Como fazer franjas em jeans você mesmo, instruções para iniciantes

Franja Recomendações

As roupas jeans são tão democráticas que se adaptam a qualquer decoração. A próxima tendência da moda são as calças jeans com franjas, que surgiram como uma homenagem ao adorado estilo boho. O acabamento em linha fica especialmente original em shorts e jeans com comprimento mais curto. A parte inferior das pernas é reta ou em ângulo, e a parte de trás é mais comprida que a da frente. Você pode fazer franjas sozinha, usando as ferramentas mais simples que você pode encontrar em praticamente qualquer casa. Sabendo como fazer franjas em jeans, você pode transformar qualquer modelo.

Ferramentas necessárias

Fazer franjas não é um processo complicado, consistindo principalmente em operações manuais. Para fazer tudo de forma rápida e eficiente, prepare os seguintes dispositivos e ferramentas:

  • uma fita métrica, uma régua pequena, de 25-30 cm de comprimento;
  • giz ou um pedaço de sabão para desenhar linhas no tecido. Se o jeans for branco ou muito claro, um lápis macio ou marcador de tecido;
  • tesouras grandes, próprias para cortar jeans, e pequenas, talvez de manicure, para cortar os fios da base;
  • uma faca de papelaria ou abridor de costura;
  • uma agulha grossa ou uma pinça afiada que sejam convenientes para pegar fios;
  • agulhas com cabeça ou agulhas manuais, dedal para alinhavar fita franjada.

Se você tiver uma máquina de costura em casa, escolha linhas que combinem com a cor do seu jeans ou uma cor contrastante, dependendo do modelo que você tem em mente, para criar um ponto de fixação acima da fita. Se não tiver uma máquina, compre fita adesiva para tecido para evitar que as linhas desfiem durante a lavagem. Você também pode precisar de um ferro de passar durante o trabalho.

Os tecidos jeans têm uma trama muito densa, em sarja ou diagonal. Os fios da urdidura, direcionados verticalmente, são tingidos, enquanto os fios da trama, na horizontal, são claros, de modo que a frente e o verso apresentam cores diferentes.

Ferramentas necessárias

Como implementar

Vamos dar uma olhada em duas opções de como fazer franjas em jeans você mesmo, sem ir a um estúdio de costura.

  • No primeiro caso, os fios são desenrolados da parte inferior das pernas até a altura desejada. Este processo requer atenção, pois, se você o fizer de forma descuidada, não conseguirá restaurar a superfície do jeans. Ao mesmo tempo, todo o trabalho é exclusivamente manual. Este método é adequado apenas para a parte inferior de jeans;
  • Na segunda variante, uma fita com franjas é feita a partir de um pedaço separado de jeans. A fita finalizada é costurada na parte inferior das pernas ou como acabamento nos bolsos. Ao fazer jeans com franjas dessa maneira, você não pode prescindir de uma máquina de costura.

Ao fazer franjas em tecidos jeans, os fios de trama horizontais são removidos. Neste caso, a franja inclui apenas os fios da urdidura e parece mais escura do que o próprio jeans. Todas as medidas para encurtar jeans são tiradas da parte inferior do produto. Isso permite que você aplique marcas com precisão em ambas as pernas.

Remoção de rosca

Na parte inferior das calças

Para fazer franjas na parte inferior das calças, você precisa decidir o comprimento do produto. Nas calças, marque o nível com giz e adicione 2 cm, pois a franja encurta visualmente o comprimento.

