Como tricotar um chapéu para uma menina com agulhas de tricô, guia passo a passo

Feito em casa para crianças

Com a chegada do frio, você não pode ficar sem um gorro. Ele não só protegerá sua cabeça do frio, como também se tornará parte da imagem da sua filha. Um item como um gorro para menina é bem fácil de tricotar com agulhas de tricô. Há muitos tipos de padrões que até mesmo costureiras iniciantes conseguem fazer.

Selecionando fios e ferramentas

Usando agulhas de tricô, um gorro para menina pode ser tricotado por artesãos em poucas horas. Para pessoas inexperientes, esse processo pode levar de 1 a 2 dias. Primeiro, você precisa decidir o fio. Muitas pessoas acreditam erroneamente que gorros infantis devem ser feitos de 100% lã. No entanto, isso é fundamentalmente errado. Produtos feitos com essa lã são muito espinhosos. Para amolecê-los, fibras artificiais, geralmente acrílicas, são adicionadas ao material natural. Geralmente são usados:

  1. Fio feito de lã de ovelha merino. É macio, retém bem o calor e não esquenta demais a cabeça. Os produtos não irritam a pele e não perdem a aparência mesmo após uso prolongado.
  2. A caxemira é um fio fino e leve, adequado para fazer chapéus para o verão. É um material macio, hipoalergênico e resistente ao desgaste.
  3. Mohair é um fio macio e volumoso feito de lã de cabras angorá. Produtos feitos com ele duram muitos anos. O fio tem baixa condutividade térmica, sendo adequado para o inverno. As desvantagens incluem o fato de que pode enrolar e descascar. Além disso, o mohair não pode ser molhado e a limpeza só é permitida por meios químicos.
Feito de lã de alpaca
Caxemira
Mohair
Feito de lã merino

Gorros de malha para meninas também são feitos de lã de alpaca. Esse fio é resistente à deformação, não molha e não enrola. Um gorro leve para a primavera e um produto quentinho para o inverno serão igualmente confortáveis.

Para gorros de tricô, agulhas circulares ou de meia com 40 a 60 cm de comprimento são as mais adequadas. Se o produto não for tricotado em círculo, você pode usar agulhas retas comuns com ponta na ponta. A espessura depende do fio selecionado. Normalmente, os fabricantes indicam na etiqueta qual número de ferramenta é adequado para os fios. Um parâmetro igualmente importante é a densidade do tricô. Quanto maior, maior deve ser o tamanho.

Iniciantes devem escolher agulhas de tricô mais grossas, pois elas costumam tricotar bem apertadas. Antes de começar, tricote uma amostra. Isso garantirá que o tamanho escolhido seja o correto.

A escolha da lã para bebês é feita com cuidado especial. Ela não deve ser espinhosa e dura (lã), nem muito felpuda (mohair), para não causar desconforto. O acrílico é mais indicado para recém-nascidos. Apesar de ser um material sintético, não causa reações alérgicas. Além disso, os produtos de acrílico não perdem a forma mesmo após lavagens repetidas. Se o bebê não tiver alergia, pode-se usar lã mista (lã com acrílico). Algodão e viscose têm se mostrado eficazes.

Como fazer medições

Antes de tricotar um gorro para uma menina, você precisa tirar as medidas. Todas as medidas são tiradas com uma fita métrica: ela é aplicada firmemente na cabeça, sem apertar demais. Se o produto for feito para crescimento, primeiro tire as medidas exatas e depois adicione 2 a 3 centímetros.

Iniciantes muitas vezes cometem o erro de tirar medidas não da cabeça da criança, mas de outro chapéu. Cada material estica de forma diferente, então um produto feito com fios diferentes pode ser desconfortável, mesmo que as dimensões sejam idênticas. Para tricotar o chapéu mais simples, duas medidas são suficientes: circunferência da cabeça e altura. Elas são tiradas da seguinte forma:

  • distância da testa até a base do crânio (a fita métrica passa ao redor da cabeça, pressionando as orelhas);
  • a seção do lóbulo da orelha até o topo da cabeça.

Padrões e decoração populares

Existem muitos padrões simples para tricotar gorros infantis com agulhas de tricô. No entanto, qualquer trabalho começa com a criação de um elástico, que também varia. A opção mais simples é alternar entre duas laçadas em meia e duas laçadas frontais.

Depois que o elástico estiver tricotado, você pode começar a criar um padrão. Um gorro de tricô fica lindo se você alternar os padrões. Abaixo estão alguns padrões adequados para meninas:

  1. Tranças. Os chapéus com elas são volumosos e muito quentinhos. A grande variedade de opções de padrões abre espaço para a imaginação.
  2. Pérola. É feito alternando pontos tricô e meia. Suas vantagens incluem densidade, excelentes propriedades térmicas e uma bela aparência. Um gorro em tricô pérola fica muito elegante.
  3. Favo de mel. Um dos padrões mais elegantes, que lembra um favo de mel. Devido ao volume, os chapéus feitos com essa técnica são quentes e confortáveis.
  4. Padrão trançado. Simples e discreto, parece uma tecelagem, como em cestos e outros elementos de decoração. Há opções "trançadas" para o inverno e enfeites leves com furos, com base nos quais você pode fazer um chapéu vazado para menina.
  5. Ponto cetim. Este tipo é frequentemente usado para criar peças para crianças pequenas. O gorro é tricotado assim: o verso é tricotado com pontos meia e a frente é tricotada com pontos da frente.
  6. Padrão vazado. Uma opção estilosa para a primavera ou o verão. O gorro vazado é tricotado com agulhas de tricô para a primavera, usando laçadas, adicionando e diminuindo laçadas. Diferentes variações de padrões ficam lindas, mas exigem certa habilidade.

