Há peças no guarda-roupa masculino que são valorizadas não apenas pela aparência, mas também pela funcionalidade. E se essas roupas são feitas à mão, elas carregam uma carga positiva, preservando o calor das mãos de quem as fez. Tricotar um suéter masculino com agulhas de tricô significa realizar um trabalho grande e complexo. Mas o efeito que uma peça feita à mão causa nos outros vale o esforço.
As nuances da escolha do fio
Antes de começar a trabalhar em um suéter masculino, você deve escolher um padrão adequado e, para ele, as linhas e agulhas de tricô apropriadas. Quando se trata de tricotar um suéter quente, a primeira coisa que vem à mente é o fio de lã. Esta é uma ótima opção para pulôveres, coletes, golas altas e golas altas. A lã natural proporciona a troca de ar e umidade necessária e retém o calor perfeitamente. O padrão neste tecido parece claro e expressivo. O aspecto negativo é a capacidade da lã de encolher quando lavada, formar bolinhas quando usada constantemente e esticar ao longo do padrão.
As variedades de fios de lã mais populares hoje em dia são merino, fio Shetland, cashmere, mohair, angorá e alpaca. Esses fios são finos, têm aparência nobre e são resistentes ao desgaste. Os produtos feitos com eles são elegantes e atraentes. Entre os substitutos artificiais da lã, o acrílico é o mais usado atualmente, pois é muito mais resistente e fácil de tingir.
Um suéter masculino de malha para a estação quente pode ser feito de algodão. No entanto, o fio não é elástico e pode ficar muito torcido, como no caso do "Iris". A segunda opção para fios naturais é o algodão e a seda. Devido ao alto custo, os fabricantes de fios costumam adicionar viscose a essa base, o que também confere um leve brilho. Uma opção moderna é o bambu, que possui excelentes propriedades absorventes e um leve efeito bactericida.
A segunda etapa é escolher as agulhas de tricô. Quanto maior o padrão que você pretende tricotar, mais grossas devem ser as agulhas de tricô. O mesmo se aplica à escolha da espessura do fio. Se você planeja fazer um padrão leve e arejado, use fios finos e tricote com agulhas de tricô nº 1,5-2. Para modelos volumosos e volumosos, escolha um fio grosso ou dobre um fio fino de 2 a 3 vezes.
Antes de tricotar o produto principal, você precisa tentar executar o padrão escolhido em um pequeno número de pontos montados. Essa é a única maneira de evitar mais decepções na escolha do fio.












Técnicas e padrões de tricô
Para que algo pareça elegante, aconchegante e confortável, você precisa escolher um modelo adequado para um suéter masculino. Muito depende da idade, constituição física e estilo de roupa do futuro dono. Modelos tricotados com arans ou cordões são sempre masculinos e elegantes. Eles esbeltam a silhueta e aumentam visualmente a altura. Ao mesmo tempo, o volume dos elementos entrelaçados cria a impressão de força e autoconfiança. Os suéteres clássicos podem ser tricotados apenas com nervuras ou com desenhos baseados nelas. Para quem quer um visual menos formal, pode tricotar um suéter branco dessa forma ou escolher combinações de cores interessantes.
Se o mestre tiver habilidades práticas suficientes em tricô, ele pode escolher com segurança padrões vazados, padrões de laçadas cruzadas, tranças, tranças e outros, por exemplo, "orelha em rede", "brotos de feijão", um padrão com broches, "espigas", uma rede volumétrica. Para iniciantes, a superfície frontal, "ondas", "células", "xadrez" e outros padrões "preguiçosos" com agulhas de tricô, que se baseiam em laçadas frontais e traseiras alternadas, são adequados.
Um suéter branco tricotado com padrões como “lagartas” ou “molas” parece elegante e divertido ao mesmo tempo – uma boa opção para jovens, vai bem com jeans ou calças.
















