A moda dos vestidos de coquetel surgiu na década de 20 do século passado. Durante a Lei Seca nos EUA, todas as mulheres os usavam — os vestidos de coquetel permitiam que elas saíssem rapidamente de uma festa proibida, ao contrário dos vestidos longos e suntuosos. No entanto, esse nome para o vestido só começou a ser usado na década de 40.
Modelos e estilos
As principais características do vestido são comprimento curto, braços abertos e decote. Peças na altura do joelho são usadas para eventos das 17h às 19h.
Encontros posteriores exigem que as mulheres usem versões mais longas do vestido. Quanto à escolha do modelo e do corte do vestido, vale a pena levar em conta as características físicas da moça e o tema do encontro.
O vestido preto curto no estilo Coco Chanel é o mais popular e vantajoso do mundo da moda. Esta peça de noite deve ser especial e enfatizar todas as curvas da silhueta feminina, considerando os seguintes fatores:
- Um vestido de coquetel para formatura não deve ser rigoroso, mas sim mais chamativo. Deve ser feito de materiais leves e com acabamentos. É possível usar estampas e acessórios grandes;
- Existe uma regra tácita sobre o comprimento dos vestidos de festa para gestantes. Deve ficar abaixo do joelho ou alguns centímetros acima. Minissaias curtas ficam vulgares em uma gestante;
- Os modelos justos permitem que você destaque sua silhueta e torne sua imagem sedutora. Muitas vezes, esses produtos apresentam recortes profundos na região do peito ou inserções transparentes na cintura;
- O corte reto combina com o maior número de mulheres. Ele disfarça irregularidades na cintura e nos quadris. Mas é preciso ter cuidado ao combiná-lo com outras peças — é fácil transformar a silhueta em um retângulo;
- Um vestido bustiê oferece a oportunidade de destacar o peito e as pernas. O modelo pode ser ajustado ou com saia rodada. Os comprimentos mini, midi e maxi são populares, já que o destaque principal é a parte superior do look;
- Vestidos de coquetel com saia rodada são populares na última temporada. Eles adicionam jovialidade e festividade ao visual. Você não deve usar esse tipo de roupa no dia a dia. É mais adequado para eventos especiais. Não é recomendado usar comprimentos longos - vestidos curtos e midi são considerados elegantes;
- O uso da assimetria enfatiza favoravelmente a figura da menina. Na maioria das vezes, a atenção é voltada para o peito e as pernas. No primeiro caso, uma alça é feita em um dos ombros. Já no segundo, as pernas são destacadas cortando o comprimento da saia na frente e deixando uma longa cauda atrás. Às vezes, usa-se uma saia envelope, na qual uma parte é mais longa que a outra;
- O estilo lingerie tem sido muito popular nos últimos anos. Vestidos de diferentes comprimentos e texturas são usados por todas as estrelas de Hollywood. Veludo, seda e renda são atributos essenciais de um vestido-camisa de coquetel adequado. Essa moda retornou dos anos 90. Até a Princesa Diana usou um vestido nesse estilo.








Tecidos populares
O material do produto deve ser escolhido com base na sua finalidade. Afinal, para diferentes eventos, há condições de código de vestimenta e facilidade de uso. Vestidos de coquetel leves e de verão são costurados com tecidos como:
- Veludo - ideal para modelos envolventes, ajustados ou lingerie;
- A seda é o material mais fácil para criar uma saia midi fofa;
- O Atlas é prático de usar e permite que você crie um visual chique.
Essas três opções de materiais são as mais comuns no mercado. Mas você precisa considerar o evento para o qual está escolhendo o traje.
Se uma garota for a uma festa, vale a pena dar preferência a tecidos leves e arejados. Seda ou cetim não são muito adequados para esses fins – com muito movimento, você transpira rapidamente neles. Portanto, um vestido de chiffon é mais adequado para festas.
Este material pode criar um visual arejado e proteger contra altas temperaturas. Como é difícil formar um produto com ele, preste atenção às costuras. Esses vestidos costumam apresentar defeitos.
Ao mesmo tempo, vestidos de coquetel com renda só ficam bem em combinação com tecidos densos. A opção ideal é costurar um produto de seda com esse drapeado. Você pode complementar a simplicidade dos trajes de seda e cetim com strass, lantejoulas e apliques. Mas é preciso considerar a textura desses materiais. Eles são brilhantes por si só, então você precisa introduzir cuidadosamente outros detalhes semelhantes.
Um vestido feito inteiramente de renda tem seu lugar. Mas aqui é necessário combinar guipura com tule e redes translúcidas. Isso diversificará a aparência geral do produto. As áreas abertas geralmente ficam na região do peito – a frente do vestido é semitransparente com inclusões de renda.
Tecidos caros, como seda e cetim, são usados principalmente por estilistas de luxo. Itens de mercado médio e econômico costumam ser feitos de materiais mais baratos. O algodão é o principal material utilizado na criação dessas peças. É melhor não escolher sintéticos, pois eles não permitem que a pele respire, e o vestido se desgasta mais rápido nessas condições.
A combinação ocorre no contexto da combinação de materiais densos com acabamentos sólidos. Tecidos leves devem ser drapeados com detalhes simples. Se você violar essa regra, não haverá harmonia entre as texturas do item. Então, toda a imagem se torna ilógica.
