Itens de tricô são sempre populares porque são confortáveis, quentes e originais. Um suéter ou cardigã aconchegante protegerá você do frio no inverno e o aquecerá em uma noite fria de verão. Há muitos estilos e opções de design para o produto. E se você tricotar um cardigã de mohair, obterá algo prático e ao mesmo tempo bonito. Ao contrário de um suéter comum, ele pode não ter botões nem gola. O comprimento do produto é selecionado a critério da costureira. Dependendo do modelo escolhido, da espessura do fio e do padrão, você obterá uma blusa leve de verão ou uma jaqueta quente que pode substituir um casaco.
As nuances do tricô de mohair
O mohair é um dos tipos de fio mais populares. É um fio macio e fofo feito de lã de cabras angorá. Ao contrário de outros tipos de fio, o mohair tem muitas vantagens:
- agradável ao toque;
- muito leve, mas bastante quente;
- fácil de tingir, não desbota nem solta pelos;
- suéteres e cardigans de mohair não deformam e caem bem;
- O fio é higroscópico, hipoalergênico e resistente à sujeira.
Graças a essas qualidades, o mohair é popular entre os tricoteiros. É usado para fazer suéteres, pulôveres e cardigans. Três tipos de fio são os mais usados para tricô:
- Kid Mohair – muito fino e delicado, funciona bem para criar padrões vazados;
- Goating Mohair – tem um fio mais grosso, é usado para tricô denso;
- O Mohair adulto é o fio mais denso e rígido, ótimo para tricô simples de itens de inverno, mas os suéteres acabam ficando bem grossos.
O mohair é mais frequentemente usado para tricô com agulhas, pois esse método preserva sua maciez. O tricô denso resulta em fios enrolados. Para evitar que fiquem amassados, é aconselhável escolher agulhas mais grossas do que as recomendadas para um fio específico – assim, você obterá um padrão bonito e arejado.
Produtos de mohair não podem ser desfiados e o fio reutilizado. O fio perde sua atratividade e o pelo se rompe.
Vários cardigans e pulôveres são melhor tricotados com mohair fino. Assim, serão arejados e leves, mas ainda quentes. No verão, as mulheres tentam usar blusas de tricô com esse fio, pois elas aquecem nos dias frios, mas o corpo não transpira.
Você pode tricotar algo lindo e original com mohair, mesmo que escolha um padrão simples. Esta é uma das características positivas do mohair. Um fio fino pode ser usado para criar bordados vazados. Ele permite tricotar losangos, trevos, pequenas folhas, rendas, ondas ou malhas regulares. Peças com um padrão mais denso mantêm melhor a forma, mas o fio pode perder suas vantagens. Iniciantes não devem experimentar com ele. Tricôs muito densos não são adequados para mohair.
Selecionando uma ferramenta
Não é difícil aprender a tricotar um cardigan com agulhas de tricô femininas. O principal é escolher o padrão e a ferramenta certos para o trabalho. A peculiaridade deste fio é que tricotar com agulhas muito grossas levará ao estiramento e à deformação do produto final, e com agulhas finas não será possível criar um padrão delicado e arejado.
Todo o fio hoje é produzido em novelos, nos quais está indicado o número da ferramenta ideal, indicando a espessura. Mas essas dicas não se aplicam a todos os padrões: se você precisa de um tricô denso, é melhor usar agulhas mais finas do que o recomendado. Se, pelo contrário, você precisa de um tecido vazado, vale a pena escolher agulhas grossas.
Às vezes, o número de agulhas não é especificado pelo fabricante. Artesãs experientes já conseguem determinar a olho nu qual ferramenta precisam. Uma costureira iniciante pode fazer assim: pegue um pedaço de linha, dobre-o ao meio e torça-o um pouco. As agulhas devem ter o mesmo diâmetro. Se você precisar tricotar um cardigan ou suéter leve de mohair, é melhor usar uma ferramenta 2 a 3 mm mais grossa.
Além do tamanho, você precisa prestar atenção ao material de fabricação da ferramenta. Os mais populares são metal ou plástico. Há também os de madeira ou osso, mas são mais caros. Ao escolher, certifique-se de que a superfície dos raios seja lisa, sem cortes, e que a ponta não seja muito afiada. Muitas pessoas preferem produtos com arame — é importante que a conexão seja firme.
As agulhas de tricô de alumínio são leves, mas podem manchar fios de cores claras ao tricotar.
Medidas e preparação
Os cardigans de mohair são feitos tanto com tricô justo quanto com bordados vazados. O padrão que você gosta deve ser experimentado com fio comum para que tricotar com agulhas não cause problemas posteriormente. Para calcular a quantidade de fios necessária para o trabalho, vale a pena fazer uma amostra medindo 10 x 10 cm. Isso é necessário para determinar a densidade de tricô necessária, verificar se a espessura das agulhas foi escolhida corretamente e também calcular o consumo de fio.
