Os muçulmanos têm suas próprias regras para a escolha de roupas tradicionais. De acordo com as normas islâmicas, o guarda-roupa de uma mulher deve conter apenas vestidos. Apesar da modéstia, os vestidos das mulheres muçulmanas são muito femininos e incrivelmente belos. Belezas orientais mundialmente renomadas sabem como usar suas roupas com dignidade real.
Requisitos de vestimenta muçulmana
A moda oriental é feminina e sofisticada, e apresenta fortes diferenças em relação à moda dos países europeus. A Sharia descreve em detalhes quais roupas as mulheres muçulmanas podem usar para parecerem decentes e não atrair a atenção dos homens:
- a figura da mulher deve ficar completamente escondida, exceto o rosto e as mãos;
- a vestimenta deve corresponder ao estilo feminino e não conter elementos nacionais característicos de vestimentas de outros povos;
- não se apegue às curvas do corpo, mas seja solto, escondendo a silhueta;
- costurado com materiais densos e opacos em cores suaves;
- as roupas não devem ser usadas como decoração nem chamar a atenção com excessos; detalhes brilhantes, imagens de pessoas e animais são proibidos;
- É importante que as roupas estejam limpas e arrumadas.
De acordo com as regras de etiqueta oriental, deve-se agradecer a Alá toda vez que se veste uma roupa nova, usá-la com cuidado e guardá-la. Nos países orientais, joias e perfumes brilhantes não são moda. As mulheres muçulmanas modernas podem usar perfumes de boa qualidade, se desejarem, desde que em doses mínimas.
As mulheres usam suas roupas em combinação com uma cobertura para a cabeça, o hijab, que simboliza a modéstia feminina. As mulheres muçulmanas consideram esse costume sagrado. As mulheres orientais aprenderam a amarrar seus cocares de forma tão original e bonita que, sem querer, se tornaram criadoras de tendências no uso de véus nos países europeus.
Opções de modelo
Os vestidos muçulmanos fechados são projetados para proteger as mulheres da atenção masculina. Mas trajes habilmente confeccionados, modos discretos, repletos de dignidade oculta e a beleza misteriosa das mulheres orientais ainda atraem a atenção dos homens europeus.
Mulheres muçulmanas agora podem ser vistas nas ruas de muitas cidades europeias, o que costumava ser uma raridade. Mulheres orientais podem ir trabalhar livremente, participar de diversos eventos, mas não devem violar o código de vestimenta islâmico. Mesmo as modelos de verão devem usar roupas fechadas, e o véu não deve ser removido em nenhuma condição climática.
Estilistas modernos criam belos estilos de vestidos muçulmanos que atendem a todos os cânones do Islã. Elementos de vestuário muçulmano são usados em suas coleções por muitas marcas famosas.
Tradicional
A vestimenta tradicional das mulheres muçulmanas é sempre associada ao hijab. Às vezes, este é o nome dado ao adorno de cabeça, mas o conceito é muito mais amplo. Inclui não apenas a aparência das mulheres muçulmanas, mas também seus modos e comportamento em sociedade. Conversas altas, grosserias e risos provocativos são inaceitáveis.
Vários elementos do traje tradicional feminino muçulmano.
- Uma abaya é um vestido longo e solto, com mangas compridas, usado sobre outro vestido. Antigamente, as mulheres eram proibidas de sair de casa sem abaya. Em diferentes países orientais, o traje tradicional varia em cor e estilo.
- Outro tipo de vestimenta tradicional é o jilbab. Trata-se de uma vestimenta caseira popular, semelhante a um quimono. É decorada com ornamentos e padrões nacionais.
- Niqab é um véu que cobre completamente a cabeça, com apenas fendas para os olhos. Ele foi projetado para proteger o rosto do sol escaldante, da areia e da poeira.
- A burca é a vestimenta externa das mulheres muçulmanas. É um manto longo com mangas falsas que esconde toda a silhueta. A peculiaridade da burca é o chachvan para o rosto, feito em forma de uma rede grossa de crina de cavalo. A burca perdeu sua popularidade há muito tempo, mas em alguns países religiosos seu uso é rigorosamente observado.
Diariamente
Os trajes muçulmanos modernos, destinados ao uso diário, devem ser modestos, de corte simples, sem adornos. Apesar de todas as restrições, os trajes muçulmanos são muito diversos. Muitas mulheres muçulmanas hoje trabalham e frequentam locais públicos, por isso querem estar na moda. As mulheres combinam ousadamente roupas nacionais com roupas europeias, o que lhes permite ter um visual bastante moderno.
