Jeans são peças universais e cotidianas do guarda-roupa. Não saem de moda há várias décadas e provavelmente estão no guarda-roupa de todos. Mas qualquer peça perde a forma e desbota com o tempo. Se o seu jeans favorito estiver bastante desgastado, não se apresse em jogá-lo fora, pois você pode fazer muitas coisas úteis com ele. Uma das soluções bem-sucedidas é um tapete feito com jeans velhos, que não levará muito tempo para ser feito. O produto final pode se tornar uma decoração de interiores original. Resta apenas decidir a técnica de fabricação.
Preparação do material
Antes de iniciar o processo criativo, você precisa preparar tudo o que precisa para o trabalho. E, antes de tudo, o tecido em si. Vale ressaltar desde já que calças por si só não bastam. Mesmo para criar um tapete pequeno, você precisa de até três ou quatro jeans. É claro que nem sempre se tem tanto material em estoque, mas você pode pedir a amigos e conhecidos que queiram se livrar de algo velho para trocar por calças jeans.
Além do tecido em si, você precisará de:
- fios de algodão fortes (da mesma cor do jeans, ou coloridos);
- agulha, tesoura, giz ou lápis preto;
- máquina de costura (se disponível);
- como complemento, material de outros tecidos;
Se quiser decorar o tapete, você pode usar elementos decorativos adicionais. Podem ser rendas, tranças, franjas, fitas de cetim — qualquer coisa para dar vida à sua ideia.
Como fazer
Uma direção criativa como o feito à mão se tornou popular hoje em dia. É um prazer fazer o que você ama e obter produtos exclusivos que agradarão sua família, entes queridos e amigos. Um tapete feito à mão com jeans velhos pode servir não apenas como item doméstico ou decoração, mas também como presente.
Existem muitas ideias para criar um revestimento de piso. Patchwork, tricô, tecelagem e a combinação de jeans com diferentes tecidos e materiais são populares. Você pode escolher a técnica mais conveniente para você. A seguir, veremos duas das master classes mais populares que não exigem habilidades especiais de costura.
Trança redonda
Uma boa opção é ter jeans azul ou azul-claro velho que você não se importe em usar para fazer um tapete. A combinação do azul-escuro com o verso claro do material resulta em um item decorativo com uma atraente coloração mesclada. Oferecemos uma master class simples sobre como criar um tapete com tranças, perfeita para artesãs iniciantes.
Todo o trabalho consiste em várias etapas. Seguindo as instruções fornecidas, você obterá um belo tapete redondo:
- Corte o jeans em tiras longas de 5 a 8 cm de largura. Quanto mais tiras, mais fragmentos de trama você obterá;
- Pegue três tiras e faça uma trança normal. Continue fazendo o mesmo com as tiras restantes;
- Prenda as pontas dos espaços em branco resultantes com um alfinete (você pode costurá-los com linha imediatamente). Como resultado, você deve obter uma trança longa e contínua;
- torça a trança em espiral, formando uma base redonda para o produto. Durante o processo, é aconselhável prender a espiral com grampos para que ela não se desfaça;
- Resta corrigir os elementos do tapete, dando-lhe o formato desejado. Depois disso, costuramos tudo com linhas na parte de trás do produto.
Um formato redondo ou oval para um tapete é a melhor opção. Mas se você quiser, pode dar a ele um formato quadrado, triangular ou de diamante, criando um padrão específico combinando diferentes tons de jeans.
O artesanato finalizado pode ser usado como tapete de cabeceira no quarto ou no quarto do bebê, no corredor, no banheiro ou na varanda. Um produto pequeno semelhante pode ser usado como capa para uma cadeira, banquinho ou banco. E se você usar a imaginação, o resultado da sua criatividade pode ser pendurado na parede ou usado como um painel decorativo.
Em estilo patchwork
Você pode fazer uma versão igualmente interessante de um tapete de jeans com suas próprias mãos, usando o estilo patchwork. A técnica é fácil de executar, mas você precisará de muitos retalhos para o trabalho. O material de consumo ideal serão pedaços de jeans velhos e desgastados, de densidade média. As peças podem ser quadradas, triangulares, retangulares, em forma de listras, favos de mel, grandes ou pequenas. Mas é melhor combinar peças de diferentes formatos e tamanhos.
O processo criativo de criação de um tapete de patchwork exclusivo consiste nas seguintes etapas:
- As peças devem ser cortadas em tecido jeans. Os acabamentos devem ter bordas uniformes;
- Coloque os retalhos resultantes no chão em uma ordem específica ou aleatória, de acordo com a sua ideia. O resultado deve ser uma espécie de mosaico têxtil;
- Quando o molde estiver pronto, começamos a costurar as peças. Os fios podem ser da mesma cor do jeans, mas uma solução mais original seriam os fios coloridos — eles darão os detalhes necessários;
- Não se esqueça de que o tapete deve ser grosso e resistente ao desgaste. Ele precisa de uma base. Use uma toalha felpuda velha, toalha de mesa ou colcha fina. Costure a parte decorativa resultante à base;
- Apare as bordas da futura obra-prima com uma borda brilhante. Qualquer tecido serve. As bordas decoradas com viés ficam lindas.
Para a base, você pode usar bolsos, retalhos com costuras ásperas, combinando-os com remendos contrastantes de outros materiais semelhantes ao jeans em densidade.
Instruções de cuidado
Não basta comprar um tapete caseiro, é preciso cuidar bem dele, principalmente se for para decorar o piso do banheiro ou do corredor. Afinal, é uma pena gastar tempo e esforço fazendo um tapete se ele logo perde sua aparência original. O produto pode se tornar um local propício para a reprodução de bactérias patogênicas e também contribuir para o desenvolvimento de fungos e mofo.
Para garantir que seu tapete jeans lhe traga alegria por muito tempo, você deve seguir estas regras importantes:
- Você não pode lavar tal produto na máquina de lavar;
- É melhor usar água ligeiramente morna (até 40 graus) ou fria, caso contrário o tecido ficará descolorido;
- Antes de lavar, deixe os tecidos de molho em água com sabão por 15 a 20 minutos;
- não utilize pó que contenha componentes alvejantes; a melhor opção é o pó para peças coloridas;
- se houver uma pequena mancha, basta limpar o tecido com uma esponja com sabão e depois passar um pano limpo e úmido;
- Para remover manchas mais difíceis, você pode usar uma escova de dentes;
- É melhor secar um tapete jeans ao ar livre, em clima ensolarado.
Peças artesanais feitas com jeans velhos e desnecessários são uma ideia que inspira muitos designers. Peças artesanais são únicas e têm uma energia especial, pois foram feitas com alma. Um pequeno tapete jeans é uma oportunidade de economizar dinheiro, dar um toque especial ao interior e adquirir uma decoração original que pode se tornar uma herança de família.
Vídeo

 
                                    
