Ao trabalhar com mohair, o fio não deve ser puxado com muita força, pois isso impede que o fio mostre suas vantagens.
Você pode calcular a densidade de malha após a amostra tricotada ter sido lavada e seca. Para mohair, recomenda-se fazer isso de 2 a 3 vezes, pois o fio é natural e pode encolher. A amostra resultante deve ser fixada com alfinetes em uma superfície plana e medida com uma régua, excluindo as laçadas das bordas. Você precisa contar quantas laçadas cabem em 10 cm e dividir por 10. Assim, você pode determinar quantas laçadas precisa discar para obter o tamanho desejado.
Você pode obter a mesma densidade da descrição do padrão alterando a espessura das agulhas ou a tensão da linha.
Para tricotar um cardigan corretamente, você precisa determinar o tamanho do produto. Para isso, você precisa tirar as medidas com uma fita métrica. Ela deve ficar com uma leve tensão, mas não apertada. Qualquer suéter, jaqueta ou cardigan feminino requer as mesmas medidas:
- peito, cintura, quadris;
- comprimento do ombro à cintura;
- largura dos ombros;
- circunferência do pulso.
Além disso, é necessário determinar o comprimento total do produto e da manga. Uma artesã experiente pode construir um molde de forma independente com base nas medidas tiradas. Para iniciantes, é importante saber como adaptá-lo aos seus tamanhos. Normalmente, guias passo a passo com uma descrição do molde indicam os tamanhos e a densidade de tricô recomendada. Você só precisa ajustar o número de laçadas levando em consideração a diferença nos parâmetros.
Etapas do trabalho considerando o modelo
Para tricotar um cardigan de mohair, você não precisa ser um profissional. Basta entender as características dos padrões e conhecer as laçadas básicas. Agora você pode encontrar facilmente qualquer padrão com diagramas e uma descrição do tricô. Se você seguir as instruções passo a passo e contar as laçadas com cuidado para não se perder, tudo dará certo.
Obra aberta
O cardigan vazado fica feminino, fino e arejado. Para ele, você pode usar fio Kid Mohair ou Goating Mohair. Você precisará de 250-300 g de linha e agulhas de tricô nº 4.5. Tricote de baixo para cima, começando pelas costas. O padrão consiste em três partes: a parte inferior é a parte da frente, depois o "elástico" e a parte superior é o vazado.
Descrição do padrão de tricô:
- Para as costas, monte 68 pontos (doravante denominados pontos). Tricote as primeiras 100 carreiras (doravante denominadas pontos direitos) com a frente. Em seguida, 12 carreiras com elástico e 2 carreiras com a frente novamente. Em seguida, tricote a renda seguindo o padrão. Na 135ª carreira, faça uma cava. Para isso, arremate 4 pontos ao longo das bordas. Faça o mesmo em cada 2ª carreira - primeiro 2 pontos, depois 1 ponto. No total, na 173ª carreira, devem restar 54 pontos.
- Tricotar a frente da mesma maneira, montando apenas 35 pontos. Depois de começar a tricotar a abertura, você precisa fazer um decote e uma cava. Para isso, na carreira 115, arremate 1 ponto à esquerda, depois em cada 2ª carreira - 4 pontos, em cada 4ª carreira - 9 pontos. A cava é feita na carreira 135, da mesma forma que nas costas.
- Para a manga, monte 70 pontos, 2 carreiras em ponto meia e as próximas 30 carreiras em ponto vazado. Em seguida, arremate 35 pontos uniformemente e tricote 4 carreiras de "elástico", 2 carreiras em ponto meia e 36 carreiras em ponto vazado. A partir da 39ª carreira, alargue a manga - primeiro 1 ponto de cada lado e, após 6 carreiras, 5 vezes na laçada. A partir da 77ª carreira, faça uma cava. Arremate 4 pontos de cada lado e, em seguida, a cada duas carreiras: 2 pontos, 6 pontos, 2 pontos, 3 pontos. Devem sobrar 9 pontos.
- Para montar, costure primeiro as laterais, ombros e mangas. Os últimos elementos precisam ser costurados. No desenrolamento, tricote a gola: 10 carreiras em ponto meia, da 11ª à 17ª carreiras - ponto vazado.
O cardigan pode ser amarrado com um cinto separado, e uma gravata pode ser costurada no elástico na parte da frente. É melhor fazê-lo com o mesmo fio, com 8 laçadas de largura, tricotado com a parte da frente.
