O estilo oversized refere-se a um conjunto específico de peças de roupa com um visual enfaticamente solto e largo. Mas não se trata apenas de peças maiores. Roupas nesse estilo já são criadas deliberadamente grandes em sua filosofia. O interessante é que o estilo oversized se adapta a qualquer tipo de corpo, escondendo suas possíveis falhas e enfatizando suas vantagens.
O que é oversize
A tradução literal desse fenômeno da moda é "excessivamente grande em tamanho". O termo é relativamente recente, embora a história do estilo seja bastante rica. Ao longo do último século, modelos volumosos ocuparam posições de destaque nas passarelas da moda mundial. Na década de 1920, em vez de espartilhos e crinolinas, blusas e vestidos de corte amplo começaram a ser usados como símbolo de uma vida livre. Algumas décadas depois, com o advento dos tecidos leves, os estilistas se inspiraram a trabalhar com estilos originais de formas exuberantes.
A revolucionária década de 1970 também foi marcada por um aumento na moda de roupas de formato largo. Afinal, foi nessa época que o mundo se entusiasmou com a moda de vestidos estilo hippie e calças boca de sino. A tendência global de camisas largas, camisetas oversized, calças largas e agasalhos bem soltinhos foi criada por músicos famosos na década de 1990.
Bem, o famoso costureiro japonês Takada Kenzo contribuiu para o desenvolvimento de um novo estilo distintamente oversized. Ele foi o fundador da combinação da cultura tradicional da Terra do Sol Nascente e do Velho Mundo. As tendências da moda ocidental foram enriquecidas com detalhes do quimono oriental, que trouxeram uma silhueta livre, conforto e aconchego aos looks.
Os amantes da moda também podem criar sua própria imagem única de estilo oversized, conhecendo as especificidades das coisas e sua montagem correta.
Coisas que são relevantes para este estilo
Os elementos-chave para criar um visual estilo oversize são:
- casacos casulo volumosos e vestidos-camisa;
- suéteres que parecem ter sido emprestados do guarda-roupa de uma amiga;
- jeans soltos que disfarçam os contornos do corpo;
Os casacos são a peça mais popular deste estilo há mais de uma temporada. Os produtos se distinguem por uma variedade de formas e estilos. Há modelos com diferentes comprimentos de manga e comprimentos em geral, feitos de cashmere, tweed, drapeado, tons pastel e uma paleta de cores rica, sendo o preto um clássico do gênero.
Itens sem os quais é impossível imaginar um guarda-roupa da tendência descrita são suéteres e jumpers confortáveis. Eles ajudam a criar qualquer estilo – romântico, casual, urbano, semiformal. A seleção correta do tecido é importante aqui.Cardigans ficam chiques neste estilo. Modelos com tricô grosso são especialmente relevantes. O produto não parecerá volumoso, mas simplesmente volumoso, o que adicionará um toque de brilho. É possível escolher um modelo xadrez ou listrado, o principal é garantir que não seja muito pequeno.
Os adeptos do estilo oversized não podem prescindir de jeans. Calças estilo "boyfriend" com cintura larga criam um visual perfeito para a cidade. Podem ser complementadas com blusas completamente diferentes e sugerem a presença de saltos e punhos.
Em geral, roupas oversized são um privilégio da moda feminina. Assim, as fashionistas podem se apresentar de uma nova maneira, comportando-se de forma arrogante, como homens. No entanto, a versão masculina do estilo oversized também existe e se distingue pelo contraste, por exemplo, com um suéter ou camiseta larga e calças justas. É aqui que o espírito do renascimento do hip-hop pode ser visto.
Como usar corretamente
Cada estilo tem suas próprias regras para ajudar você a alcançar o visual desejado. Para o estilo oversized, elas são as seguintes:
- O volume de qualquer peça deve ser pelo menos dois tamanhos maior que o habitual. Se você for alto, pode comprar uma peça três ou quatro tamanhos maior. Mas um modelo um tamanho maior não se enquadra nessa categoria;
- O esquema de cores ideal para um guarda-roupa é pastel e neutro. As mais comuns são as opções em preto e branco, além de cinza e bege;
- Ao criar um look, recomenda-se brincar com texturas em vez de cores. Por exemplo, um suéter de angorá combina perfeitamente com calças de moletom de tricô, e uma roupa de tule combina perfeitamente com cardigans de tricô grossos;
- Não se espera uma abundância de joias. O oversize é sinônimo de praticidade, simplicidade e ausência de acessórios complexos;
- Na parte superior do guarda-roupa, é importante que os ombros fiquem no lugar ou bem mais baixos. Isso ajuda a evitar um "visual pesado";
- Não há regras claramente definidas.