Mulheres muçulmanas podem usar vestidos formais para o trabalho com calças e jeans. Modelos com pala e boca de sino são populares. As jovens muçulmanas adoram cardigans de renda, blazers e jaquetas longas. As meninas complementam suas roupas com diversos acessórios da moda.
No vestuário feminino para usar em casa, algumas liberdades são permitidas, como braços abertos e decotes sedutores. É permitido complementá-lo com diversas joias. Somente o marido e os parentes mais próximos podem ver a beleza sedutora da mulher. Ao receber um estranho como hóspede, a mulher muçulmana deve estar vestida modestamente, com a cabeça coberta.
Muito populares entre as mulheres orientais são os vestidos de duas peças, que consistem em um vestido longo inferior com um decote modesto e uma capa superior para o caso de visitas inesperadas.
Inteligente
Os vestidos de noite para mulheres muçulmanas também são fechados, mas surpreendentemente originais. São confeccionados com tecidos ricos e brilhantes de cores variadas. Um jugo feminino com decoração de miçangas, rendas, bordados e franjas é adicionado a eles. O traje de noite é necessariamente complementado por elegantes turbantes. As mulheres podem usar anéis de ouro e prata como joias.
Os trajes muçulmanos modernos mantêm uma linha rígida entre moda, religião e alto gosto artístico. Muitas marcas famosas confeccionam vestidos para mulheres muçulmanas e os exibem em público.
Casamento
Os vestidos de noiva muçulmanos não são inferiores em beleza aos trajes europeus. São discretos, lacônicos, mas extraordinariamente belos. Modelos com saia rodada, decorados com detalhes elaborados em forma de inserções vazadas, bordados e ornamentos, são populares. Modelos ajustados com cauda longa parecem modestos e elegantes devido à sua forma fechada. Decotes profundos, costas nuas e espartilhos são excluídos. O pescoço é coberto por uma gola alta, sendo obrigatórias mangas compridas até o punho.
A noiva esconde o rosto e os cabelos sob um lindo lenço da mesma cor do vestido. Às vezes, um véu é usado sobre o adorno de cabeça. Os vestidos de noiva geralmente são feitos de tecidos opacos muito caros. A noiva usa esse tipo de vestido para uma celebração conjunta, onde os costumes são rigorosamente observados.
A decoração requintada torna os vestidos de noiva muçulmanos fabulosamente belos. Os vestidos de noiva são decorados com:
- renda;
- bordado com fios de ouro ou prata;
- contas;
- Strass:
- pedras preciosas.
A decoração rica confere ao vestido de noiva um charme especial e singular. O toucado é decorado com miçangas, broches, tranças vazadas, coroas de flores ou tiaras. Quando a noiva celebra separadamente, acompanhada por mulheres, pode optar por um vestido longo e aberto, de estilo europeu, sem exageros.
Os vestidos de noiva são predominantemente brancos, como símbolo da castidade da noiva. Mas isso não é obrigatório; outros tons delicados são permitidos: rosa-claro, bege, caramelo, prata.
Cores e estampas atuais
Inicialmente, o guarda-roupa das mulheres orientais consistia principalmente em modelos negras, para não se destacarem nem passarem despercebidas nas ruas da cidade. Hoje, os vestidos muçulmanos rigorosos vêm em preto, cinza, azul-escuro e tons de ameixa.
Os trajes festivos femininos não se limitam à escolha de cores; aqui, há total liberdade de escolha. Hoje, você pode ver mulheres orientais em roupas multicoloridas com estampas extravagantes, transições suaves de cores e abstrações. As cores são muito diferentes: rosa suave, pêssego, bordô suave, azul-escuro, esmeralda, exceto vermelho vibrante e carmesim. Em vez de estampas da moda, ornamentos e padrões étnicos são permitidos.A gama de cores dos chapéus é variada e as mulheres muçulmanas podem escolher a cor de acordo com seu gosto.
Tecidos e texturas
Os principais requisitos para os materiais são densidade e opacidade. Nas lojas, os tecidos são especialmente iluminados com uma lâmpada para garantir que não fiquem translúcidos.
Apenas materiais naturais são usados na costura de produtos confortáveis para qualquer clima. São eles: linho, algodão, lã, veludo e seda grossa. É claro que existem tecidos sintéticos modernos que são mais resistentes ao desgaste e acessíveis. Os modelos jeans estão ganhando popularidade. Tecidos texturizados com estampas são muito apreciados pelas mulheres muçulmanas.
Vídeo

 
                                    























































