Roupas feitas à mão não saem de moda há muitos anos. Suéteres, suéteres e pulôveres quentes e vazados surpreendem com uma variedade de estilos, permanecendo sempre relevantes e amados. Uma peça original no guarda-roupa feminino pode ser um suéter de crochê para o inverno ou o verão. Dependendo do modelo, ele complementa qualquer visual – esportivo ou clássico, elegante ou casual.
Escolhendo o fio e a agulha
O fio para o produto deve ser selecionado com base na estação. Os suéteres de malha podem ser divididos em:
- verão (perfurado, leve);
- meia estação (densidade média);
- inverno (quente, volumoso).
Um suéter vazado para o verão é feito com fio fino. Vale ressaltar que o algodão puro e o linho resultam em um tecido bastante rígido, desconfortável para a pele. Poucas pessoas usam essas peças com prazer. O problema pode ser resolvido usando algodão mercerizado macio e fios mistos, que incluem fibras sintéticas além das naturais. Além disso, um suéter de crochê para o verão pode ser tricotado com:
- microfibra;
- sedas;
- bambu;
- viscose.
Para um suéter de crochê de meia estação, vazado ou grosso, fios que contenham lã e sintéticos são adequados. O fio deve ser fino (300-400 m / 100 g). Um exemplo de fios bem escolhidos pode ser considerado:
- Pekhorku "Crossbred Brazil" - uma mistura de lã e acrílico;
- Color City "Muse" - lã com linho adicionado;
- Color City "Golden Dragonfly", composta por lã, acrílico e lurex;
- Costura "Alpaca" - lã de alpaca mais nylon;
- Nako "Peru Color" é um fio de semi-lã tingido seccionalmente.
Um suéter volumoso e quente para o inverno é melhor tricotado com lã. Uma pequena adição de materiais sintéticos é permitida para que o produto encolha menos na lavagem e não amasse. Você pode usar fios com plumas, como cashmere, mohair, alpaca e angorá. Mas é preciso levar em consideração a formação de bolinhas na superfície do tecido de malha. Ao vestir um suéter de plumas, evite o atrito constante com roupas externas, bolsas ou encostos de cadeiras, para que o pelo não saia.
Ao escolher lã para uma peça de gola alta e mangas compridas, certifique-se de que a peça não fure a pele exposta, causando coceira e irritação. Antes do trabalho, aplique o novelo no pescoço e na parte interna do cotovelo. Essas são as áreas mais vulneráveis para roupas feitas de material grosso.
Os seguintes tipos de fios são adequados para um suéter quente:
- Pekhorka "Elite" - lã merino pura;
- Vita "Alpaca Wool" - lã com alpaca;
- ShveiTorg “Angora Delicate” – angorá com poliamida;
- Nako "King Mohair" - mohair plus acrílico premium;
- BBB “Kashmir Baby” – lã merino e caxemira.
Você pode obter um tecido mais denso com fio fino se tricotar com 2 ou 3 fios.
Ao escolher o número da agulha, é mais fácil seguir as instruções na etiqueta do novelo. Se não houver etiqueta ou se for difícil de ler, você pode determinar o número da ferramenta de outra forma. O entalhe na cabeça deve corresponder exatamente ao diâmetro do fio. Se o fio for dobrado em dois ou três, a agulha deve corresponder à espessura total deles.
Às vezes, o tamanho da ferramenta precisa ser selecionado para uma técnica de tricô específica. Se o item ficar solto, a agulha deve ser usada um tamanho maior do que o recomendado nas instruções. Para um padrão vazado pronunciado, é melhor escolher uma ferramenta menor para que o padrão se destaque claramente na tela.











Medições e cálculos
Para garantir que seu suéter de crochê se ajuste perfeitamente, é importante tirar as medidas corretas. Há alguns pontos a considerar:
- ao fazer medições, a fita métrica deve ficar bem ajustada ao corpo, sem ceder ou esticar;
- a pessoa a ser medida deve ficar em pé, ereta e sem esforço;
- todas as dimensões simétricas (comprimento dos ombros, comprimento da manga) são medidas do lado direito;
- a precisão da medição deve ser de 0,5 centímetros;
- Se o produto for usado sobre uma camiseta ou regata, as medidas deverão ser tiradas com essas roupas.
As medidas tomadas devem ser registradas no papel e usadas para ajustar o molde final. Para peças de crochê feminino, são necessárias as seguintes medidas:
- OG (circunferência torácica). A fita métrica percorre as escápulas, as axilas e a parte mais saliente do peito.
- SL (comprimento do ombro). A linha horizontal do ombro é medida a partir da base do pescoço.
- SL (comprimento da manga). Medida da ponta do ombro, passando por um cotovelo ligeiramente dobrado, até o pulso. Pode variar dependendo do comprimento desejado da peça.
- BBL (comprimento das costas até a barra). Distância da base do pescoço até a borda inferior do produto. Medida estritamente verticalmente ao longo das costas.
Mesmo que as instruções de tricô indiquem o número exato de pontos a serem montados, você precisa calcular esse número com base nas medidas tiradas. Para isso, tricote uma amostra de 10 x 10 cm com o fio selecionado. Em seguida, lave e seque para permitir que o suéter acabado encolha. Dessa forma, você pode determinar com precisão o número de pontos para todas as peças do molde.
Aula mestre passo a passo sobre modelos populares de tricô
Após uma master class detalhada, incluindo a descrição do padrão e a montagem do produto, você poderá tricotar um modelo de verão ou inverno de um suéter feminino. O fio deve ser selecionado com base na gramatura especificada no manual. O número de laçadas deve ser ajustado após as medições.
Abreviações em diagramas:
- VP – circuito de ar;
- ССН – ponto alto duplo;
- LP – circuito de elevação de ar;
- СС2Н – ponto alto;
- PST – meia coluna;
- СС3Н – uma coluna com três fios;
- CT – coluna.
Pulôver de verão vazado feito de motivos
O suéter de verão é feito de crochê de viscose fina com densidade de 300-350 m/100 g. Este modelo também pode ser tricotado em algodão ou microfibra. Para o trabalho, você precisará de uma agulha de crochê nº 2.5. Produtos de tamanhos diferentes diferem entre si apenas no número de motivos tricotados. O suéter feminino, de acordo com este padrão, é do tamanho 42-44 e consiste em 146 peças. O mesmo modelo de crochê para uma adolescente, do tamanho 36-38, é feito de 120 peças.
Padrão de tricô do motivo:
- São coletados 6 VP, que são fechados em um anel;
- 8 CCHs são tricotados no anel resultante, entre os quais há 3 VP, o primeiro CCH é substituído por 3 VP;
- 4 VP, 4 CC2N no arco, 6 VP, 1 PST no arco, 6 VP, 5 CC2N no arco, continue até o final da carreira;
- Acima de cada grupo de 5 pb2s, mais 5 pb2s são trabalhados, tricotados juntos, entre eles: 6 corr., 1 pst no arco, 6 corr., 1 pst no arco, 6 corr.
Os motivos são conectados uns aos outros com pbx para os arcos de 6 corr à medida que você tricota. Os espaços entre os cantos dos motivos são preenchidos com grupos de 3 corr3 para os pbx de conexão externos, entre os grupos de 3 corr.
Montando um suéter de crochê de verão:
- Para a parte de trás, você precisa formar uma tela com motivos de 6 x 6 ou 7 x 7.
- A frente é tricotada da mesma forma que as costas.
- Cada manga é composta por 24 motivos (6 de comprimento, 4 de largura).
- A frente e as costas são unidas ao longo das costuras dos ombros e laterais.
- As mangas são costuradas ao longo da borda longa e costuradas na peça.
As bordas das mangas, a parte inferior e o pescoço são amarrados com os mesmos fios de acordo com o seguinte padrão: 5 pb, acima deles 3 pb usando a técnica “picot” - prenda o pb no mesmo lugar onde eles começaram.
Suéter volumoso de malha grossa
Um suéter quente é feito de crochê com fio de semilã com densidade de 250 m/100 g. Para o trabalho, você precisa de uma agulha de crochê nº 8. Todos os padrões são para os tamanhos 42-46 com densidade de tricô de:
- padrão principal - 11 laçadas x 8 carreiras = 10 x 10 cm;
- elásticos - 11,5 laçadas x 12,5 carreiras = 10 x 10 cm.
O produto é composto por três partes: uma única peça de tecido para a parte da frente, mais as costas e duas mangas. Todas as peças são criadas transversalmente.
Como tricotar a parte principal:
- comece com um conjunto de 15 VP;
- faça 1 VP, pb até o final da carreira;
- 1 VP, 1 PB, depois tricote um PB de alívio, prendendo o PB anterior na frente, finalize a carreira com um PB regular;
- 4 VP, depois tricotar CC2H até o final;
- tricotar como carreira 2;
- repita as carreiras 1 a 4.
Depois de tricotar 36 carreiras, você precisa formar o pescoço. Ele se parece com uma fenda no tecido. Para isso, as laçadas de 56 a 83 não são tricotadas, mas sim uma corrente de 28 PV. Na carreira seguinte, todos os PV são tricotados de acordo com o padrão. Em ambos os lados do pescoço, 36 carreiras devem ser tricotadas.
As mangas são tricotadas em canelado. Para isso, montam-se 28 pontos corrente e alternam-se a 1ª e a 2ª carreiras do padrão principal. O comprimento do tecido é de 45 carreiras.
A montagem do modelo é feita da seguinte forma:
- A parte principal é dobrada ao meio e o meio é marcado. O meio das mangas é encontrado da mesma forma.
- O centro deles é alinhado com o meio das laterais da parte principal, os elementos são costurados da parte do meio para as bordas.
- São feitas costuras nas mangas e laterais.
- A parte inferior dos elementos é amarrada com sc.
- A parte inferior do produto é amarrada com um elástico de 5 a 10 cm de largura.
Este suéter de crochê quentinho é recomendado para tricoteiras iniciantes. Os padrões simples e as etapas de montagem não causarão dificuldades, e o produto ficará espetacular e versátil.
Como ler um diagrama
Para ler corretamente o diagrama, você precisa saber como os diferentes tipos de loops são designados nele. Normalmente, os seguintes sinais são usados em imagens:
- ponto ou círculo - laço de ar;
- arco com um número - uma cadeia de VP; o número indica sua quantidade;
- linha vertical - ponto baixo;
- mais - coluna de conexão;
- uma longa linha vertical, cujo topo é riscado uma, duas, três ou mais vezes - uma coluna com 1, 2, 3 ou mais fios;
- uma linha vertical com um gancho na parte inferior é uma coluna de relevo.
Se o padrão mostrar apenas parte do motivo ou detalhe, o crochê deve ser feito simetricamente ou repetido em círculo. Depois de estudar os símbolos populares, você poderá fazer qualquer item escolhido. Os padrões facilitam muito a vida das tricoteiras, às vezes você nem precisa consultar a descrição.
Vídeo

 
                                    