Desenhos e gravuras
As tendências no mundo da moda indicam a crescente popularidade da printomania. Desenhos, logotipos — tudo isso pode preencher completamente o espaço do produto. Os mais marcantes são os vestidos de coquetel com saias longas da Dolce & Gabbana. A figura central aqui é a estampa "Majolica".
Padrões brilhantes são colocados em um fundo branco - cores amarela, azul, azul celeste, verde, vermelho, tons. A abstração dos padrões é o principal requisito. Na última temporada, os estilistas usaram estampas florais. Flores grandes, dispostas tanto por todo o vestido quanto separadamente, dependendo de suas partes, continuam relevantes. Para delinear a silhueta, utiliza-se uma estampa média, que se move da parte superior do vestido e se dissipa para o meio da saia. Flores grandes devem ser colocadas na parte superior da saia – da cintura até o meio do comprimento. A bainha do produto costuma ser decorada com um padrão.
Os vestidos de coquetel da Valentino apresentam estampas de animais predadores. Essa tendência também é relevante, mas fica melhor em vestidos retos ou justos. Zebra e bolinhas continuam na moda, complementadas por mangas com babados na barra ou nos ombros.
Para quem gosta de estampas de tweed, vale a pena dar uma olhada na nova coleção outono-inverno da Chanel. A grife sugere vestidos de coquetel com essas estampas e em combinação com seus casacos característicos. O estilo de quase todos os modelos é reto. Para acentuar a cintura, você pode usar um cinto ou uma alça.
A grife Louis Vuitton se destacou entre todos os estilistas com seus looks monocromáticos. Eles têm apenas dois modelos com estampas. O mais relevante para a temporada é o padrão "glen check". Também conhecido como "Prince of Wales" — são losangos ou quadrados dispostos ao redor do perímetro em um padrão xadrez.
Nas coleções da Balmain, os vestidos com estampa chevron têm precedência. Ela tem a aparência de um zigue-zague de espessura e cor variadas. Por isso, um vestido de coquetel "estica" a silhueta feminina, enfatizando o peito, os quadris e a cintura. Todas as peças são ajustadas ao seu estilo — caso contrário, é impossível acompanhar o comportamento da estampa. Alexander Wang busca a máxima sexualidade em seus vestidos. Por isso, entre seus vestidos de coquetel, você encontra estampas de tweed e florais. Todos os modelos são ajustados ou totalmente justos ao corpo.
Soluções de cores elegantes
A gama de cores para vestidos de coquetel não é limitada e depende do humor da garota, do local da festa e do tema. As seguintes cores e tons são considerados os mais populares:
- Vestidos de coquetel brancos são os mais fáceis de usar como acessórios – quase tudo combina com eles. Este item deve ser usado para reuniões no início da noite. Para saídas mais tarde, esta cor fica ridícula. Além disso, eles são decorados com pedras brilhantes e renda. Uma saia plissada adiciona luxo;
- Os eventos em que vestidos de coquetel vermelhos podem participar são variados. Graças a essa variedade de produtos, é possível criar um visual vibrante e único. Mas é preciso ter cuidado, pois é essa cor e seus tons derivados que chamam a atenção.
- Um vestido de coquetel preto é considerado um clássico para qualquer ocasião. É uma opção padrão usada em diferentes eventos e tipos de corpo. Ao mesmo tempo, deve ser complementado corretamente com acessórios – joias de prata, xales e capas esvoaçantes;
Existem vários outros esquemas de cores que podem ser usados:
- Bege - enfatiza a elegância do vestido e da silhueta. Ao mesmo tempo, é muito fácil brincar com as cores graças aos acessórios, complementados por detalhes monocromáticos e vibrantes.
- Esmeralda - é melhor usar esta opção de cor com guipura. Assim, o vestido fica mais volumoso e sua cor, mais saturada.
- Azul - vale a pena escolher tons próximos do escuro e frio. Eles enfatizarão o foco empresarial do evento.
Não evite peças multicoloridas – estampas e padrões podem tornar a peça mais inusitada. Embora seja bastante difícil combiná-la com outras peças, é preciso usar os detalhes de cor corretamente – devido à cor vibrante do vestido, joias neutras combinam com ele. A aparência geral da imagem exige um momento pensado como a combinação de cores. Os seguintes padrões são determinados por uma série de fatores:
- As joias em forma de pulseiras e correntes devem ter um tom prateado ou dourado;
- Os sapatos devem ser leves - sandálias ou scarpins em tom neutro;
- A bolsa é selecionada para combinar com a cor das joias ou alguns detalhes do vestido.
Dentro desta estrutura, é criado o estilo de uma imagem usando um vestido de coquetel. É melhor organizar o acompanhamento de cores dependendo da capacidade de combinação.
Criar um look completo para uma garota leva muito tempo. Para uma saída social à noite, um vestido de coquetel é essencial. Cores, tecidos, estampas e apliques dependem de vários fatores. Você precisa conhecê-los para criar o design certo. O tipo de corpo também é levado em consideração – é necessário combinar o formato da roupa com as tendências da moda. Afinal, os estilistas da última temporada usaram diversos tipos de cortes e estampas em suas coleções.
Vídeo

 
                                    















