Medições e cálculos
Um suéter masculino, assim como um feminino, deve se ajustar perfeitamente ao corpo; deve ser tricotado de acordo com um molde pré-fabricado. Para isso, você precisa tirar as seguintes medidas:
- circunferência do pescoço;
- circunferência do peito;
- circunferência do quadril;
- distância da sétima vértebra cervical até a cintura;
- comprimento da manga;
- circunferência da manga;
- comprimento do produto;
- comprimento dos ombros;
- profundidade de corte (se planejado).
O padrão de tricô parece mais simples do que o padrão de costura, porque o padrão tem a capacidade de esticar e assumir o formato da figura. As principais etapas da construção de um padrão básico:
- Desenhe uma linha vertical igual ao comprimento do produto, meça horizontalmente a partir dela as linhas do pescoço, peito, cintura e quadris.
- No canto, desenhe um decote e a partir dele desenhe uma linha de ombros com ajuste obrigatório.
- Desenhe uma linha de cava e conecte-a com as linhas do quadril e da cintura.
- Desenhe a manga separadamente, moldando sua tampa de acordo com o volume do braço na área do bíceps.
Para obter produtos bonitos, ao tricotar um molde, é necessário aplicar periodicamente os tecidos de malha ao molde. Nos pontos onde se espera um estreitamento, as laçadas são reduzidas. Para expandir o tecido, existe uma técnica especial para adicioná-las.
Etapas de tricô de modelos da moda
Os suéteres masculinos podem ser tricotados em agulhas circulares ou em seções. No primeiro caso, são utilizadas marcas especiais para evitar confusões. Passos gerais:
- tricotar um pedaço de tecido de teste para calcular o número necessário de laçadas;
- montando pontos e tricotando elástico, se o estilo exigir;
- tricotar o padrão principal, comparando o tecido resultante com as dimensões do padrão;
- mangas de tricô, bolsos de remendo, gola – dependendo do modelo escolhido;
- montagem de peças;
- fumegante;
- se os fios forem brancos, então é fácil lavar;
- passar roupa;
- decoração.
Os suéteres masculinos podem ser clássicos, por exemplo, com cordões, ou feitos em estilo jovem - cota de malha, grandes. Quimonos de malha brilhantes e jaquetas justas com listras ou estampas são populares hoje em dia. Tudo depende do estilo e das preferências pessoais de cada um.
Feito de fio grosso
Tricotando um suéter masculino com arans:
- Pegamos fios NAKO Nakolen, tricotamos uma amostra de teste, medimos quantas laçadas há em 10 cm de tricô.
- Calculamos o número de laçadas e montamos nelas.
- Fazemos um elástico, começando de baixo, usando agulhas de tricô nº 3.
- Quando passamos para o desenho, pegamos as agulhas de tricô nº 4.
- Tricotamos os painéis da frente, de trás e as mangas de acordo com os moldes.
- Nós desenhamos o decote e a gola.
- Nós reunimos os componentes em um único todo.
- Passe um pouco de vapor e costure os botões.
Para o tamanho 52 você precisará de 7 novelos de lã.
Com tranças texturizadas
Para fazer um suéter masculino com tranças, você precisará de agulhas de tricô nº 3,5 e 4,5, além de 750 g de fio merino terracota. Os padrões usados são: frente, verso, elástico 2 x 2 e padrão fantasia. Passo a passo, o trabalho fica assim:
- Para as costas, monte o número necessário de pontos e tricote 5 cm de elástico com agulhas de tricô de 3,5 mm.
- Mudamos para agulhas de tricô de 4,5 mm e fazemos tranças com um padrão de fantasia.
- Observe que o suéter de malha tem manga raglan, então o padrão difere do clássico em seu formato.
- Tricotamos os painéis frontal e traseiro de acordo com o padrão e fechamos as alças.
- Para a manga, pegue agulhas de tricô de 3,5 mm e faça um elástico de 5 cm.
- Mudamos para agulhas de tricô de 4,5 mm e fazemos uma manga.
- Usando agulhas de tricô de 3,5 mm, faça uma tira de 3 cm em um padrão de 2 x 2.
- Fazemos costuras raglan, costuramos a abertura e desenhamos o decote.
- Costuramos o produto ao longo das costuras laterais.
- Passe a vapor e passe a ferro levemente.
Tricotar um suéter masculino não é fácil, mas é divertido. Ao colocar suas habilidades nisso, o mestre dá à pessoa uma sensação positiva, esperando que ela aproveite o conforto e a beleza do produto.
Vídeo

 
                                    





















