Algo tricotado com as próprias mãos sempre se distingue pela originalidade. Há muitas peças de guarda-roupa que podem ser criadas com fios em casa. Um exemplo marcante é um suéter de tricô oversized, especialmente popular hoje em dia. Este modelo é adequado tanto para o dia a dia quanto para férias em um ambiente aconchegante e acolhedor. O principal é escolher um design interessante e um material de alta qualidade, além de ser paciente.
Selecionando fios
Antes de começar a tricotar um suéter oversized, você deve escolher o material certo. Há muitas opções de fios no mercado. Eles podem incluir fibras naturais e sintéticas. É possível combiná-las em diferentes porcentagens.
Para uma opção quente de inverno, os especialistas recomendam o uso de fios com adição de lã. Nesse caso, você deve levar em consideração o possível alongamento durante o uso ou o encolhimento após a lavagem. Portanto, manuseie um suéter de lã com delicadeza. Suéteres de mohair e angorá também são considerados uma excelente opção. Para um suéter leve de verão, é aconselhável usar fios naturais finos com adição de fibra sintética. Esse produto possui propriedades respiráveis e, ao mesmo tempo, é bastante resistente ao desgaste. Ao mesmo tempo, você pode experimentar cores, criando novas combinações vibrantes.
Além da composição, é preciso levar em conta a estrutura e a espessura do fio. Deve ser liso, sem aspereza. Ao usar tricô grosso, é aconselhável dar preferência a um fio de espessura máxima ou média. O produto será volumoso e quente. Ao escolher o branco, você pode criar um suéter oversized delicado, no qual se sentirá sempre confortável e aconchegante.
Os especialistas recomendam criar um padrão vazado usando fio de lã grosso para o inverno ou fio fino contendo algodão para o verão.




Ferramentas e métodos de tricô
Para criar um suéter oversized com agulhas de tricô, você deve primeiro adquirir todas as ferramentas necessárias. Isso simplificará bastante o processo de tricô. Recomenda-se ter:
- Esquemas com descrição do modelo selecionado.
- Tipo de fio adequado.
- Um par de agulhas de tricô principais que correspondem ao tamanho do fio.
- Agulhas de tricô circulares (se necessário).
- Uma agulha de tricô adicional se você escolheu uma trança como padrão.
- Marcadores. Alfinetes ou clipes de papel coloridos são considerados a melhor opção.
- Contador de linhas.
Utilizando agulhas de tricô comuns, tricota-se uma peça reta, após a qual o suéter oversized é montado com costuras adicionais. A ferramenta é um produto pareado equipado com limitadores nas pontas. As agulhas de tricô circulares são universais. Podem ser usadas tanto para tricô circular sem costura quanto para criar uma peça reta que requer montagem posterior. A ferramenta consiste em um par de agulhas de tricô curtas e retas conectadas por um cordão macio e flexível ou linha de pesca.
As agulhas de tricô devem ser selecionadas com base no fio e no padrão. Como regra, a espessura recomendada da ferramenta está indicada em cada novelo de linha. Para fios de lã, modelos de metal ou plástico com superfície lisa e deslizante são mais adequados. E para fios finos, agulhas de tricô de madeira.
Ferramentas adequadamente selecionadas permitirão que você execute facilmente uma variedade de técnicas de tricô. O tricô grosso com fios grossos é considerado o mais popular para criar suéteres volumosos. Ao mesmo tempo, os homens vão gostar de pulôveres com tranças decorativas. Já para o sexo oposto, a escolha de técnicas é muito mais ampla: tricô reto, tricô com declive, vazado, teia de aranha, com padrão em relevo, com tranças pequenas, arans.











Medições e cálculos
Para que as peças de tricô caiam bem, você deve tirar as medidas corretamente. Um suéter oversized geralmente se caracteriza pela presença de um raglan, que é uma peça única de manga com um ombro. Para criar o produto, você precisará dos seguintes parâmetros:
- circunferência do peito;
- circunferência do quadril;
- largura da cava;
- largura do pulso;
- comprimento raglan;
- altura do produto.
Vale lembrar que um suéter oversized deve ter aproximadamente 1,5 a 2 vezes o volume. Portanto, as medidas obtidas devem ser multiplicadas por este indicador. As exceções são o comprimento do raglan (adicione 5 cm) e a altura do produto (permanece inalterada).
Depois que as medições e os cálculos forem feitos, você precisa decidir o número de voltas. Para isso, os especialistas recomendam tricotar uma seção de teste para converter centímetros em laçadas. O procedimento é o seguinte: tricotar uma pequena amostra de aproximadamente 10 × 10 cm, calcular o número de laçadas a uma distância de 1,5 cm e 10 cm e calcular a média. Em seguida, esticar levemente a seção de teste do suéter e repetir o procedimento. A partir dos dois valores obtidos, determinar o número de laçadas por centímetro por meio de operações matemáticas simples.
Etapas de tricô de modelos simples
O padrão de tricô para cada peça é estritamente individual. No entanto, existem algumas recomendações gerais para criar uma versão básica de um suéter. É aconselhável tricotar as costas primeiro. A bainha do suéter é mais fácil de fazer com um elástico (alternando as alças da frente com as alças de trás).
A parte da frente do produto é tricotada da mesma forma que as costas ou decorada com um padrão separado. Ao mesmo tempo, não se esqueça de que o decote na frente começa um pouco antes do decote nas costas, cerca de 5 centímetros antes do corte do ombro, se houver. Para iniciantes, recomenda-se o uso de um elástico com agulhas circulares para tricotar o decote e a barra da manga.
Quando todas as peças estiverem conectadas, prossiga para a etapa de montagem. O meio da manga é conectado à costura do ombro, costurada à parte principal. Em seguida, o corte lateral e a parte inferior da manga são fechados com uma única costura. Se for escolhido um modelo de suéter oversized mais complexo, então ajustes devem ser feitos com base nas características do estilo.
Feito de fio de malha grosso e grande
Para criar um modelo de malha grande, recomenda-se usar fio grosso com adição de lã. As agulhas são retas, lisas e os fios têm o tamanho adequado. O produto ficará não apenas volumoso, mas também muito quente. O principal é entender o padrão, que pode ser traçado em todos os elementos do suéter. O algoritmo de ações é bastante simples, mesmo para costureiras iniciantes:
- Uma seção de teste é tricotada. Isso ajudará a determinar posteriormente o número de laçadas com base no tamanho necessário em centímetros.
- Fazendo a frente e as costas. De acordo com o molde, a frente e as costas do suéter são tricotadas separadamente. Ao mesmo tempo, não se esqueça das diferentes alturas do início do pescoço. O decote das costas é sempre mais estreito, localizado mais alto em comparação com o lado oposto do suéter.
- As mangas são tricotadas usando o mesmo padrão.
- Montagem do produto. As partes frontal e traseira são unidas por meio de uma costura longitudinal. As mangas são costuradas da mesma forma. Em seguida, as peças são montadas em um único produto.
- O suéter oversized feito de fio grosso está pronto.
Após a conclusão de todas as etapas do trabalho, você deve cuidar do design da gola. Ela é tricotada sobre o produto final usando agulhas de tricô circulares. Como regra, utiliza-se um elástico.
Algodão de verão
Para criar um modelo de suéter oversized de verão para mulheres, são usados fios de algodão finos e três técnicas: ponto meia, ponto vazado, elástico patenteado. Selecionam-se agulhas do tamanho apropriado. O algoritmo de ações com diagramas e descrições é o seguinte:
- Fazendo a parte da frente. Duas carreiras são tricotadas em ponto meia, depois é feita a transição para o padrão, que posteriormente decorará a parte inferior do produto. Depois de tricotar uma altura, você deve passar para a técnica do elástico patenteado, usando-a até o final do tecido.
- Fazendo as costas. Elas são feitas da mesma forma que a parte da frente.
- Como fazer as mangas. Monte um número de pontos igual à largura especificada no punho. Faça quatro carreiras em ponto meia. Em seguida, tricote um ponto vazado da mesma altura, de acordo com a imagem esquemática. O restante do tecido é tricotado com um elástico envernizado.
Depois que todos os elementos estiverem prontos, eles devem ser montados. Para isso, recomenda-se usar uma costura longitudinal. Por fim, a gola é formada com um elástico em agulhas de tricô circulares.







Sem costura em agulhas circulares
Para criar um suéter feminino sem costura, você precisará de agulhas de tricô circulares lisas, do tamanho apropriado para o fio. Primeiro, tire as medidas. Em seguida, sugerimos o seguinte algoritmo:
- Confecção das partes da frente e de trás. O número especificado de laçadas é montado com agulhas de tricô circulares. Quatro carreiras são tricotadas em círculo com um elástico. Em seguida, são adicionadas cerca de 25 laçadas. As laçadas não são escondidas, pois conferem um certo charme ao produto. As quatro carreiras seguintes são tricotadas com a mesma técnica. Em seguida, vem a transição para o padrão principal. De acordo com o padrão, o tecido é tricotado até o meio do produto. É importante controlar o número de laçadas e as relações.
- Fazendo uma manga. A primeira carreira é montada com o número de laçadas necessárias para a circunferência fornecida. Quatro carreiras são tricotadas em círculo com um padrão canelado. Em seguida, cerca de 10 laçadas são adicionadas e quatro carreiras são tricotadas. A transição para o padrão principal do produto é feita. Assim, metade da manga é criada.
- Criação de um raglan. Caracteriza-se pelo tricô circular seguindo o mesmo padrão, com a manga e a parte principal unidas em um único conjunto. Ao mesmo tempo, na junção das partes individuais, é feita uma diminuição.
Quando a parte principal do suéter oversized sem costura estiver pronta, é necessário trabalhar na gola. Ela é decorada com um elástico. As quatro primeiras carreiras são tricotadas com o mesmo número de laçadas. Nas 4 carreiras seguintes, faz-se uma diminuição. O tricô é fechado criando uma borda elástica.
Vídeo

 
                                    











