Repensar a estética tradicional de diferentes nações tem sido parte integrante da moda das grandes cidades modernas. Se você adicionar diversos elementos decorativos e acessórios aos trajes nacionais clássicos, terá um visual pronto para o dia a dia ou para uma ocasião especial. Colecionado das culturas mais exóticas do mundo, esse estilo étnico de vestuário é muito atmosférico e sempre chama a atenção. Com ele, você pode compilar motivos folclóricos, texturas de tecidos, uma variedade de formas e cores. E tecidos luxuosos em tons quentes pastel são elegantes e nunca saem de moda.
Variações modernas
A moda étnica absorve tradições nacionais e simboliza a herança cultural de um determinado povo. O próprio conceito de "étnico" refere-se a um grupo de pessoas com uma única comunidade racial, nacional, religiosa ou linguística, independentemente do território em que vivem. Os antigos indicadores de pertencimento social a um grupo restrito e fechado tornaram-se hoje propriedade comum. O vestuário não é mais limitado por fronteiras territoriais ou mentais. Agora não é necessário ser peruano para ter o direito de se vestir como tal.
Apropriar-se de tradições e recompilá-las tornou-se a força motriz por trás da tendência étnica na moda, especialmente após a disseminação do movimento hippie nas décadas de 1960 e 1970. Ao criar um estilo étnico nas roupas, os designers tomam como base elementos das seguintes culturas:
- Asiático (japonês, chinês, indonésio);
- Africano (egípcio, marroquino);
- Europeu (escandinavo, eslavo oriental, grego);
- Norte-americano (Índio);
- Sul-americana (chilena, peruana);
- Indiano;
- povos do extremo norte.
A nova estética inspirou artistas da civilização ocidental, permitiu-lhes desenvolver-se criativamente e dotou-os da capacidade de romper convenções. A interação com elementos tradicionais do vestuário ajudou a indústria da moda a criar um estilo único e sincrético. Ele nos remete a belas terras ultramarinas ou nos remete a um passado distante. Por exemplo, vestidos com estampas indianas costuradas em corte moderno, modelos de quimonos ou vestidos de verão com estampas da savana africana.
As estampas podem ser variadas — florais, animalescas, patchwork, geométricas, dependendo do corte. Seda, cashmere, quimono, poncho, mocassins e turbantes — todos são emprestados de outras culturas e se tornaram elementos comuns do estilo cotidiano há muito tempo.
Assim como o corte solto, que não aperta e não restringe os movimentos, o étnico se distingue por acessórios brilhantes em um fundo de uma paleta de cores mais calma e contida. A decoração rica enfatiza a atenção aos detalhes graças ao bordado à mão (linhas, miçangas, lantejoulas), franjas, rendas, aplicações, patches, fitas, babados e babados.







Dependendo do tipo de roupa
Inicialmente, as roupas étnicas transmitiam a ideia da impossibilidade de separar os mundos interno e externo. Elas não buscam atrair atenção de forma irritante nem demonstrar o status de quem as veste. A identidade interior de uma pessoa que, por meio de sua aparência, se declara ao mundo é o foco principal. Dependendo do gênero, idade, estação do ano ou de uma situação específica, a combinação de peças mais confortável e harmoniosa é selecionada.
As roupas femininas utilizam quase todas as texturas de tecidos, cores e cortes. Você pode escolher um estilo adequado para praticamente qualquer tipo de corpo e idade. A maioria das roupas de estilo étnico tem uma silhueta livre e fluida, por isso são bastante recomendadas para mulheres com proporções corporais fora do padrão. As meninas poderão enfatizar suas vantagens, pois essas roupas são muito femininas, ajudam a esconder falhas e chamam a atenção com acessórios incomuns e brilhantes. As cores preferidas são branco, bege, verde, dourado, amarelo e vermelho.
Os homens precisam de um estilo mais formal, focado principalmente no conforto. Nas culturas nacionais, sempre foi costume determinar o status de um homem e sua posição na sociedade por sua aparência. Dessa forma, ficava imediatamente claro como ele era. Portanto, a ênfase não está tanto na decoração ou no esquema de cores, mas na qualidade e riqueza dos tecidos. Amplamente utilizado:
- seda;
- atlas;
- couro;
- cambraia;
- linho;
- caxemira.
Os tons escolhidos são mais calmos e monocromáticos, por exemplo, tons pastéis: azul, branco, preto, dourado.
Os materiais para roupas de verão, inverno e meia estação variam dependendo das condições climáticas:
- dos países do sul, onde predominam as texturas quentes, finas e leves - chiffon, seda, algodão, linho, cambraia;
- Povos do Norte - estes são tecidos quentes - pele natural, lã, crepe, malhas, tweed, jacquard, couro, camurça.
O estilo pode ser qualquer um, em geral é solto na parte de baixo e mais ajustado na parte de cima.
As roupas casuais são simples, até mesmo utilitárias, e confortáveis para usar o dia todo, seja no trabalho ou em outras atividades. O corte não atrapalha os movimentos e o esquema de cores não é muito chamativo.
Para variar o visual do dia a dia, você pode apostar em acessórios (chapéus, pulseiras, brincos, bolsas) ou sapatos. Eles devem se destacar pela cor ou textura.
Trajes festivos não são algo para se economizar em diferentes culturas. É por isso que roupas para ocasiões especiais muitas vezes parecem peças de museu. Quimonos pesados, túnicas, sarongues – devem ser feitos de tecidos caros, bordados com pérolas, pedras, prata e ouro. Joias são essenciais – de preferência maciças, metálicas. Se não forem grandes, devem ser abundantes. É preciso prestar atenção ao adorno de cabeça, muitas vezes, quanto mais alto e chamativo for, mais importante será o papel da pessoa na celebração. Nas condições modernas, basta usar alguns acessórios étnicos chamativos para se destacar da multidão.





