Qual é o processo de lavagem a seco de um vestido de noiva, recomendações de especialistas

Lavagem a seco Costurar

Um vestido de noiva em uma cerimônia de casamento deve estar impecável. Uma noiva com um vestido branco como a neve e um véu de noiva é o ápice da perfeição e da elegância. Mas mesmo a noiva mais cuidadosa tem dificuldade em não manchar seu vestido, especialmente se a celebração for ao ar livre – nas montanhas, na praia. Após a celebração, o vestido frequentemente precisa ser restaurado à sua aparência original, por isso a lavagem a seco de um vestido de noiva em um serviço especializado ou em casa é essencial. Especialistas recomendam não atrasar a limpeza do tecido se houver manchas na tela – manchas recentes são mais fáceis de remover.

Em que casos é necessário?

Toda garota, pelo menos uma vez, já se imaginou noiva com um elegante vestido de noiva. Sonhos se realizam, mas a realidade exige que você se comporte com muito cuidado em um casamento para não manchar sua roupa. Poeira e sujeira podem permanecer na bainha, e é fácil "plantar" manchas de bebidas, velas e bolo de casamento no tecido. A lavagem a seco profissional permite que você limpe e restaure suas roupas facilmente, já que nem todos os tipos de manchas podem ser removidos pela lavagem clássica em casa. Quando você precisa entrar em contato com um serviço especializado:

  • Se o vestido for alugado, o estado da peça será cuidadosamente verificado na devolução. A autolimpeza pode não ser suficiente para todos os tipos de sujeira.
  • Manchas de vinho, gordura, velas e champanhe são muito difíceis de remover de alguns tecidos. Nesse caso, vale a pena confiar o assunto a profissionais.
  • A lavagem a seco em um serviço especializado é necessária para limpar um vestido feito de material delicado. Os profissionais utilizam composições suaves, próprias para diferentes materiais.
  • Lavanderias a seco lavam roupas de diferentes tecidos, independentemente do acabamento e da complexidade da cortina. Quando a peça é entregue à lavanderia, os artesãos reescrevem todas as decorações.
  • Se a noiva planeja vender o vestido após o casamento, ele precisa ser devolvido à sua aparência impecável. Os compradores serão meticulosos ao examinar as condições do vestido.

Nos serviços modernos, a sujeira em tecidos complexos é removida de duas maneiras mais eficazes: lavagem a seco ou aquacleaning. No primeiro caso, o material do vestido de noiva é tratado com solventes especiais não agressivos que lidam eficazmente com diferentes tipos de sujeira. Produtos de alta qualidade não danificam a estrutura e a cor do material; após o tratamento, as peças não causam alergias e não exalam odores específicos. Se a composição do tecido não permitir o uso de solventes, a noiva poderá optar pela aquacleaning com água e detergentes. Após o tratamento, as peças são passadas a ferro e vaporizadas, restaurando a beleza original dos vestidos de noiva.

Durante a cerimônia de casamento, é possível que haja danos ao vestido, às decorações e aos acabamentos de renda. Para restaurar a aparência do produto, vale a pena recorrer a uma lavanderia com serviços adicionais de restauração: os artesãos costurarão babados, verificarão o estado das costuras, substituirão zíperes quebrados e restaurarão a decoração (strass, pedras, lantejoulas).

Como lavar

Bainha do vestido

Cauda do vestido

É possível limpar um vestido em casa?

Antes de ir a uma lavanderia profissional, verifique a tabela de preços – os serviços profissionais não são baratos, mas seu vestido de noiva estará em boas condições. Sujeira simples e manchas recentes podem ser removidas com detergentes suaves. Em casa, você pode limpar a peça removendo poeira na bainha, manchas de suor, vestígios de bebidas e gordura. Se a noiva usou perfume de longa duração, lavar à mão com água e sabão ajudará a remover o cheiro. Para limpar um vestido de noiva de sujeira simples, você pode usar uma solução de sabão e vapor:

  1. Você precisa preparar água morna com sabão, uma escova de dentes velha e um detergente líquido não agressivo.
  2. A bainha suja ou outra parte da peça é deixada de molho em uma bacia por algumas horas – mas apenas a parte suja.
  3. Se o material contaminado não for limpo após a imersão, aplique um agente de limpeza suave na escova de dentes.
  4. Escove cuidadosamente toda a bainha; não esfregue o tecido vigorosamente para não rasgar o vestido.
  5. O forro e o corpete são tratados da mesma forma por dentro – manchas e cheiro de suor podem permanecer neles.
  6. As áreas onde a solução de sabão foi aplicada são enxaguadas em água morna limpa duas ou três vezes.