Para costureiras iniciantes, é melhor usar padrões simples que não exijam o uso de agulhas de tricô adicionais. Um dos padrões mais comuns para iniciantes é o pérola. É fácil de tricotar e o resultado certamente agradará. Para fazê-lo, você precisa montar um número par de laçadas nas agulhas de tricô. Em seguida, siga o diagrama:

  1. Primeira carreira. A primeira laçada é removida - esta é a laçada da borda. Em seguida, tricote até o final da carreira 1 laçada meia e 1 laçada da frente. A última laçada é tricotada em meia.
  2. Segunda carreira. Remova o ponto da borda e, em seguida, tricote a alça da frente da carreira anterior como um ponto meia e a alça de trás como um ponto da frente. Repita isso até o final da carreira.
  3. Todas as fileiras ímpares são semelhantes à primeira, e as pares à segunda. O padrão é dupla face.

Um chapéu de menina fica ainda mais interessante se for lindamente decorado. Miçangas, bordados, contas e fitas são usados ​​para enfeitar as fashionistas mais jovens. Crianças maiores certamente vão gostar de modelos decorados com borlas, pedras decorativas e strass. Um chapéu vazado com orelhas e pompons é perfeito para adolescentes.

Para criar uma borla, você pode usar uma fita de malha pronta com franjas longas.

Obra aberta
Suave
Pérola
Tranças
Vime
Favos de mel

Masterclass passo a passo

Abaixo, você encontrará três masterclasses sobre gorros de tricô para meninas de diferentes estilos. O tipo de fio, bem como o seu comprimento, são selecionados de acordo com as medidas. Para tricotar um gorro com protetores de orelha e touca, é melhor usar fios grossos (merino ou mohair), e para um gorro, fios finos (cashmere, alpaca, acrílico, algodão).

Chapéu de inverno quente com protetores de orelha

Para fazer um gorro com protetores de orelha, você precisará de lã e agulhas de tricô nº 3. Muitas vezes, um novelo comprado é suficiente. Instruções passo a passo para tricotar um gorro para menina com agulhas de tricô:

  1. Comece pelas "orelhas". Elas são tricotadas ao mesmo tempo. 6 laçadas são montadas nas agulhas de tricô e tricotadas com as laçadas da frente, depois é feita uma carreira de laçadas em tricô.
  2. Tricotar de acordo com este padrão até que o número de laçadas atinja 20. Em seguida, continuar o trabalho sem aumentos até que as “orelhas” atinjam o comprimento desejado.
  3. Comece a tricotar a parte principal. Monte 15 laçadas. Em seguida, pegue 20 laçadas da "orelha" direita e tricote 37 laçadas até o centro. Em seguida, vêm as laçadas da "orelha" esquerda e monte mais 17 laçadas. Continue tricotando em ponto meia até a altura desejada do gorro.
  4. Para começar a fazer o topo, amarre 2 laçadas nas laterais de cada fileira. Isso é feito até restarem 13 laçadas. Elas são puxadas juntas e a parte de trás do gorro é costurada.
  5. Em seguida, tricote a gola. Monte 33 pontos a partir da parte inferior e tricote todas as carreiras com os pontos da frente até que a gola atinja o comprimento desejado. Na última carreira, diminua 2 pontos de cada lado. Arremate todos os pontos.

Dependendo do tamanho da cabeça da criança, o número total de laçadas pode ser reduzido ou aumentado.

gorro de outono

Este gorro é uma ótima opção para o outono. É fácil de tricotar e universal, servindo não só para crianças, mas também para adultos. Para tricotar um gorro, você precisará de 2 novelos de lã e agulhas de tricô de 4 pontas. Instruções passo a passo:

  1. Monte 132 pontos (para uma circunferência da cabeça de 57 cm). Divida o tricô em 4 agulhas de tricô: 33 pontos em cada uma. Em seguida, tricote cerca de 23 cm nas carreiras da frente.
  2. Feche as laçadas para a coroa: no início de cada agulha de tricô, tricote uma laçada da frente, depois duas laçadas juntas, atrás da parede frontal. Em seguida, tricote com as laçadas da frente até restarem 2 laçadas na agulha de tricô. Tricotam-se assim: retire a primeira, a segunda laçada da frente e passe a laçada sem nó por cima. Repita essa manobra nas quatro agulhas de tricô até restarem 2 ou 3 laçadas em cada uma.
  3. Passe a linha pelas laçadas restantes e aperte.

Capuz estiloso

Adequado para crianças a partir de 3 anos. Antes de tricotar, é necessário tirar uma medida adicional do pescoço da criança. Instruções passo a passo para tricotar um capuz solto com circunferência da cabeça de 66 cm:

  1. Monte 108 pontos nas agulhas de tricô nº 5 e tricote 3 cm com um elástico simples, alternando 2 pontos da frente e 2 pontos de trás.
  2. Comece a tricotar a carreira de tricô. Ela consiste em uma laçada de borda e um elástico 2x2. Finalize com uma laçada de borda.
  3. Tricotar 22 cm em ponto meia. Na última carreira, montar 54 pontos para o capuz.
  4. O produto é girado e o trabalho continua na direção oposta.
  5. No final da carreira meia, feche as laçadas.
  6. O segundo lado é tricotado da mesma forma, as alças são fechadas em cada carreira da frente.
  7. Para a gola, monte 96 pontos e comece a tricotar em redondo. O tricô é feito na forma de um elástico 2 x 2 de até 20 cm.
  8. Na fase final, ambas as partes são costuradas.

Usando moldes prontos, até mesmo uma artesã iniciante pode fazer um gorro de tricô exclusivo. Você pode decorar o produto como desejar. Os mais usados ​​são miçangas, strass, fitas e patches.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios