Itens de tricô feitos à mão são extremamente populares em qualquer circunstância, pois se destacam dos modelos monótonos de fábrica. Muitas pessoas acreditam que essas roupas são destinadas exclusivamente à estação fria, enquanto camisetas vazadas, tops curtos elegantes e cardigans leves não parecem menos impressionantes. Qualquer blusa de verão pode ser criada com agulhas de tricô de forma bastante simples, se você escolher o padrão certo. Graças à variedade de estilos, você sempre encontrará a melhor opção para cada tipo de corpo. Um modelo estiloso enfatizará as virtudes de sua dona, será uma demonstração brilhante dos talentos da costureira e um indicador de seu gosto impecável.
Materiais e ferramentas
Uma blusa de malha não deve ser apenas esteticamente atraente, mas também confortável para usar em dias quentes, o que depende muito do fio certo. Idealmente, ela deve ser respirável e afastar a umidade do corpo. Além disso, fios de alta qualidade não desbotam no sol, são resistentes ao desgaste e fáceis de cuidar. Os seguintes itens são mais adequados para tricotar itens de verão:
- Algodão. As fibras naturais absorvem bem a umidade, respiram, são fáceis de lavar e não desbotam. A principal desvantagem é o forte encolhimento. O algodão mercerizado (íris) tem as propriedades do algodão natural, mas com características aprimoradas.
- Linho. É higroscópico e respirável, proporcionando um agradável frescor no calor. O fio é resistente ao desgaste e não encolhe após a lavagem.
- Seda. Proporciona termorregulação completa, é higroscópica, respirável e fácil de cuidar.
- Bambu. A estrutura porosa dos fios ajuda a absorver a umidade e a secar rapidamente. O material proporciona frescor no calor e possui propriedades antibacterianas.
Além disso, é importante tricotar uma blusa de verão com agulhas de tricô do tamanho certo. A espessura da ferramenta deve corresponder aos parâmetros do fio. Normalmente, as informações sobre quais agulhas de tricô são adequadas para fios específicos estão indicadas na etiqueta de fábrica da matéria-prima. O número padrão da ferramenta é igual ao seu diâmetro.
Agulhas de tricô de plástico e metal são adequadas para tricotar padrões originais. As de madeira e bambu são boas para trabalhar com fios de seda e viscose.





Técnicas populares de tricô
No processo de tricô de blusas de verão, são utilizadas diversas técnicas. A lista de métodos populares inclui:
- Métodos vazados. Abrem amplas oportunidades para a criatividade. Distinguem-se por uma variedade de padrões: leques, pentes, folhas, corações, losangos, redes. O tecido final é leve e arejado, com aparência de renda. Para tricô, recomenda-se escolher fios elásticos, que realçarão o charme dos motivos repetidos.
- Tricô perolado. Parece um conjunto de pequenas pedras espalhadas. A frente e o verso do tecido são absolutamente idênticos.
- Tranças. Um padrão fácil que pode ser feito de diferentes maneiras. Há opções de 9, 12, 16 laçadas, elementos duplos e triplos.
- Ponto cetim frontal. Uma opção básica, relevante para tricoteiras iniciantes. Apesar da simplicidade, requer ajuste da tensão da linha.
- Malha. Excelente técnica para roupas de verão. Tricota lindamente. Há padrões vazados, filés, grandes e simples.
Itens de malha requerem uma certa densidade. Para descobrir, você precisa fazer uma pequena amostra dos fios selecionados. Aplique uma régua e especifique o número de carreiras e, em seguida, as laçadas por 1 cm.





