Jeans são peças versáteis e duráveis que podem ser usadas mesmo em estado de desgaste, pois permitem costurar shorts ou saias com elas. Muitas mulheres se interessam em como fazer calças jeans velhas sozinhas, sem recorrer aos serviços de um ateliê. O trabalho é bastante simples, até mesmo uma costureira iniciante consegue. Recomenda-se primeiro escolher o modelo e assistir à master class.
Materiais e ferramentas utilizadas
Calças feitas com jeans velhos, feitas à mão, custarão muito menos do que modelos prontos de fábrica. O trabalho não levará muito tempo. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários:
- jeans desgastados;
- fita métrica;
- governante;
- giz ou um pedaço afiado de sabão;
- tesoura;
- fios de jeans;
- agulha, alfinetes;
- máquina de costura;
- materiais decorativos, dependendo do desenho escolhido para as calças.
Para decidir como fazer calças modernas e confortáveis a partir de calças, você precisa avaliar as características do jeans original. Calças muito largas criarão um visual excessivamente largo. Você também deve evitar usar jeans com elastano, pois o corte ficará feio devido aos fios elásticos salientes. É melhor fazer calças confortáveis com jeans clássicos, cujo tecido é feito de algodão puro. Elas devem ficar inteiras acima dos joelhos.
Preparação preliminar do produto para retrabalho
Antes de cortar, você precisa escolher o modelo. Se o comprimento do produto estiver acima ou na altura do joelho, você receberá bermudas. O comprimento abaixo do joelho é típico de calções.
Se o jeans for novo, recomenda-se lavá-lo primeiro na máquina. Após a lavagem com água quente, o tecido encolherá ligeiramente, o que permitirá que você o corte corretamente. Antes de qualquer alteração, as calças devem ser passadas a ferro.
A calça jeans é vestida e o comprimento é estimado levando em consideração a bainha e o comprimento da bainha. Este parâmetro é marcado com giz. Agora você precisa marcar um punho de peça única em cada uma das pernas. A largura depende do modelo escolhido, por exemplo, 4 cm. A largura do punho é medida de cima para baixo a partir da linha desenhada e mais duas linhas são desenhadas. O resultado: há três linhas de giz em cada uma das pernas.
As nuances da determinação do comprimento das calças dependendo do método de processamento das bordas:
- Se você planeja simplesmente fazer a bainha das bordas da maneira clássica, deixe cerca de 2 cm para a bainha.
- Para criar punhos ou várias dobras nas calças, adicione cerca de 7 cm de tecido ao comprimento necessário das pernas.
- Ao criar a franja, você precisa considerar que o comprimento real das pernas será menor. Portanto, ao cortar as calças, você precisa recuar alguns centímetros da linha principal.
É melhor medir o comprimento usando calças acabadas.
Primeiro, corte uma perna. Dobre as pernas com as partes da frente para dentro, alinhe as bordas do cós e as costuras, marque com giz e corte a segunda perna.

Algoritmo de ações dependendo do tipo de jeans
Tanto os jeans masculinos quanto os femininos são refeitos seguindo o mesmo padrão. Mas, para os homens, é aconselhável usar jeans mais folgados. Outra nuance está na decoração. Os breeches femininos podem ser decorados com strass, miçangas ou renda. Para o modelo masculino, um mínimo de decoração é preferível. Alguns cortes e arranhões são suficientes. Você pode decorar calças curtas com remendos com inscrições, correntes de metal, tachas e botões.
Depois de decidir o estilo e o comprimento, é hora de partir diretamente para a produção das calças cropped. As principais etapas:
- O jeans é cortado ao longo da linha inferior marcada com uma régua. É melhor fazer isso em uma superfície plana. Os retalhos de jeans não são jogados fora, pois serão úteis para fazer punhos.
- Das partes cortadas, são cortadas 2 tiras com a largura selecionada, por exemplo, 4,5 cm. Adicionam-se 2 a 2,5 cm a elas como margem de manobra. A largura resultante é igual a 6,5 a 7 cm. O comprimento de cada tira permanece igual à circunferência da calça.
- A tira é aplicada com a frente voltada para o verso, alinhando as costuras laterais. A costura é feita com ponto reto e pressionada para separar.
- Depois o punho é virado do avesso e passado a ferro.
- Marque a linha da bainha (4,5 cm) e alinhave.
- Resta apenas finalizar os punhos com um belo ponto a uma distância de 0,5–1 cm da borda.
Como fazer calças de ganga a partir de calças de ganga afuniladas velhas é uma questão mais complexa. Para isso, é necessário desfazer as costuras laterais até ao meio da coxa da calça curta. Resta apenas abrir as bordas e costurar inserções triangulares. As mulheres podem criar um design original para calças de ganga usando outros tipos de tecido, como renda.