Teia de aranha
Um cardigan bem fino com um padrão que lembra uma rede está na moda agora. Para obter esse padrão, você precisa tricotar em ponto meia comum, mas com agulhas de tricô grossas. Para criar um modelo simples sem amarrações, você precisará fazer uma parte de trás, duas prateleiras e duas mangas. Aula magistral:
- Para as costas, monte 100 pontos (doravante denominados pontos). Tricote com a frente e, após 35 cm, faça chanfros para a cava em ambos os lados. Primeiro, feche 2 carreiras (doravante denominadas pontos direitos) com 5 pontos e, em seguida, 1 ponto de cada lado.
- Para a frente, monte 70 pontos. Ela consiste na frente e na gola dobrada. Para a frente direita, tricote 30 pontos em ponto meia e 40 pontos em ponto meia. Após 35 cm, diminua 5 pontos primeiro no lado esquerdo e depois 1 ponto. Tendo tricotado até o ombro, arremate 10 pontos, deixando apenas 30 pontos da gola. Tricote 6 cm em meia e deixe os pontos na agulha circular. Faça o mesmo para a segunda frente, em imagem espelhada.
- Para a manga, monte 59 pontos. Após 10 cm, comece a fazer aumentos, a cada 3 cm, 1 ponto em ambos os lados. Após 45 cm, faça um raglan. Nas 2 primeiras carreiras, arremate 5 pontos e, em seguida, 1 ponto em cada lado.
- Na montagem, costure as mangas, as laterais e as costuras dos ombros. Una as partes reservadas da gola com uma costura em "laçada".
Recomenda-se decorar o casaco com uma rosa de tricô e um botão grande. Em vez de um fecho, você pode amarrar as pontas na frente. O produto resultante é adequado tanto para meninas quanto para mulheres mais velhas.
Fácil para iniciantes
O cardigan mais simples é tricotado alternando as alças da frente e de trás a cada duas carreiras. É melhor usar o fio mais fino e as agulhas de tricô nº 4, assim o resultado será leve e arejado. O padrão e a descrição do tricô ajudarão você a fazer os aumentos e diminuições das alças corretamente. Este é um estilo reto, sem costuras laterais, com as costas e as prateleiras formando uma só peça. O cálculo das alças é para o tamanho 44. Aula master passo a passo:
- Monte 150 pontos (doravante denominados "pts") nas agulhas circulares. Primeira carreira – pontos meia.
- Tricotar, alternando carreiras da frente e de trás, até a cava.
- Agora você precisa dividir em partes de trás e prateleiras. Para a parte de trás, você precisa de 86 pontos, para cada prateleira - 32 pontos. Você precisa tricotar em meia, deixando as laçadas restantes nas agulhas circulares.
- Tricotar cada peça em 34 carreiras, fechar as alças. Dobrar o produto e costurar os ombros.
- Para a manga, monte 42 pontos. O tricô é o mesmo, só que a cada 3 carreiras, faça aumentos de 1 carreira ao longo das bordas. Assim, até a 23ª carreira. Depois disso, tricote sem aumentos por mais 47 carreiras ou até o comprimento desejado da manga.
- Costure as mangas e prenda-as na cava.
- Decore uma jaqueta de mohair com botões ou faça crochê.
Outros produtos de mohair da moda
Este fio é frequentemente usado por artesãs para tricotar blusas e suéteres. Os suéteres de mohair são muito quentes e macios. A variedade de modelos e estilos desses produtos permite que você escolha a opção certa para você:
- O suéter de mohair vazado tem um visual feminino. Ele mantém você aquecida em dias frios e ajuda a criar um visual individual.
- Uma jaqueta volumosa de mohair é tricotada com fios mais grossos e é quente e macia. Quanto mais densos os fios e o padrão, mais se assemelha a um casaco.
- Um suéter fino de mohair é tricotado com fio Kid Mohair. É mais adequado para meninas magras.
- Os suéteres estilo morcego ajudam a esconder imperfeições na silhueta.
- Um suéter de gola alta simples funcionará para um visual formal, mas você deve escolher uma cor neutra e um padrão mais grosso.
- Um suéter grosso de mohair é perfeito para um estilo casual. É volumoso e espaçoso.
Suéteres, blusões e outros modelos que são usados sobre a cabeça podem ser tricotados de diferentes maneiras. A mais comum é quando as costas, a frente e as mangas são feitas separadamente e depois costuradas. Só depois disso é feita a gola.
Um suéter com mangas raglan é adequado para um estilo esportivo, já que esse estilo não atrapalha a liberdade de levantar os braços. O suéter estilo morcego pode ser tricotado em duas peças, com a frente e as costas unidas às mangas. Também é possível fazer este modelo em uma única peça, com uma abertura no meio da gola.
Vários cardigans e suéteres de mohair são fáceis de tricotar. Se você escolher a espessura de linha, o modelo e o padrão certos, terá uma linda peça de roupa. Ela não só ajudará a aquecer no tempo frio, mas também a criar um visual feminino e original.
Vídeo

 
                                    



