  • Meça a distância da barra da calça jeans até a marca usando uma fita métrica e reserve os mesmos segmentos ao longo do perímetro de ambas as pernas. Agora, as marcas podem ser conectadas com uma régua e, assim, obter uma linha da borda inferior da franja, ao longo da qual as pernas são cortadas;
  • Se o jeans não for encurtado, a bainha é rasgada e passada para facilitar o trabalho. Se a bainha for longa o suficiente, é mais fácil cortá-la;
  • Meça a partir da linha inferior uma distância igual à largura da franja. Faça várias marcas ao longo do perímetro da perna. Conecte as marcas com uma linha que indicará a borda superior da franja;
  • agora você pode rasgar as costuras laterais do jeans até o nível onde a franja começará e cortar o excesso de tecido para que o tecido das metades de trás e da frente não se sobreponham;
  • fios finos da trama começam a ser puxados, presos com a ponta afiada da agulha. Para maior comodidade, coloque um suporte rígido de madeira ou plástico sob a superfície de trabalho; uma revista ou livro velho serve;
  • No produto final, os fios transversais raramente são estritamente paralelos à barra da calça. Para garantir que o acabamento tenha a mesma largura, são feitos cortes verticais no tecido com tesoura a cada 1,5-2 cm. O corte deve atingir a linha da borda superior da franja;
  • Se a linha de corte superior for planejada para ficar em ângulo, o contorno será marcado com giz e cortes verticais serão feitos a cada 0,5-1 cm.

Na etapa final, dois pontos paralelos ou um ponto em zigue-zague são feitos ao longo da borda superior do acabamento. Isso evitará que a linha se desfie ainda mais e é relevante para jeans de baixa densidade e espessura. Os jeans tradicionais, que usam fios torcidos, criam uma franja densa e praticamente indestrutível.

Aparando as costuras

Nós rasgamos as calças

Remoção de rosca

Os fios são removidos parede por parede

Usando um gancho

Franja pronta

Nos bolsos

Decorar bolsos de jeans com franjas é mais difícil do que decorar a barra de uma calça. Para isso, você precisa fazer uma fita de franjas, que é costurada ao longo do contorno do bolso ou ao longo da linha de entrada.

Para fazer isso, selecione um tecido jeans que combine com a cor e a textura.

  • o tecido é cortado em tiras, cuja largura corresponde à largura da franja + 1,5 cm para a costura;
  • a linha dos grãos deve estar na direção longitudinal;
  • os fios da trama são puxados até o nível pretendido;
  • É aconselhável costurar a borda desfiada da fita com um ponto ziguezague.

O blank resultante é muito prático para acabamento de bolsos.

Deve-se levar em consideração que é difícil costurar a fita no bolso devido à sua grande espessura. A fita é alinhavada ao longo do perímetro do bolso diretamente sobre o tecido da calça, face a face, e fixada com um ponto à máquina a 0,5 cm do corte. A borda decorativa da fita é dobrada para a frente, alinhavada e recebe um ponto de acabamento. Ela cobre o corte interno e mantém a franja na posição desejada. É mais difícil costurar a fita na entrada do bolso devido aos rebites e à grande espessura, por isso ela é fixada à mão ou costurada apenas em uma área acessível.

O novo estilo também se caracteriza por um acabamento cru, onde as bainhas das calças jeans e as aberturas dos bolsos são desenhadas com um descuido deliberado. Nesse caso, basta fazer alguns cortes com uma lâmina afiada e deixar os fios soltos.

Antes de escolher um novo design, decida com o que usar jeans na nova versão. A franja é um elemento muito chamativo, uma espécie de desafio, uma oposição às tradições. Mesmo que se encaixe harmoniosamente no esquema de cores geral, ela distrai a atenção, impondo restrições estilísticas a todo o visual.

A largura e a localização da franja determinarão a escolha dos sapatos e da parte superior do guarda-roupa. Franjas longas, penduradas quase na altura do joelho, criarão um visual romântico que combina bem com sapatos de salto alto. Franjas deliberadamente desleixadas e assimétricas conferem um visual ousado e combinam bem com camisetas e camisetas. Franjas estreitas na barra da calça jeans parecem muito femininas; quase qualquer blusa casual, tênis, sapatilhas e chinelos de verão combinam com elas. Pense bem no seu visual e, em poucas horas, seu guarda-roupa estará completo com uma peça nova e estilosa, e seu tempo não será desperdiçado.

Calça jeans azul claro

Como rasgar jeans lindamente

Vídeo

https://youtu.be/zkHURSV_qZw

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios