O verão é a época de férias e férias na praia. E, claro, com a chegada das férias de verão, muitas mulheres se perguntam: é possível costurar um vestido de praia com as próprias mãos e o que é necessário para isso? Na verdade, tudo é possível se você abordar a solução do problema com criatividade, paciência e conhecimentos básicos de costura.
Criando um molde e recortando o material
Para criar um molde ou cortar tecido sem um molde pré-desenhado, é importante conhecer os parâmetros da figura.
Medidas necessárias:
- comprimento do ombro, frente e costas até a cintura;
- meia cintura, peito, quadris e pescoço.
O comprimento do produto também é indicado antecipadamente. Ao desenvolver um molde para um vestido de praia, uma pequena margem é incluída na medida para um ajuste mais folgado. Ao cortar peças simétricas, são utilizadas metades do comprimento. O molde finalizado é dobrado ao meio, conferindo assim a imagem espelhada das linhas.
Você pode evitar erros de corte se primeiro desenhar o molde em uma folha de papel vegetal ou papel milimetrado.
Ferramentas necessárias e trabalho preparatório
Seguir rigorosamente a sequência de etapas do trabalho ajudará você a costurar um vestido de praia com rapidez e eficiência. Após a seleção do molde, é importante preparar todo o equipamento necessário para o trabalho.
Para costurar um vestido de praia você precisará de:
- máquina de costura (seria bom se fosse elétrica com função overlock);
- tesoura de alfaiate;
- alfinetes, fita métrica e, se possível, moldes de alfaiate;
- vários elementos decorativos (cordões, rendas, tranças, botões, zíperes, elásticos).
Vale a pena estudar a questão da seleção de materiais separadamente. Roupas de praia são costuradas com tecidos naturais e higroscópicos. Linho texturizado, fibras leves e renda vazada são ideais.Nunca use tecidos sintéticos e grossos em vestidos de praia. É simplesmente impossível usar essas roupas no calor.
O material selecionado deve ser preparado adequadamente antes do trabalho. O tecido é descatizado (umedecido e passado) para que encolha ao máximo. Tais manipulações ajudarão a evitar situações incômodas quando um vestido já costurado encolhe um tamanho após a primeira lavagem. Em seguida, os cortes soltos do material são processados com uma costura fechada. Se o tecido não desfiar, a parte inferior do vestido de praia pode ser deixada sem processamento. Para um vestido de praia, um pedaço de tecido de 100 cm de comprimento e 120 cm de largura é suficiente.
Costurando o produto
Um vestido de praia é fácil de criar com as próprias mãos. Muitas vezes, você nem precisa de um molde complicado. Um pedaço de tecido bonito e fluido (um pareô pronto é perfeito) e em dez minutos um vestido de verão para férias na praia está pronto. Ao criar um molde, é importante manter a simetria dos detalhes e não se esquecer de deixar margem para folgas e costuras.
No cordão
Se você quiser costurar um vestido de praia com cordão com as próprias mãos, a primeira coisa a fazer é escolher o tecido. É bom que seja um tecido leve e translúcido que não desfie ao cortar (por exemplo, elastano ou lycra). Para o trabalho, você precisará de um pedaço de no máximo um metro. Você também precisará de uma tesoura de alfaiate afiada, uma máquina de costura, linhas e agulhas.
Sequência de ações:
- Uma tira de 2 cm é cortada ao longo da borda do tecido. A borda cortada é cuidadosamente dobrada para dentro e o cordão improvisado é costurado em uma máquina de costura. Os passos podem ser simplificados comprando um cordão decorativo pronto em uma loja.
- Os cantos superiores direito e esquerdo do tecido são dobrados de forma a formar um cordão. Também é costurado à máquina.
- Um cordão é passado em cada cordão para formar um anel.
- Medimos o vestido pronto. Para isso, colocamos um anel de cordão decorativo em um ombro, envolvemos o corpo com um pedaço de tecido e fixamos o tecido no outro ombro com um anel de cordão decorativo.
Outra opção para um vestido de praia com cordão é possível. Para fazê-lo, cortam-se dois pedaços retangulares de tecido. A largura do produto corresponde ao volume do busto, com uma margem para um ajuste folgado. Os retângulos são costurados ao longo da linha lateral. A parte inferior do produto é dobrada e costurada. A borda superior do tecido é dobrada e costurada, mas posteriormente uma fita decorativa é passada pelo cordão resultante. Com a ajuda dela, o vestido é fixado no ombro.
Sarafan largo
O ponto principal ao costurar um vestido de verão largo para a praia é escolher o tecido certo em termos de textura. Deve ser um material leve e fluido, que forme dobras suaves. Roupas íntimas de malha, jersey, seda natural e cetim são consideradas opções.
Outras ações são simples e claras:
- Selecionamos uma camiseta do tamanho desejado e a traçamos em um círculo em uma folha de papel Whatman ou papel milimetrado. Determinamos o comprimento desejado. Você pode obter simetria nas linhas do molde dobrando a peça ao longo da linha de dobra central.
Para meninas com busto grande ou grávidas, a bainha frontal deve ser um pouco mais longa. Caso contrário, quando o vestido estiver ajustado, ele subirá e ficará muito feio.
- Coloque o molde sobre o pedaço de tecido selecionado, trace-o e recorte-o levando em consideração as margens de costura.
- Alinhavamos as costuras ao longo da linha dos ombros e dos cortes laterais. Após um ajuste preliminar, se o produto se ajustar bem à silhueta, o alinhavo pode ser costurado à máquina de costura.
- Processamos o decote e a linha das mangas. A opção mais simples é dobrar as bordas do tecido para dentro e costurar. O acabamento pode ser mais complexo. Para isso, compra-se fita de viés em lojas de ferragens, que é usada para processar a cava ou o decote.
Macacão quadrado
É fácil costurar um vestido de praia leve com as próprias mãos. Você só precisa ter um pouco de paciência e estudar cuidadosamente as principais etapas do trabalho.
O molde para um vestido de praia tipo macacão tem a forma de um quadrado. Para o trabalho, você precisará de um pedaço de tecido cujo comprimento seja o dobro da largura. A peça é dobrada ao meio e as linhas dos ombros são marcadas ao longo da linha de dobra central. Para isso, a dobra é dividida condicionalmente em três partes iguais. Um decote no formato desejado é recortado no centro. Após determinar a profundidade da cava, costuramos dois pedaços do corte ao longo das costuras laterais.
Se quiser adicionar variedade à silhueta, você pode fazer um franzido na frente e nas costas. Para isso, costure um cordão na parte interna, que depois é puxado para dentro. Você pode costurar um vestido envelope a partir de um pareô. Nesse caso, não há necessidade de processar a borda inferior.
Opções de modelos sem padrões
Um vestido de verão confortável e bonito para férias na praia pode ser costurado com suas próprias mãos, sem molde.Uma das opções é o vestido tomara que caia, um vestido sem alças com corpete costurado com fios elásticos.
Principais etapas do trabalho:
- Duas peças retangulares (a largura é igual ao volume do peito com uma margem para ajuste livre) são costuradas nas laterais.
- Ao longo da linha do corpete, são feitas marcas para costurar os elásticos. Para determinar corretamente a área do corpete, a seção retangular é dividida condicionalmente em seis partes iguais. A parte superior é a área para costurar os fios elásticos.
Alternativamente, um elástico pode ser costurado apenas na borda superior do vestido e vários na cintura. Vamos considerar outra versão de um vestido de verão muito eficaz para a praia, com drapeados. Para costurá-lo, você precisa preparar um pedaço retangular de tecido com pelo menos dois metros de comprimento (o comprimento é determinado pelos parâmetros do volume do busto e da frequência de franzimento do vestido de verão). O tecido escolhido é leve, fluido e fácil de franzir em belas dobras.
O vestido terá apenas uma costura: nas costas. Em seguida, no centro (com o tecido dobrado ao meio), o tecido é cortado, definindo a área do decote.
A borda superior do tecido é dobrada com um cordão e costurada à máquina de costura. Em seguida, uma fita decorativa é passada por ela. As pontas do cordão são unidas no peito e amarradas em um lindo laço. Se desejar, as pontas podem ser amarradas na nuca. Um belo vestido de verão não só diversificará seu guarda-roupa, como também ajudará a proteger a pele delicada de uma beldade do sol escaldante e a realçar efetivamente as curvas da silhueta.
Vídeo

 
                                    
