Processamento de bordas e decoração adicional
Se não quiser se preocupar com punhos, você pode fazer dobras. Processo passo a passo:
- Depois de marcar a linha de comprimento das futuras calças, desenhe outra linha abaixo dela a uma distância de 3–5 cm.
- O excesso de jeans é cortado.
- A bainha é dobrada, passada a ferro e costurada com um ponto de fixação.
- A franja no corte pode ser deixada ou escondida virando a borda novamente ao costurar.
Uma borda impecável é obtida processando-se preservando a costura original, especialmente se houver desgastes ou bordados. Algoritmo de ações:
- A linha de acabamento é cortada, deixando uma margem de 1,5 cm.
- A aba é alinhada com a borda cortada da perna da calça, com os lados direitos voltados para cima.
- Eles alinhavam, fazendo uma linha o mais próximo possível da borda da bainha de fábrica e depois costuravam.
- As bordas dos cortes são processadas com overloque ou ponto zigue-zague. Você pode chuleá-las manualmente.
- A bainha é dobrada para baixo. A margem é passada a ferro, dobrando para cima.
- A margem é costurada com uma linha de acabamento que coincide com a costura ou fica a 1–2 mm de distância. Você pode usar linhas invisíveis que combinem com o jeans ou contrastantes.




Um visual moderno e levemente desgastado pode ser dado às calças jeans adicionando franjas na borda inferior. O jeans é perfeito para isso. Para fazer isso, corte o jeans e simplesmente desfie a borda usando uma lixa ou um ralador. Você também pode retirar os fios cruzados e lavar as calças na máquina. A borda inferior pode ser decorada com um cordão, por onde você pode puxar a fita. Rebites com parafusos também ficam lindos.
Cortes decorativos, buracos e abrasões em produtos jeans nunca saem de moda. Combinam harmoniosamente com looks masculinos e femininos. Para criar buracos, você precisará de um estilete ou uma tesoura afiada. Se você lixar as bordas dos buracos, obterá uma franja. Você pode processar as bordas dos bolsos e as costuras das calças com uma lixa fina para criar abrasões elegantes. Para dar ao produto um visual mais feminino, você pode costurar inserções vazadas de guipura de qualquer tom nos buracos internos.
Existem tintas acrílicas especiais para tecidos que não saem após a lavagem. Os padrões podem ser aplicados às calças usando um estêncil ou à mão. Manchas coloridas e caóticas ficam lindas. O branco é usado para destacar áreas individuais do tecido.
Calças femininas feitas de jeans dão espaço para a imaginação em termos de decoração. As fashionistas podem complementar calças curtas feitas à mão com strass glamorosos, miçangas coloridas e lantejoulas brilhantes. Geralmente, esses elementos decoram bolsos, costuras e punhos das calças. O principal é não exagerar. Patches e bordados prontos também ajudam a transformar rapidamente a peça.
Uma decoração adicional criada com inspiração tornará calças jeans artesanais uma peça de guarda-roupa verdadeiramente única. O processo criativo não requer as habilidades de um designer de moda. Basta mostrar a imaginação e não exagerar.
Vídeo

 
                                    











