As obras de designers modernos contêm notas das tendências da moda do século XX. Os fashionistas modernos sentem nostalgia das tendências de épocas passadas. Isso se explica pela popularidade do estilo retrô, que é uma fonte inesgotável de inspiração para novas coleções de estilistas. O estilo retrô no vestuário atingiu o auge de sua popularidade e relevância no século XXI. Os designers utilizam em seus projetos detalhes que estavam na moda há mais de meio século. São criadas imagens encantadoras que encantam todos os fashionistas do planeta.
Principais variações de períodos
A moda é uma beleza volúvel e impossível de acompanhar. Não importa quais coleções os designers criem, precisamos admitir que o estilo retrô sempre estará em alta. O que é "retrô"? É uma palavra latina que significa "retorno ao passado".
O estilo retrô no vestuário pode ser atribuído a um longo período de tempo. Não há limites claros, por isso vale a pena considerar os períodos do século passado a partir da década de 20. Eles são lembrados por detalhes, estilos e linhas especiais que permanecem reconhecíveis até hoje. Por exemplo, coleções de estilos de ternos masculinos no espírito dos anos 20 e 30 estão presentes em muitas casas de moda hoje. Quanto às roupas femininas, os designers modernos frequentemente se voltam para a moda dos anos 20. Foi nessa época que as mulheres pareciam especialmente sofisticadas. Vamos considerar as variações da moda do século passado.
20-40
Os chocantes anos 20 — esses anos do século passado marcaram um ponto de virada no mundo da moda. O guarda-roupa feminino, com vestidos bufantes, babados e babados, foi substituído pelo estilo "Chicago". Roupas com cintura baixa tornaram-se moda. Uma grande contribuição foi dada pela estilista Coco Chanel, que em 1926 apresentou ao público jaquetas justas, saias plissadas e gofradas. O "pretinho básico" e o estilo adolescente causaram furor entre os fashionistas. Ternos masculinos eram usados por fashionistas com quadris estreitos e busto plano, complementando o visual com um pequeno chapéu. Este foi o período do nascimento do ecletismo, o luxuoso estilo art déco francês. Ele misturava diversos motivos — étnicos, exóticos e vanguardistas. O estilo se distingue pela rica decoração e pelos tecidos luxuosos.
A elegância dos anos 30 ─ as fashionistas aparecem em vestidos brilhantes e justos. As roupas femininas tornam-se elegantes e femininas. Saias longas e graciosas tornaram-se moda e, para alongar os vestidos, as fashionistas costuravam babados ou babados na barra da peça. Foi então que a estilista Elsa Schiaparelli introduziu a cor fúcsia na moda. Era chamada de "rosa terrível", mas conquistou o amor de estrelas e fashionistas mundiais. As roupas de estilo retrô dos anos 30 tornaram-se o completo oposto das tendências da moda dos anos 20 devido ao seu laconicismo e silhuetas clássicas.
Minimalismo dos anos 40 ─ a moda dos anos 40 foi influenciada pela Segunda Guerra Mundial, que criou o estilo militar. Mas as mulheres continuam sendo mulheres mesmo em tempos difíceis ─ as saias ficaram mais curtas, os mesmos casacos com ombros largos foram usados, mas a imagem como um todo tornou-se mais rigorosa. Havia dificuldades com os ajustes, então botões baratos foram cobertos com material têxtil. Meios improvisados serviram como tecido para saias: cobertores, sobretudos e até gaze. Seda e náilon podiam ser vistos em paraquedas, mas esse material não estava disponível. Mudanças para as meninas ocorreram em meados dos anos 40. Novamente, as roupas adquiriram um estilo alongado e maior feminilidade.
50-70
Romantismo dos anos 50─ sobreA marca registrada do estilo retrô nas roupas dos anos 50 é a beleza e a coqueteria. Durante os anos de guerra, as mulheres sentiam falta de blusas largas com babados e babados. Esse sentimento foi sentido pelo então pouco conhecido estilista Christian Dior, que personificava todos os desejos femininos em suas modelos. Sua primeira coleção, "Corolla", causou furor.
Silhuetas básicas:
- Ombros estreitos e cavas altas;
- Corpete justo;
- Decote profundo;
- Cintura fina;
- Saia larga e multicamadas.
Este estilo buscava uma silhueta em forma de X. Ombreiras substituíram ombros arredondados. As mulheres preferiam usar ternos ajustados com saia plissada, estreita ou larga. A representante mais marcante da imagem da época era a lendária e inimitável Marilyn Monroe. Seu vestido plissado inspira estilistas até hoje.