Medidas e preparação do molde
Para criar um suéter de verão, você precisará tirar algumas medidas com uma fita métrica. Afinal, peças de tricô da moda só ficam ótimas se tiverem um caimento perfeito. Você precisará medir:
- Circunferência do pescoço na altura da covinha.
- Circunferência do peito. A fita é passada ao redor das costas, perto das axilas, e conectada no ponto mais convexo do peito.
- Largura das costas. É a distância entre os ombros e as axilas. Os números resultantes são somados e divididos por dois.
- Comprimento do produto. Medido da 7ª vértebra cervical até a marca desejada.
- Circunferência do quadril. Determinada na altura do comprimento esperado da blusa.
- Circunferência da cintura.
- Comprimento dos ombros. Medida da base do pescoço até o centro da articulação do ombro.
- Comprimento das mangas.
- Distância das costas até a cintura.
- Circunferência do braço. A fita métrica passa pela região da axila.
Sabendo a circunferência do seu busto, você pode determinar seu próprio tamanho de roupa usando tabelas especiais.
É aconselhável que tricoteiros iniciantes selecionem um padrão para o produto a partir de recursos temáticos. Para adaptá-lo aos parâmetros individuais, a circunferência do peito, a cintura e a largura das costas são reduzidas ou aumentadas. O comprimento é ajustado de acordo com a preferência. Você pode usar itens que correspondam aos tamanhos necessários durante o trabalho.
Etapas de fabricação
A maneira mais fácil de tricotar blusas de verão com agulhas de tricô é com a ajuda de master classes prontas, que contêm recomendações sobre a escolha dos fios, um diagrama e uma descrição do processo. Você pode fazer um top cropped estiloso, uma camiseta leve, uma jaqueta de verão vazada, um cardigã feminino ou uma blusa luxuosa.
Top curto de renda
Você precisará de 50 g de fio (63% algodão, 37% tencel) por 100 m, agulhas circulares de tricô de 5 e 5,5 mm. Este lindo top é feito de acordo com as instruções:
- Para as costas, monte 74 pontos (para o tamanho XS) e tricote 4 cm em ponto canelado. Em seguida, faça 4 carreiras alternando pontos da frente e de trás. Repita os passos até uma altura de 20,5 cm da borda. Processe as cavas para as mangas.
- Para a frente, também são montadas 74 laçadas, o padrão de tricô é o mesmo das costas. Uma diminuição é feita abaixo do pescoço.
- Para a manga, monte 64 laçadas, tricote 2 cm em canelado e repita os padrões das costas. Após 15 cm da borda, feche 4 laçadas para a cava. Nas carreiras seguintes, diminua uma laçada de cada lado. Em seguida, feche todas as laçadas.
- A costura do ombro direito é fixada. Para formar a gola pela frente, 14 laçadas são levantadas. As mangas são costuradas e as laterais são unidas.
Tops originais são ideais para meninas jovens e esbeltas. Produtos de algodão têm uma aparência atraente e são adequados para o clima quente.
Camiseta
Ao escolher o fio, vale a pena dar preferência a uma mistura de algodão e bambu, 50 g por 120 m. Você precisará de agulhas de tricô nº 2,5 e 2. O trabalho é realizado de acordo com a descrição:
- Para a frente, monte 100 pontos (tamanho 46). A primeira carreira é tricotada em ponto meia. Alterne pontos de borda, pontos da frente e um ponto vazado. A uma altura de 36 cm, faça a manga.
- As costas do modelo são tricotadas da mesma forma, a gola é feita a uma altura de 53 cm da borda.
- Para a montagem, a frente e as costas são dobradas com os avessos juntos e costuradas nas laterais. As faixas do pescoço e as mangas são tricotadas.
Regatas atraentes são ideais para criar looks de verão. Os modelos são decorados com babados ou renda pronta. As cavas e a barra são finalizadas com vieiras ou festões.








Jaqueta leve
Para criar uma jaqueta estilosa de manga curta, você precisará de 500 g de tecido 100% algodão, agulhas de tricô nº 5 e agulha nº 4, além de um botão para decoração. O trabalho é realizado de acordo com as instruções:
- Para a frente, monte 83 pontos e tricote-os em ponto meia. Após 24,5 cm, deixe 50 pontos para a linha lateral. A uma altura de 23 cm, corte o fio de trabalho da manga.
- As costas são tricotadas da mesma forma, com a inclusão do primeiro fio de trabalho.
- As costuras laterais são conectadas, o decote é feito em crochê e um botão é costurado.
Até mesmo artesãs iniciantes podem fazer uma jaqueta de verão com agulhas de tricô. É mais adequado para meninas com corpo esbelto e é usado sobre uma camiseta ou regata.
Cardigan de manga curta
Cardigans são peças básicas do guarda-roupa feminino. No entanto, modelos com mangas curtas são peças muito originais, perfeitas para o verão. Para fazê-lo, você precisará de 650 g de fio de algodão e agulhas de tricô nº 7. Os passos são os seguintes:
- Para as costas, monte 88 pontos, tricote 2 cm em ponto meia e, em seguida, use o padrão principal. Após 71 cm, divida o tecido ao meio e finalize as duas partes separadamente.
- Para a prateleira esquerda, monte 48 laçadas em ponto meia, depois um padrão e, a 58 cm da borda, monte 10 laçadas para a manga. O elemento direito é tricotado da mesma maneira.
- O decote das costas é fechado com uma carreira de pontos baixos. Todos os elementos são costurados juntos.
Os cardigans femininos são extremamente populares entre as fashionistas modernas. Os itens parecem elegantes e essas malhas são relevantes para a temporada de verão.
Blusa
A blusa vazada de verão se tornará a base para criar looks únicos. Para fazê-la, você precisará de lã merino e algodão, além de agulhas de tricô de 4,25 e 4,75 mm. O processo de trabalho é realizado de acordo com a descrição:
- Para as costas, monte 90 pontos, tricote 6 cm em ponto canelado e, em seguida, use a parte da frente. Faça diminuições nas cavas.
- Para a frente, monte 90 pontos, tricote 6 cm em ponto canelado, tricote outros 24 cm em ponto meia e use o ponto padrão.
- Para a manga da blusa, monte 56 pontos, 6 cm com barra canelada, e siga o molde. O segundo elemento é feito em espelho.
- A montagem é realizada. Todos os elementos são costurados e o braço é processado.
Se o tamanho aumentar, essa blusa também será relevante para mulheres acima do peso; o estilo solto com mangas vazadas esconderá falhas na figura.
Os itens de malha se destacam pela graça e elegância especiais, e é por isso que nunca saem de moda. Uma blusa feminina feita à mão sempre tem um visual estiloso e é adequada para criar diversos looks: casual, empresarial, romântico.
Vídeo

 
                                    




























