Como costurar um snood estiloso com suas próprias mãos, modelos populares

Lenços

Um snood é um cachecol sem começo nem fim. É um anel feito de tecido ou lã, usado não apenas para cobrir o pescoço, mas também como adorno de cabeça. Se você sabe costurar um snood com as próprias mãos, pode atualizar seu guarda-roupa rapidamente, complementando-o com este acessório simples e elegante. Este cachecol é feito de malha. Ele não só aquece no frio, como também decora qualquer visual.

Materiais e ferramentas

É fácil costurar um snood com as próprias mãos, basta escolher o material certo. Por ser um cachecol, geralmente é feito de qualquer tecido macio. Um snood leve, feito de linho fino, algodão ou seda, pode ser uma decoração para um conjunto de verão. Malhas mais grossas são adequadas para a baixa temporada. É aconselhável escolher um material natural que estique bem, porque este lenço é colocado sobre a cabeça, muitas vezes torcido várias vezes, por isso o tecido deve ser macio e elástico..

Existem vários tipos de tecido de malha que são adequados para um snood:

  • jersey – um tecido fino que estica bem em largura;
  • interlock – tecido muito delicado e macio, igual na frente e no verso;
  • kashkorse - faixa elástica de malha com padrão de relevo;
  • a ribana é um tecido mais denso, também tem textura elástica;
  • o velo é um material quente e macio que é ideal para uma criança;
  • pele – parece apresentável e elegante.

Os gorros de inverno geralmente são feitos de footer, um tecido macio e quente com forro de lã em um dos lados.

Para fazer um cachecol estilo snood, você precisará de uma máquina de costura, linhas da cor do tecido, tesouras afiadas, alfinetes e uma fita métrica. Para uma artesã experiente, costurar um cachecol desses não é difícil; ela consegue fazer em uma hora.

Um cachecol de tricô pode ser costurado de forma fácil e rápida a partir de um suéter ou cardigã velho.

Intertravamento
Cashcorse
Kulirka
Pelagem
Ribana
Velo

Medidas e preparação do molde

É muito fácil costurar um cachecol de malha, pois é uma tira de tecido conectada formando um anel. Mas você ainda precisa tirar as medidas e criar um molde. O mais importante é a circunferência da cabeça; o cachecol é colocado sobre a cabeça, então o anel não deve ser menor que esse tamanho. Geralmente, eles o aumentam ainda mais para fazer belas dobras ou torcê-lo.

A circunferência da cabeça é medida com uma fita métrica, passando-a ao longo da testa, acima das orelhas e na parte de trás, na parte mais saliente da nuca. Se o cachecol for usado em várias camadas, com uma torção, esse valor não é necessário; seu comprimento é determinado arbitrariamente, geralmente entre 100 e 150 cm. A largura de um cachecol adulto pode variar de 15 a 50 cm.

Um modelo clássico de cachecol snood é costurado sem molde. Basta cortar uma ou duas peças retangulares de acordo com os tamanhos selecionados. Crianças acham inconveniente usar esses cachecóis. Portanto, o molde do cachecol snood para crianças é diferente. Normalmente, é um retângulo com um ângulo na parte inferior, de 15 a 30 cm de altura, e sua largura deve ser de 2 a 3 cm maior que a circunferência da cabeça. Esse molde é fácil de construir diretamente no tecido usando uma régua.

Etapas de costura

O cachecol snood mais simples é feito sem molde, com apenas uma costura. Basta pegar um pedaço longo de malha macia e conectá-lo formando um anel. Existem vários modelos desses cachecóis: são duplos, com cordão, com capuz e em forma de transformador. Para fazer um cachecol snood mais complexo, é melhor estudar a master class sobre como fazê-lo.

Conjunto moderno para criança

Normalmente, o modelo clássico de gorro, que se transforma em chapéu, não é usado por crianças, pois não é muito prático. Portanto, o toucado é costurado separadamente, assim como o cachecol. Neste caso, o chapéu e o gorro são feitos em dobro. A parte interna é feita de lã, por ser um material macio e elástico; para a parte externa, você pode usar qualquer tecido de malha com cores vibrantes.