Com roupas desse estilo, você precisa ter cuidado se for baixa, tiver busto grande ou tiver um corpo do tipo "triângulo invertido". Se você usar as roupas corretamente, as falhas do seu corpo ficarão escondidas e sua plenitude, disfarçada.
Regras de combinação
Existe a ideia equivocada de que se você comprar a primeira peça que encontrar alguns tamanhos maiores, certamente estará na moda. Cada peça é costurada de acordo com o estilo, cuidadosamente elaborada para combinar perfeitamente com outras peças.
Por exemplo, o suéter neste estilo tem gola e mangas maiores, o que o torna oversized. Um cinto largo contrastante adicionará feminilidade ao visual. Em termos de combinações, as opções mais bem-sucedidas são:
- Calças jeans justas, como skinny ou leggings. A combinação ideal para quem não quer experimentar com o visual, mas ainda quer seguir as tendências da moda. A parte de cima do estilo solto implica uma parte de baixo justa. Essa regra é boa para manter o equilíbrio das proporções;
- Minissaia. Um suéter com esta peça do guarda-roupa se encaixa perfeitamente no guarda-roupa de mulheres que gostam de arriscar. Para completar o visual, recomenda-se complementar as peças com botas rústicas ou botas acima do joelho com sola grossa;
- Saia longa até o chão. Esta combinação é um destaque para quem gosta de tudo que é original e inusitado. O material ideal para saias é lã com cashmere. Mas opções de seda ou algodão serão inadequadas.
Nenhum guarda-roupa oversized pode ignorar os cardigans, que também são uma peça básica. Eles combinam com diversas peças – vestidos, camisetas, blusas, camisas. A principal nuance do cardigan é a cor; ele deve ser neutro. Se, além de oversized, for colorido ou chamativo, corre o risco de parecer um palhaço. Além disso, os itens básicos devem ser universais, pois só assim poderão fazer parte de muitos looks da moda.
Não é recomendado usar um cardigan com outras peças volumosas e largas, pois ficará feio e inapropriado. Inicialmente, tal item é um complemento para qualquer peça de roupa justa. O que, ao contrário, deve adicionar volume e tamanho à imagem são os sapatos.
O vestido oversized merece atenção especial. Geralmente é feito de materiais que permitem uma silhueta reta – lã, malha, cashmere. A principal vantagem desse item de guarda-roupa será a facilidade de movimento devido à sua ausência de tamanho: ele assume uma silhueta fluida e confortável.
Um vestido suéter é um item frequente em guarda-roupas oversized. Combinado com meias-calças grossas e brogues, além de uma bolsa estilo carteiro, o look preppy é perfeito. Os chamados vestidos-camisa também são apropriados, pois escondem perfeitamente algumas imperfeições, como uma barriga saliente. Esse tipo de peça combina bem com joias grandes e chamativas e botas com sola plana ou plataforma estável. Mas, neste caso, você terá que abrir mão dos saltos.
Casacos oversized e espaçosos, cada vez mais evidenciados por inúmeras fotos de catálogos, já começaram a substituir as silhuetas ajustadas. Casacos como o cocoon ou o swing combinam melhor com sapatos de salto. Uma boa opção seria um casaco poncho com botas acima do joelho. E para os mais ousados, um casaco com leggings de couro, jeans rasgado e tênis esportivos rústicos é uma tentativa de se encontrar no estilo grunge sem medo de experimentar. Esse tipo de casaco também pode ser usado sobre um vestido de renda e botas rústicas.
Para combinar com jeans boyfriend, escolha uma jaqueta biker ou uma regata. No estilo oversized, não é proibido usar uma camiseta comum; opções alongadas podem virar um vestido, se desejar, o que é especialmente relevante em dias quentes.
Vídeo

 
                                    























































