Certamente, quase todo mundo tem jeans que antes serviam perfeitamente, mas depois de lavados encolheram e agora não fecham mais. Você não consegue se convencer a jogar fora uma peça boa, mas também não consegue usá-la. Para que peças encolhidas não ocupem espaço em vão, vamos descobrir como alargar jeans sem recorrer aos serviços de alfaiates profissionais ou métodos complicados.
Onde as calças encolhem com mais frequência?
Antes de tudo, você precisa entender os motivos. Às vezes, o motivo é uma mudança nos parâmetros da figura. Se você não ganhou nenhum peso extra, mas seu jeans não abotoa mais, o problema é lavá-lo. Muito depende da qualidade do tecido do qual a peça é feita. Uma peça de baixa qualidade pode encolher significativamente em comprimento ou largura. Já peças feitas de jeans ou tecido elástico de alta qualidade encolherão apenas em algumas áreas.
Na maioria das vezes, os problemas ocorrem nos seguintes locais:
- cinto - é por isso que muitas vezes é impossível abotoar um botão. Mas esticar a cintura em jeans não é tão difícil;
- Pernas de calças - modelos como "skinny" ou "slim-fit" são costurados em tecido elástico. É de se esperar que as pernas das calças fiquem mais curtas após a lavagem. Seria correto levar em consideração o efeito de encolhimento ao comprar;
- área do quadril.
Após determinar onde surgiu o problema, eles começam a fazer alongamentos em casa.
Métodos de expansão
Antes de começar a trabalhar, você deve definir claramente o resultado desejado. Cada método é apenas uma variante de ação. Se o primeiro não ajudou a atingir o objetivo, você deve tentar o segundo e todos os outros. Com a devida diligência, você poderá salvar seu item favorito.
Existem várias regras a considerar ao trabalhar:
- Ao esticar, não puxe os elementos costurados (passadores de cinto, franjas, bordados, apliques). Não estique o tecido onde houver cortes decorativos. Tudo isso pode danificar a peça, o que é difícil de consertar;
- Você não deve colocar um item molhado em um tecido de cor clara – manchas de tinta podem permanecer se o jeans desbotar;
- Calças jeans não podem ser lavadas em água quente ou secas com ar quente (secador de cabelo, aquecedor) - isso pode causar encolhimento do tecido. Isso deve ser levado em consideração ao esticá-las, para não causar o efeito contrário.
Agora vamos passar para métodos que ajudarão a deixar os jeans mais espaçosos.
Encharcando
A água é o principal auxiliar. São utilizados dois métodos principais. Para o primeiro método, você precisará de um pulverizador. Depois de espalhar o jeans no chão (você pode colocar um oleado por baixo), borrife o tecido na área problemática, encharcando-a completamente com água. Em seguida, comece a esticar a calça na direção desejada. Você pode esticar o jeans nos quadris ou na cintura, puxando a costura que vai da frente para trás.
Antes de começar a trabalhar, é aconselhável medir as calças. Assim, você pode descobrir se há algum resultado. Após terminar o estiramento, deixe a peça secar. Se o resultado for inferior ao esperado, repita o procedimento várias vezes.
O segundo método é mais difícil de executar, mas é altamente eficaz. Você precisa encher a banheira com água morna, estender um pano no chão (algo que você não se importe de sujar) e tomar banho com a calça jeans problemática. Para que o trabalho seja eficaz, a calça jeans precisa estar abotoada (isso é mais fácil de fazer se você se deitar no chão com ela e contrair a barriga o máximo possível enquanto inspira). O procedimento de alongamento é assim:
- Depois de entrar na banheira com o jeans, deixe o tecido de molho completamente (isso levará cerca de 10 minutos);
- em pé na banheira, esprema o máximo de água possível e saia com a calça jeans molhada sobre um pedaço de tecido;
- Faça agachamentos e outros exercícios que exijam esticar as calças por 30 a 40 minutos.
Em seguida, retire o jeans seco e deixe-o secar. O método ajuda a esticar bem as calças nas pernas. No entanto, é necessário que a casa esteja aquecida.
Usando um expansor
Uma excelente resposta para a pergunta de como alargar a cintura de uma calça jeans é usar um expansor especial. Esses dispositivos são usados em lavanderias a seco. Você pode comprar um expansor em uma loja de equipamentos para lavanderias a seco ou usar um improvisado — um cabide grande com ombros largos.
O tecido precisa ser umedecido, depois esticado sobre o expansor e deixado até secar completamente. Se você usar um dispositivo profissional, você pode inseri-lo no cinto e depois expandi-lo até o tamanho desejado (não se esqueça de medi-lo primeiro!). É mais fácil do que pendurar calças molhadas no cabide. Depois de secar, a peça deve ficar de 1 a 2 tamanhos maior.
Passar e passar a vapor
Ar quente e gotículas de umidade são ótimos para esticar tecidos grossos. Eles restauram a elasticidade das fibras, permitindo que você estenda a peça na área problemática usando um vaporizador ou ferro de passar.
O procedimento é bem simples:
- usando um vaporizador, o tecido da área problemática é completamente aquecido e saturado com vapor;
- os jeans são colocados e abotoados imediatamente;
- O jeans deve ser usado por 1 a 1,5 horas para que o tecido tome um novo formato e “lembre” o tamanho aumentado.
Se o efeito não for suficiente na primeira vez, você pode repetir o procedimento.
Redução de margens de costura
Se os procedimentos acima não ajudarem, você terá que usar agulha e tesoura. Esses métodos são mais trabalhosos, exigindo pelo menos o básico de alfaiataria. Mas o efeito é muito mais perceptível.
Reduzir as sobras é um método que permite ganhar no máximo 0,5 cm. Mas o item processado dessa maneira não ficará pior do que um novo. Aqui está o algoritmo de trabalho:
- jeans virados do avesso;
- As costuras na área problemática estão desfeitas. Não é um grande problema se você tiver que desfazê-las em toda a extensão, apenas levará um pouco mais de tempo para fazer o trabalho;
- As costuras são alinhavadas "em um fio vivo" com margens reduzidas.
Depois disso, só falta costurar as novas costuras na máquina. Você também pode bordar à mão, mas dá muito trabalho.
Inserindo listras
Esta já é uma medida extrema, à qual se pode recorrer apenas se as opções anteriores não trouxerem o resultado desejado. Depois de inserir listras, o visual da peça será diferente do original, muitas vezes não sendo mais adequado para sair. Mas a possibilidade de usar jeans de alguma forma ainda é melhor do que a absoluta impossibilidade de usá-los, mesmo no jardim ou ao ar livre. E se você usar a imaginação, as inserções podem até se transformar em ornamentos decorativos.
O principal é determinar corretamente o formato e o tamanho do forro. Você precisará se munir de um medidor e medir cuidadosamente todos os parâmetros. E não se esqueça de deixar uma margem de 2 cm para as costuras! Também é importante que o material do forro combine com o principal em cor e textura.
As costuras são abertas em um ponto estreito e a faixa é inserida, alinhavando-a "em um fio vivo". Após o ajuste, as costuras são costuradas à máquina. Você pode decorar a faixa com bordados ou apliques.
Dessa forma, você pode salvar praticamente qualquer peça jeans e devolvê-la ao uso. Basta se esforçar e não ter medo de experimentar!
Vídeo

 
                                    
