Após a lavagem à mão, a peça deve ser examinada cuidadosamente. Se houver manchas no vestido, elas devem ser removidas com um tira-manchas. Após o término do tratamento, a peça deve ser completamente enxaguada em água morna. Recomenda-se repetir o procedimento várias vezes. A peça deve ser seca em superfície horizontal para que o material não estique. Quando a água escorrer e o tecido ficar úmido, a peça é pendurada em um cabide ou manequim. O vestido deve ser passado com ferro morno, se possível de dentro para fora.

Para remover manchas de gordura, vinho e champanhe de um vestido de noiva, você pode usar tira-manchas suaves. Eles não devem conter alvejantes, ácidos, álcalis ou outros reagentes agressivos. Você pode limpar as manchas com lenços, sprays e líquidos tira-manchas. Agentes químicos absorvem gordura, óleo, café, frutas vermelhas e bebidas e agem suavemente no tecido.

Ao lavar à mão, você pode usar uma solução concentrada de sal (remove manchas e odor de suor), água quente com sabão (remove manchas de vinho) e amônia com sabão em pó (remove manchas de grama). Para lavar um vestido à mão, escolha sabão em pó para tecidos delicados.

Vestir-se no banheiro

Lavar um vestido de noiva na banheira

Como não estragar o tecido

Recomenda-se levar seu vestido de noiva a uma lavanderia a seco se ele tiver sido alugado ou se a noiva quiser vendê-lo. Os especialistas do serviço realizam primeiro uma análise do tecido para selecionar a composição ideal de solventes ou agentes de limpeza para um determinado material. Além da lavagem a seco de um vestido de noiva, um serviço profissional pode oferecer a restauração do traje. Ao limpar uma peça em casa, você precisa seguir as recomendações dos especialistas:

  • Manchas recentes e antigas são removidas com tira-manchas delicados. Antes de usar qualquer produto, leia atentamente as instruções do fabricante e a composição. O tira-manchas não deve conter componentes agressivos; a embalagem pode indicar restrições para diferentes tipos de tecido.
  • É proibido o uso de alvejantes com cloro. Traços do produto serão invisíveis em tecidos brancos, mas ao aplicar uma composição com cloro em roupas coloridas ou escuras, uma mancha descolorida permanecerá no material. Mesmo composições que não contenham cloro devem ser testadas previamente em uma área discreta. Para garantir que o tecido não seja danificado, é melhor usar um tira-manchas.
  • Você pode usar meios improvisados ​​– soluções de amônia, sal, sabão em pó. O tecido não precisa ser esfregado à mão da maneira tradicional – é melhor usar uma escova de dentes para não rasgar ou amassar a peça. Áreas complexas decoradas com miçangas, strass, lantejoulas e pedras são lavadas com muito cuidado.
  • Recomenda-se lavar o vestido de noiva à mão. Mas peças sem saias bufantes, drapeados complexos e muitas decorações podem ser lavadas na máquina no modo delicado a uma temperatura de +30 °C. O modo centrifugação não pode ser usado, pois o compartimento está cheio de líquidos e pós incolores. Antes de colocar o vestido no tambor, ele deve ser coberto com uma capa de tecido limpa.
  • Não torça a peça após a lavagem. Se o vestido tiver espartilho, lavá-lo na máquina irá danificá-lo irreparavelmente. Seque a peça em uma superfície plana e horizontal até que a maior parte da água tenha escorrido. Em seguida, pendure a peça em um cabide e alise cuidadosamente todas as dobras. Não seque a peça ao sol, perto de radiadores ou aquecedores.
  • Para passar a peça completamente, coloque o vestido sobre uma tábua de passar limpa, com um lençol leve. Limpe a base do ferro e ligue-o em temperatura baixa. Passe tecidos de cetim apenas do avesso, roupas de renda com gaze, tecidos limpos, tule e chiffon com vapor na posição vertical ou use um vaporizador.

Limpar um vestido de noiva é uma tarefa delicada que nem sempre pode ser feita em casa.

O vestido deve ser limpo com cuidado, utilizando compostos e produtos não agressivos. Seque e passe o vestido corretamente e com cuidado para que o tecido não estique. Você pode usar tira-manchas para remover manchas – esses produtos removem com eficácia a sujeira recente. É muito importante não adiar a lavagem a seco do vestido por muito tempo – manchas e sujeira são mais fáceis de remover imediatamente e devolvem a beleza, o frescor e a limpeza ao vestido de noiva.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios