Graças ao clima frio do norte da Europa, um estilo de roupa aconchegante surgiu no mundo: o escandinavo. Seus criadores involuntários – moradores daquela terra agreste – trouxeram para o guarda-roupa seu amor pela contenção, elegância, naturalidade, modéstia e máximo conforto. O estilo escandinavo nas roupas é facilmente reconhecível, sendo revelado por desenhos de veados, flocos de neve, árvores de Natal, monocromáticos e cortes soltos. O estilo nórdico ascético também é apropriado em outros países de clima frio.
Características do guarda-roupa
Você não encontrará camisas havaianas ou vestidos neon frívolos em um guarda-roupa de estilo escandinavo. Todas as roupas têm um propósito: manter você aquecido sem atrair atenção desnecessária. As roupas antigas dos europeus do norte cobriam o corpo quase completamente. Pouca coisa mudou desde então.
Fêmea
As cores básicas favoritas dos escandinavos são branco, bege, creme e cinza. Elas costumam ser combinadas com padrões em azul, vermelho, verde ou preto, criando um contraste marcante. Os europeus do norte adoram a naturalidade e o acabamento fosco, tanto nos tecidos quanto nas cores. Lã, jeans e linho combinam bem com joias de prata, couro, madeira e penas.
- No final da primavera e no verão, as mulheres usam saias longas com babados, vestidos e vestidos de verão de corte reto. Essas peças podem ser lisas ou com estampa floral ou clássica. Seguindo o princípio tradicional de sobreposição de camadas, as escandinavas podem usar um cardigã, uma jaqueta ou uma blusa elegante com estrelas norueguesas por cima do vestido;
- Os principais materiais para o frio nos países nórdicos são pele e couro. Casacos curtos de pele, casacos de pele de carneiro, chapéus e cachecóis com pompons, suéteres de malha grossa, coletes quentes e botas de pele macias compõem o guarda-roupa das fashionistas escandinavas para os dias de inverno.
O calçado favorito das mulheres do norte da Europa são botas com sola plana ou plataforma, cujos canos geralmente são leggings de malha com padrões étnicos. As bolsas aqui são volumosas, largas e coloridas. O estilo escandinavo em roupas femininas tem se tornado recentemente unissex.
Macho
O guarda-roupa masculino escandinavo moderno cria a imagem de um herói brutal. As cores principais das roupas para os nórdicos reservados são azul-escuro, branco, marrom, pantanal, cinza e preto. Detalhes complementares são terracota ou ocre. Além disso, o guarda-roupa dos nórdicos se caracteriza por cortes retos, elementos decorativos mínimos, texturas densas e materiais de alta qualidade. A Escandinávia para homens representa funcionalidade, conforto e concisão.
- No verão, os cavalheiros do norte da Europa usam camisetas, camisas clássicas, suéteres leves, golas altas e jeans. Suas roupas têm um toque de leve casualidade, mas não há assimetria, color blocking (uma combinação de cores vibrantes) ou detalhes chamativos. Mocassins e tênis são calçados típicos de verão para os escandinavos. Os descendentes dos vikings são atléticos, o que se reflete em seu guarda-roupa. Em particular, roupas para caminhada nórdica sugerem calças confortáveis, tênis e um moletom desse estilo;
- O guarda-roupa de inverno de um sueco ou norueguês invariavelmente inclui um suéter de tricô com estampa de veado, um colete acolchoado com plumas, um moletom, uma jaqueta bomber, um casaco ou um casaco curto de pele. Calçados de inverno masculinos – botas Ugg, botas ou sapatos rústicos de amarrar – sempre têm sola grossa e sólida. São feitos exclusivamente de materiais naturais.
Infantil
Roupas infantis no estilo escandinavo são um verdadeiro achado para pais apaixonados. Quentes, duráveis, aconchegantes e práticas, elas também oferecem total liberdade de movimento às crianças. Embora os estilistas preservem as principais tradições do estilo, eles fazem algumas concessões para as crianças:
- Além dos famosos veados e estrelas, em suéteres, luvas e chapéus infantis deste tema você pode ver coelhos, ursos, cachorros, pássaros e até tigres. Os desenhos e estampas neles, ao contrário dos modelos adultos, são mais distintos;
- As cores básicas aqui continuam as mesmas: vermelho, azul e branco. Mas elas são diluídas com outros tons bastante vibrantes: mostarda, rosa, laranja, menta;
- Graças ao seu estilo, o guarda-roupa escandinavo é capaz de incutir nas crianças o bom gosto e a capacidade de expressar sua individualidade por meio das roupas. Para isso, muitas marcas combinam elementos da moda adulta com estilos infantis e materiais delicados (viscose, algodão). Graças a modelos interessantes, as crianças desenvolvem seu próprio estilo desde cedo.
Combinações da moda
As combinações de roupas masculinas no estilo escandinavo "giram" em torno do casaco – o principal elemento do "dress code" do norte. Ele deve ser de boa qualidade, feito de 100% lã. Suecos, noruegueses e dinamarqueses sempre usam casaco. Combinam-no habilmente com camisa e jaqueta, bem como com moletom ou suéter. Os escandinavos "fizeram amizade" com casacos e botas militares, e com tênis.
O mundo feminino de combinações da moda está, como sempre, mais diverso. O estilo escandinavo rompe com estereótipos e permite:
- Suéter de tricô + saia de chiffon - esta combinação traz um toque de verão e leveza aos dias cinzentos de inverno. A saia pode ser de renda ou seda, com corte sino ou lápis, e o suéter pode ser curto ou ajustado, com cinto. Com esse look, qualquer mulher ficará alegre e feminina;
- Cardigan + cachecol volumoso – esta opção de roupa não só aquecerá você agradavelmente na baixa temporada, como também enfatizará a suavidade das formas femininas. Com um cachecol volumoso, a mulher parecerá ainda mais frágil e delicada. Idealmente, se o cardigan também for volumoso ou espaçoso, o look será verdadeiramente escandinavo. O principal é que as peças combinem em cor e tecido.
- Vestido + polainas é uma combinação que atingiu o auge da popularidade em 2018. Conjuntos especiais surgiram no mercado – vestidos de malha com polainas. As cores e os motivos escandinavos das peças de um conjunto são os mesmos.
Polainas de malha escura e grossa são perfeitas para jovens românticas. Podem ser usadas com vestidos curtos e botas de cano curto com salto ou plataforma.
Marcas populares
Roupas práticas dos países nórdicos são preferidas por jovens de renda média que acompanham a moda. Aqui estão as marcas escandinavas mais populares:
- H&M – esta empresa sueca dá vida aos ideais da moda democrática. A H&M é famosa pela originalidade de seus modelos, pela qualidade e pela naturalidade dos materiais utilizados. A maioria de suas peças é feita de algodão orgânico. Até estrelas do show business trabalham nas coleções da marca, e o próprio Roberto Cavalli desenhou a linha de roupas para o mercado de massa! A H&M permite que você crie um visual casual e profissional, complementando-o com acessórios produzidos aqui.
- Acne Studios – A grife sueca Acne Studios produz roupas de luxo masculinas e femininas. A empresa cria roupas, calçados, jeans e acessórios duráveis. 20% dos tecidos utilizados em sua produção são feitos de algodão natural. A peculiaridade das roupas Acne é que elas enfatizam a individualidade de quem as usa. Não há detalhes chamativos que desviem a atenção da pessoa;
- A Filippa K é uma empresa sueca que produz roupas elegantes com materiais nobres para homens e mulheres. Todos os produtos da marca, incluindo sapatos e acessórios, refletem as últimas tendências da moda. O ascetismo dessas roupas é diluído pela inclusão de cores vibrantes na paleta e acabamentos com mohair macio. Os itens da Filippa K sempre formam uma imagem clara.
Graças ao seu gosto inato, os criativos nórdicos conseguiram criar uma tendência única na moda, tão apreciada por estetas do mundo todo. O estilo escandinavo nas roupas é a proximidade com a natureza, a liberdade de movimento e a ênfase no indivíduo.



Vídeo

 
                                    



















