Antes de costurar um cachecol e um chapéu, você precisa tirar medidas e fazer um molde. Normalmente, a circunferência da cabeça de crianças menores de 3 anos é de 47 a 50 cm. É necessário adicionar 2 a 3 cm ao valor resultante para que o cachecol possa ser colocado facilmente sobre a cabeça. Não o alargue, caso contrário, não ficará justo ao pescoço.

O resultado é um retângulo de 52 cm de largura e 25 cm de altura, no máximo. Faça uma saliência de 5 cm na parte inferior para que o resultado final seja um ângulo. Este formato fica mais bonito e cobre melhor o peito. Corte dois pedaços de acordo com essas dimensões. Em seguida, costure o cachecol infantil assim:

  • coloque as peças com os lados direitos voltados um para o outro;
  • costurar em cima e em baixo;
  • conecte em um anel e costure as duas partes, deixando uma pequena abertura na parte interna;
  • Vire do lado direito para fora, costure a abertura com um ponto invisível e passe a ferro.

Um gorro infantil é costurado com o mesmo tecido. Sua largura pode ser de 1 a 2 cm menor que a circunferência da cabeça para que fique bem ajustado. O toucado também deve ser duplo. Para costurar um gorro, você precisa:

  1. Desenhe um retângulo de 45 cm de comprimento e 20 cm de altura no tecido e recorte-o.
  2. Dobre os dois retângulos de tecido, que vão para dentro e para fora, dobre ao meio formando um quadrado e arredonde, cortando a parte superior.
  3. Costure as peças pelo avesso e passe as costuras.
  4. Costure as pinças na parte superior do produto. Para isso, meça: profundidade - 5 cm, largura - 3 cm, deixando 1,5 cm da dobra.

A última coisa que você precisa fazer é costurar o chapéu de dentro para fora, deixando uma abertura por onde você deve virar o produto do avesso e costurá-lo com um ponto invisível.

Transformador feminino estiloso

A própria gola é um transformador. Isso significa que pode ser usada como cachecol, capuz ou chapéu. Se você costurar o acessório com um tecido largo e grosso, poderá usá-lo como xale ou estola. Mas, na maioria das vezes, a gola é transformada em chapéu.

Para fazer esse gorro transformador, você precisará de uma peça retangular de malha. Para garantir que ele sirva bem tanto como gorro quanto como cachecol, são tiradas medidas. Você precisa medir a circunferência da cabeça (CQ) nas áreas salientes (testa, nuca, acima das orelhas) e a profundidade (distância de orelha a orelha, passando pelo topo da cabeça). A CQ é a largura do retângulo e a profundidade do gorro deve ser dobrada. Depois de fazer as margens de costura, corte a tira. Em seguida, costure de acordo com as instruções:

  • dobre o retângulo ao meio com os lados direitos juntos e costure para formar um tubo;
  • vire-o do avesso e dobre-o ao meio com o avesso para dentro ao longo da altura, girando um lado 180 graus;
  • costure ambas as bordas com uma costura invisível.

Você obterá um chapéu com um buraco no topo. Se você esticá-lo, ele se transforma em um cachecol, que fica em lindas dobras no pescoço.

Gola de lã com cordão

Se você sabe costurar uma gola de lã quente, pode fazer vários acessórios diferentes para a estação fria e adaptá-los ao seu humor. Este material é prático porque permite costurar um cachecol de um lado só, sem sequer dobrar as bordas, apenas processando-as com overloque.

A maneira mais fácil de costurar um cachecol de gola alta é a partir de um único pedaço de lã, dobrando-o ao meio. Princípio de fabricação:

  • pegue um pedaço de tecido de 100-150 cm de comprimento, sua largura deve ser 2 vezes maior que o produto acabado (geralmente para um adulto é 50 cm);
  • dobre o material com os lados direitos juntos ao longo do lado comprido;
  • costure ao longo do comprimento, vire do avesso;
  • conecte as bordas de modo que as partes frontais do produto se toquem;
  • costure, deixando 5 cm;
  • vire-o do avesso através do furo e costure com um ponto invisível.