Regras de combinação
Para seguir as recomendações do estilo étnico, você precisa combinar diferentes texturas em suas roupas, adequadas a esse tipo e estilo. Não precisa sobrecarregar blusas ou tops com bordados, lantejoulas e babados ao mesmo tempo. Deve haver uma quantidade moderada de elementos decorativos. Caso contrário, as roupas ficarão ridículas, especialmente se houver muitos enfeites enormes. Os tecidos podem ser combinados entre si. É bom que os mais leves fiquem ao lado dos mais densos, e os transparentes, com elementos de malha ou pele.
Recomendações básicas para combinar roupas entre si:
- Assimetria de comprimento e corte (parte superior curta e justa, parte inferior longa e solta e vice-versa);
- Estilos soltos e largos com ênfase na cintura;
- Estampas e padrões no mesmo estilo;
- Uma combinação de tecidos arejados com tecidos densos e naturais (couro, camurça, pele);
- Texturas lisas com bordados, babados, babados;
- Tecidos multicoloridos com miçangas, lantejoulas;
- Os acessórios são grandes e vários tons mais brilhantes que as roupas;
- Chapéu decorado com roupa simples.
Você não deve usar uma jaqueta de seda estilo quimono e calças de cetim ao mesmo tempo. É melhor escolher uma peça e o restante das roupas em algodão ou linho natural. Nesse contexto, uma camisa ou calça de cambraia ficarão perfeitas.
Sapatos e acessórios
Nos pés, usam botas, sapatos, botins, com cadarço, sola grossa ou alta. Os sapatos de inverno são geralmente grandes, sem salto, podendo ter camurça, inserções de couro e tiras. No verão, sandálias com sola fina e plana, sandálias de cunha. Mocassins leves são bordados com miçangas ou fios, com padrões vibrantes, flores e linhas. Frequentemente, há sapatos de vime com sola de madeira, decorados com tiras.
É fácil exagerar no estilo étnico nas roupas. Isso vale especialmente para os acessórios. Xales de lã, ponchos, cachecóis coloridos e cachecóis não devem ser usados ao mesmo tempo. É melhor escolher apenas um item: um turbante colorido, uma faixa leve na cabeça ou um chapéu de palha decorado com fitas. Boinas, cachecóis, faixas na cabeça e gorros de tricô também são usados na cabeça. Eles podem ser moderadamente decorados com miçangas ou pele.
Recomenda-se escolher bolsas grandes (quadradas, redondas) ou pequenas (bolsas com alça longa). É bom que sejam coloridas, de tricô ou bordadas. Estampas e apliques vibrantes são permitidos. Mochilas são sempre relevantes, especialmente para roupas étnicas.
As decorações podem ser dos seguintes tipos:
- colares e pingentes com cristais, moedas;
- brincos com prata, penas, pedras;
- cintos de lã e miçangas;
- pulseiras feitas de fios, madeira, contas, metal, contas de vidro;
- anéis com grandes pedras naturais (turquesa, ágata, ametista).
A moda continua a se tornar cada vez mais multicultural, tanto nos países ocidentais quanto em nível transnacional. O estilo étnico pode ser um elo entre eles, rico, diverso e sempre empolgante. Afinal, sua principal vantagem é o ecletismo e a simplicidade ao mesmo tempo.







Vídeo

 
                                    








































