidal e o nó resultante é apertado.
Clássico masculino
Primeiro, você precisa decidir o modelo e o tamanho. Se estivermos falando de uma gravata padrão, seu comprimento deve ser de 150 cm, a largura na base é de 11 cm e na parte superior, de 4 cm.
A gravata masculina é costurada de acordo com o seguinte algoritmo:
- A primeira coisa que você precisa fazer é reforçar a base do produto com entretela.
- Em seguida, dobre as laterais corretamente para obter uma linha reta. Em seguida, alinhave e alise o produto. Se necessário, corte os cantos salientes.
- Em seguida, você deve passar as margens de costura dos triângulos e os cantos da peça no lado avesso.
- Dobre os triângulos com a parte principal e costure à mão.
- Depois disso, você precisa passar a margem de costura para dentro, ao longo do comprimento.
- Em seguida, dobre a peça ao meio, prenda com alfinetes e passe novamente.
Resta processar a gravata manualmente, fixando ambas as bordas. Quando o produto estiver pronto, é preciso alisá-lo. Depois disso, o acessório pode ser usado, dando os nós habituais.
arenque
Este modelo é composto por 2 partes. Ao preparar as peças do produto, não se esqueça de deixar 1 cm de margem. Como alternativa, em vez de um molde, você pode usar uma gravata rasgada pronta: prenda as partes ao tecido com alfinetes, trace e recorte.
Andamento do trabalho:
- A parte principal com o forro precisa ser costurada ao longo da costura em relevo. Em seguida, passe as margens.
- Em seguida, costure a base ao forro pelo avesso.
- Vire os acabamentos das pontas superior e inferior sobre a gravata, com o lado direito voltado para cima, e costure as bordas chanfradas. Agora, vire os acabamentos do avesso e passe as pontas.
- Dobre o produto ao meio com o lado direito voltado para cima, costure os cortes longitudinais. Em seguida, passe as sobras.
Depois, você deve virar o acessório do avesso e alisá-lo para que a costura fique na linha central da parte de trás da gravata.
Neste modelo, a largura da parte principal deve ser reduzida na área de expansão. O quanto estreitar depende da preferência individual.









Escola para meninas
Para costurar um modelo tão inusitado, recomenda-se o uso de tecido natural. O tamanho necessário do tecido é 50 x 50 cm. Se for escolher um material fino, você precisará adicionalmente de uma entretela adesiva, que será fixada com um ferro de passar. Uma gravata criativa para menina, para combinar com o uniforme escolar, é preparada de acordo com o seguinte esquema:
- Primeiro, você precisa cortar 4 pedaços idênticos de 25 a 32 cm de comprimento. A extremidade estreita deve ter 2,5 cm de largura e a extremidade larga, 6 cm.
- Coloque as peças com os lados direitos juntos. Costure a costura curta para criar 2 peças longas.
- Coloque os pedaços resultantes virados para baixo ao longo do perímetro, marcando a parte que permanecerá aberta para virar a gravata do avesso. Deixe uma pequena margem – cerca de 5 mm.
- Em seguida, corte cuidadosamente os cantos para virar a base do avesso.
- Agora a gravata escolar das meninas precisa ser passada.
Por fim, costure o furo por onde o produto foi virado do avesso e determine o local onde o botão e a alça ficarão, prendendo-os. Fazer uma gravata infantil dessas não leva mais de 40 minutos.
Fêmea
Um acessório para o sexo oposto é feito da mesma forma que uma gravata masculina clássica ou um cachecol de lã. Os mesmos moldes podem ser usados para costurá-lo, já que o formato e o tamanho serão idênticos. A única diferença neste caso é o tecido utilizado. Para artesãs iniciantes, recomenda-se escolher seda, veludo, viscose natural e algodão grosso.
Um produto destinado ao guarda-roupa feminino não precisa ser apertado até o fim. É melhor deixar o nó frouxo. Como alternativa, você pode usar vários clipes, alfinetes e broches para prender a gravata. Para dar ao acessório um visual mais inusitado, você pode costurar uma fita de cetim ou translúcida na parte frontal. A tonalidade pode ser semelhante à cor principal do produto ou contrastante.
Vídeo

 
                                    
















