A rebeldia dos anos 60 é um período de mudanças revolucionárias. Foi marcado pelo surgimento de minissaias ousadas nas ruas das cidades. O jeans, que inaugurou a era hippie, tornou-se popular. Foi então que surgiram as expressões "moda jovem" e "unissex". Os anos 60 deram adeus às peças exuberantes, babados e laços, e foram substituídos por cintos, bolsos e golas.
Artigos de moda:
- Mini-saia;
- Estampas geométricas;
- A pelagem é de cores brilhantes.
Materiais sintéticos para roupas femininas estão se tornando cada vez mais populares. O ritmo e a dinâmica dos anos 60 também influenciaram a moda masculina. Os ternos masculinos tornaram-se elegantes, com linhas de silhueta simples, porém rigorosas. Um homem que aparecia na rua com um paletó justo de abotoamento simples imediatamente chamava a atenção. As roupas casuais adquiriram um visual esportivo.
A audácia dos anos 70 — os estilistas tinham uma atitude ambígua em relação aos anos 70, com seu "mau" gosto. Surgiu a tendência dos "hippies", que não reconheciam os cânones e as regras da moda. Alguns estilistas se inspiraram em tendências livres e ficaram satisfeitos com suas criações. Foi então que surgiram as calças boca de sino, os vestidos longos com estampas abstratas, xadrez e ornamentos orientais. E os vestidos túnica ultracurtos expressavam o verdadeiro estilo "hippie chic".
80-90
Este foi o período do "estilo esportivo". O mundo inteiro foi tomado pela moda da aeróbica. Camisetas e leggings brilhantes tornaram-se moda. Para o dia a dia, usavam-se jaquetas de corte reto com ombros largos, jaquetas de couro estilo biker e sapatos plataforma. As cores principais da época eram tons opacos e sombrios de azul-acinzentado-marrom. No verão, a indústria têxtil oferecia produtos feitos de chita com pequenas flores ou bolinhas para crianças e adultos.
Os anos 80 e 90 foram marcados por jeans desbotados, tão justos que precisavam ser desabotoados ao sentar, assim como pelas "bananas" – calças largas que ainda são relevantes hoje. No inverno, agasalhos "volumosos" começaram a aparecer. Os anos 90 personificaram o estilo grunge, que é absolutamente o oposto do estilo glamouroso. A moda veio das bandas de rock e tornou as roupas de segunda mão relevantes. Mesmo que o conjunto incluísse uma blusa branca ou calças justas e estilosas, elas eram complementadas por elementos plus size.
A partir dos anos 80 e 90, as tendências modernas atraíram alguns elementos da moda:
- Jaqueta de couro de motociclista;
- Suéter de malha grossa;
- Camiseta larga, regata, top;
- Top curto;
- Leggings;
- Saia em corte A feita de couro ou jeans.
Se você tiver itens semelhantes em seu guarda-roupa, eles podem ser combinados entre si e criar um estilo comum.
Como usar
Roupas retrô bem escolhidas revelam seu excelente gosto e habilidade para se vestir. No entanto, ainda existem certas regras que ajudam a criar uma imagem completa e evocam olhares de admiração.
- Roupas retrô não devem se sobrepor a outras tendências da moda. Isso vale para chapéus, sapatos e até mesmo para manicure;
- Para exibir roupas de um determinado período, é preciso escolher uma ocasião e um local específicos. Por exemplo: o estilo sofisticado dos anos 20 é adequado para um jantar em um restaurante, enquanto o estilo ousado dos anos 70 pode ser confortável em uma festa.
A moda sempre foi cíclica. É por isso que os estilistas não recomendam se livrar de coisas antigas. Elas ainda podem ser úteis para criar uma determinada imagem. Mas, para não parecer antiquado, você precisa ter senso de proporção e ser capaz de combinar todos os elementos.
Por exemplo, para não parecer um raver ou um garoto de rua dos anos 80, você não deve usar várias peças desse estilo ao mesmo tempo. Um suéter oversized combina bem com calças skinny ou minissaia. E se o casaco ou trench coat for maior, roupas usadas nos ombros e abotoadas abaixo do peito adicionarão estilo. Meninas esbeltas podem usar roupas acima dos joelhos com cintura cortada. Mas para mulheres com quadris largos, é aconselhável alongar a silhueta com saias um pouco abaixo dos joelhos. Uma estampa com listras verticais também combina com essas fashionistas. Isso se aplica a qualquer faixa etária. Mas se uma mulher tiver mais de 30 anos, ela não usará um minivestido com flores brilhantes ou bolinhas grandes em hipótese alguma.
Vídeo

 
                                    






















