Antes de unir as bordas do cachecol em um anel, você pode girá-lo 180 graus. Depois, quando estiver pronto, ele ficará com lindas dobras.

Coloque dois pedaços de lã frente a frente
As peças são fixadas com alfinetes e costuradas
O futuro snood está virado do avesso

O buraco é costurado com um ponto invisível

Quente dupla face

Para uma mulher ou menina de qualquer idade, você pode costurar um cachecol duplo quentinho de malha. Para fazê-lo, você precisa de uma tira de tecido de 150 a 170 cm de comprimento. A largura varia de 70 a 100 cm, dependendo se o cachecol será usado como gorro ou não.

Descrição do processo:

  • dobre o tecido no sentido do comprimento com o lado direito voltado para dentro;
  • costure ao longo do lado comprido, vire do avesso;
  • dobre as bordas não costuradas para formar um anel, costure, deixando 5 cm;
  • vire do avesso e costure o buraco.

Para garantir que as costuras não fiquem visíveis, você precisa puxar cuidadosamente a linha para fora do tecido e usá-la para costurar.

De um suéter de malha

Você pode costurar um cachecol quentinho a partir de um suéter, cardigã ou jaqueta velhos de forma rápida e fácil. Até mesmo uma artesã iniciante consegue fazer isso. Afinal, a base já está lá, só falta cortar o excesso e fazer a bainha. O algoritmo de trabalho:

  1. Coloque um suéter velho sobre a mesa e corte as mangas e a gola para criar um retângulo perfeito. Pode ser necessário cortar a parte sob a cava.
  2. Vire a peça resultante do avesso e costure nas laterais.
  3. Vire a parte de cima onde ficava o pescoço e costure. É melhor fazer isso com ponto invisível à mão.

O resultado é um cachecol estilo anel quentinho e estiloso. Pode ser usado no pescoço, aquecendo e complementando o visual. E, se necessário, o cachecol pode ser puxado para trás da cabeça como um capuz.

Qualquer suéter ou cardigã também serve para este acessório. Só que você precisará de mais costuras, já que terá que costurar a parte da frente onde estava o fecho. Mas o princípio é o mesmo: você deve comprar um anel.

Se os botões forem bonitos, você pode deixá-los. Você ganhará um acessório original com fecho.

As nuances do trabalho com malhas

O tecido de malha é macio, elástico, não amassa e cai bem. É por isso que chapéus e gorros são mais frequentemente costurados com ele. Mas existem algumas nuances ao trabalhar com este material. Quem decidiu costurar um gorro de malha pela primeira vez deve levar em consideração que:

  • ao cortar, o tecido torce;
  • Ao costurar, a agulha pode fazer furos;
  • Após a lavagem o produto encolhe.

Para evitar esses problemas, ao trabalhar com malhas, você precisa usar uma tesoura afiada, deixar uma margem de costura de pelo menos 1 cm e escolher agulhas especiais para a máquina. Elas devem ter ponta arredondada. É melhor escolher fios de malha ou náilon, pois são finos e elásticos.

Ao processar as costuras, é melhor usar um overloque. Mas você pode fazer sem ele. Se o produto for de lã, você pode simplesmente aparar as bordas com uma tesoura ondulada. Mas, geralmente, tecidos de malha exigem um processamento mais cuidadoso das costuras. Você pode dobrar as bordas e costurar se o tecido for fino.

Se estiver usando tecido de malha, você terá que levantar cada ponto enquanto costura, de preferência com uma agulha de crochê, para que o produto final não desfie.

É muito fácil costurar um cachecol. Qualquer mulher pode fazer este acessório confortável e moderno para si e para o seu filho. Basta escolher o material certo e se familiarizar com as características desses cachecóis.

Vídeo

 

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios