Cachecóis originais e multifuncionais são extremamente populares entre mulheres, homens e crianças. Produtos estilosos não só protegem do frio de forma confiável, como também ajudam a criar looks espetaculares, elegantes e vibrantes. Para acompanhar as tendências atuais, não é necessário comprar acessórios caros de marca; muitos modelos de cachecóis podem ser facilmente feitos à mão. Por exemplo, qualquer artesã que saiba trabalhar com a parte da frente pode tricotar um baktus moderno com agulhas de tricô. Em geral, para criar este acessório, que ganhou popularidade graças aos habitantes dos países escandinavos, você pode escolher um padrão com qualquer padrão. O trabalho manual será, em qualquer caso, exclusivo, enfatizando a individualidade e o gosto impecável de quem o usa.
Qual é o produto?
Baktus é um tipo de cachecol que se distingue pelo seu formato triangular. É frequentemente chamado de lenço de pescoço ou xale. Os primeiros a apreciar este acessório foram os ricos dinamarqueses e noruegueses. Produtos modernos são uma tendência da moda e sua popularidade é frequentemente considerada sem precedentes. O tamanho clássico do item é de 1,2 a 1,5 metros.
Os baktus triangulares lembram os lenços de cabeça femininos, mas os produtos são populares não apenas entre o sexo oposto. Os homens também usam ativamente esses acessórios para criar looks estilosos.
Você pode facilmente tricotar um baktus com agulhas de tricô — esta é uma das vantagens do produto. Entre outras vantagens, estão:
- Versatilidade. Pode ser usado em qualquer época do ano.
- Praticidade. Excelente proteção contra vento e frio, adequado para todos, independentemente de gênero e idade.
- Variedade de modelos. Há muitos estilos deste acessório, o que permite que você tenha um visual inusitado e estiloso em qualquer situação.
- Multifuncionalidade. As opções de uso do baktus são ilimitadas. Ele pode ser amarrado no pescoço, na cabeça, no cinto, jogado sobre os ombros ou usado para prender o cabelo.
- Combine com qualquer peça do seu guarda-roupa. A Baktus combina perfeitamente com a maioria dos estilos: clássico, esportivo, para escritório, country, boho, casual.
O comprimento médio dos modelos modernos chega a 150 cm, mas pode ser aumentado para 200 cm. A largura é de 25 a 50 cm; os parâmetros mais convenientes para uso são considerados de 35 a 37 cm. O baktus infantil tem dimensões de 95 x 20 cm.
Materiais e ferramentas
Os fios para tricotar baktus com agulhas de tricô devem ser densos e elásticos, caso contrário, o produto final perderá a forma. O fio é selecionado de acordo com a estação:
- Para modelos de inverno, a alpaca é adequada, pura ou combinada com lã. Em um novelo, deve ser uniforme e lisa ou fofa.
- Para a primavera e o verão, são selecionadas caxemira, iaque e qualquer mistura com merino.
- No verão, um cachecol de malha de algodão ou linho é apropriado.
O consumo de fio depende do tamanho do produto. A metragem ideal por 100 g é de 250 a 300 m, sendo adequadas as agulhas de tricô nº 3,5 a 4. Para fazer um baktus pequeno com fios de 1000 m de espessura, serão necessários 40 g por 100 g, um médio — 50 a 55 g, e um grande — até 75 g.
O tricô não deve ser apertado para que o tecido fique flexível e fácil de drapear.
Para o trabalho, você precisará de agulhas de tricô do tamanho apropriado, geralmente retas ou circulares com diâmetro de 4 mm. Uma agulha de 4,5 mm também será útil. Se desejar, ela pode ser usada para criar uma linda borda e padrões inusitados.




Nuances do tricô
Tradicionalmente, o método transversal é usado para tricotar um baktus. O trabalho começa com um canto, depois, laçadas adicionais são adicionadas gradualmente. Isso continua exatamente até o meio. Depois disso, as laçadas são reduzidas da mesma forma até que o produto esteja completamente pronto.
Para maior comodidade, é melhor usar diagramas que reflitam todo o processo de trabalho. Para decifrá-los, você precisa se familiarizar com os símbolos mais comuns:
- sinal de mais - loop de borda;
- linha vertical - laçada frontal;
- linha horizontal - laçada em meia;
- carrapato - frente cruzada;
- U — uma laçada;
- um tique com uma linha na parte inferior é um aumento da linha cruzada.
Ao criar um baktus com agulhas de tricô, o tricô deve sempre começar com um ângulo agudo. Independentemente de haver ou não padrões planejados no produto, uma laçada é adicionada em cada carreira, um múltiplo de quatro. Para manter o tecido uniforme e sem torções, é necessário tricotar a primeira e a última laçada com a da frente.
Para um design original do cachecol baktus, basta remover a penúltima laçada de cada carreira sem tricotar e fazer a última em meia. O aumento é feito na terceira laçada da carreira.


Instruções passo a passo
Artesãs iniciantes às vezes têm dificuldade em entender como tricotar um baktus. Aulas master detalhadas com descrições serão excelentes auxiliares na resolução desse problema. Você pode fazer uma variedade de modelos com suas próprias mãos.
Quebra-mar
A principal característica deste baktus é seu formato original. As cores podem ser suaves, monocromáticas, mescladas ou multicoloridas. Para a produção, você precisará de 400 m de fio por 100 g: cashmere, merino, lã. Agulhas nº 3 ou 3,5 são adequadas. As ações são realizadas em etapas:
- Monte 3 laçadas, tricote 6 carreiras em ponto meia (frente). No verso, a cada 6 carreiras, faça uma laçada para aumentar a largura.
- As próximas 6 carreiras são tricotadas em ponto meia, e uma laçada é feita na última carreira.
- A cada 6 carreiras, as listras da frente e de trás se alternam e são adicionadas laçadas. Serão 37 listras no total.
- No final de cada segunda carreira, são adicionadas laçadas e, no início de cada sexta carreira, diminui-se uma laçada. Assim, tricotamos 21 listras.
- Para formar uma borda recortada, diminua 4 pontos no início de cada 6ª carreira e diminua 1 ponto em cada linha. O produto começa a se enrolar lindamente em forma de crescente.
O quebra-mar finalizado consiste em 72 linhas de ponto cetim variável. Depois de fechar todas as laçadas, as bordas podem ser decoradas com pompons ou borlas.






Ponto meia
O fio adequado para um baktus deste modelo será lã ou algodão, tudo depende da estação. As cores são escolhidas: vibrantes ou pastéis, mas as lisas são melhores. O trabalho é realizado de acordo com as instruções passo a passo:
- Monte 4 pontos. Todas as carreiras são tricotadas em ponto meia, incluindo o primeiro e o último ponto. Pode ser apenas o ponto da frente ou apenas o ponto de trás.
- Na 4ª carreira, é feita uma laçada para aumentar.
- Na 5ª carreira, use a laçada da frente na parede de trás para tricotar a laçada.
- Na 8ª carreira, é realizado o próximo aumento, exatamente igual ao da 4ª.
- Aumentos são feitos a cada quatro tiras. O trabalho continua até atingir a largura ideal do produto: 30 cm.
- As diminuições são feitas da mesma forma: em cada 4ª carreira, duas laçadas são tricotadas juntas.
- O processo continua até que restem quatro laçadas nas agulhas que precisam ser fechadas.
O padrão é simples e adequado para iniciantes. Se desejar, você pode decorar o cachecol com espirais de crochê.





Obra aberta
Para tricotar um baktus vazado com agulhas de tricô, você precisará de fio melange (300-400 g), agulhas de tricô nº 2 ou 3 e um marcador. O produto fica mais atraente em branco ou outros tons delicados. A master class ajudará você a lidar com o trabalho:
- Monte 7 pontos em ambas as agulhas de tricô, remova um ponto e tricote a carreira zero pelo avesso.
- Uma linha contrastante (marcador) é aplicada na borda.
- O tecido é expandido em 1 laçada a cada 4 carreiras. Assim, o trabalho continua até o meio do produto. Os diagramas e a descrição ajudarão você a executar todas as ações corretamente.
- A segunda metade é tricotada exatamente da mesma maneira, mas com uma diminuição de 1 laçada a cada 4ª carreira.
- Em seguida, tricote em ponto aberto com 12 carreiras até restarem 7 laçadas nas agulhas. Elas devem estar fechadas frouxamente.
O baktus vazado pode enrolar um pouco no início, piorando a aparência do produto. Para resolver esse problema, o modelo é mergulhado em água e estendido sobre uma superfície horizontal, com os cantos fixados com alfinetes. Quando o cachecol secar, as bordas da renda adquirirão uma aparência impecável.





Pequeno baktus triangular para uma criança
Para fazer um cachecol charmoso para uma menina, você precisará de lã (90% acrílico, 10% poliamida) e agulhas de tricô nº 3. A cor pode ser vibrante ou delicada, e um cachecol bicolor fica interessante. Siga as instruções:
- Monte 3 laçadas nas agulhas de tricô e tricote 3 carreiras, incluindo a primeira e a última laçada.
- Na 4ª carreira, faz-se uma laçada e, na carreira seguinte, tricota-se atrás da parede traseira. Todas as outras laçadas são laçadas da frente.
- As ações são repetidas até que o número de laçadas atinja 16. Depois disso, o aumento é realizado a cada 6 tiras.
- Quando houver 32 laçadas, é feito um aumento a cada 8 carreiras.
- Você precisa tricotar de acordo com o padrão descrito até obter 43 laçadas, então em cada 8ª carreira diminua uma laçada (a segunda e a terceira - juntas).
- Começando com 32 laçadas, diminua a cada 6 carreiras, a partir de 16 - a cada 4 carreiras.
- As 4 laçadas restantes são fechadas usando tricô em pares.
Será mais fácil para iniciantes fazer um baktus infantil com agulhas de tricô. O comprimento do produto final é de 97 cm, a largura máxima é de 17 cm.






Em forma de xale
Para fazê-lo, você precisará de 3 novelos de linha (60% alpaca, 40% seda), agulhas de tricô circulares e retas nº 17. Tons neutros são adequados para o xale baktus, escuros ou suaves, conforme desejar. Padrões de tricô são necessários, os passos são realizados passo a passo:
- São montados 135 pontos.
- Na 1ª carreira, tricote 2 pontos em meia, 2 pontos juntos, os últimos 4 pontos em meia, 2 pontos juntos atrás da parede traseira, 2 pontos em meia. Diminua em duas laçadas.
- Na 2ª carreira: 2 em meia, 2 juntos, até as últimas 4 laçadas - tricô. 2 juntos, 2 em meia. Diminua em duas laçadas.
- A primeira e a segunda carreiras são repetidas até restarem 7 laçadas.
- Na última linha, tricote 2 pontos altos, 3 juntos, 2 pontos altos.
- O fio é cortado e a ponta é enfiada nas 5 laçadas restantes, que são fechadas.
O comprimento do produto acabado na parte central é de 56 cm, a largura é de 178 cm.









Com folhas ao longo da borda
Graças aos padrões especiais, os baktus podem ser tricotados rapidamente. Você precisará de duas cores: para o produto principal e as folhas, cerca de 100 g de fio para cada. Recomenda-se escolher tons neutros + brilhantes ou claros + escuros. Instruções de tricô:
- São montadas 3 laçadas, duas são formadas a partir da primeira, cada uma é tricotada como uma laçada frontal.
- Na segunda carreira, tricotam-se 2 laçadas juntas, as restantes são tricotadas em meia. A última forma 2 laçadas.
- As carreiras 1 e 2 alternam quatro vezes, o fio é cortado.
- Uma nova cor é tecida, a partir da qual folhas serão criadas de acordo com o padrão.
- O fio é cortado e as laçadas são fechadas.
O cachecol baktus finalizado mede 33 x 154 cm. O principal método de tricô é o ponto meia. O produto tem uma aparência atraente e feminina.




Opções de decoração
Até mesmo um baktus simples, sem decorações, parece nobre e elegante. Os cachecóis são confeccionados em diversos estilos: norueguês, turco, japonês, bósnio. Borlas, franjas, bordas originais e cachos de tricô são usados como decoração. Produtos com estampas ou ornamentos têm um visual incomum. Hoje em dia, monogramas são cada vez mais usados, grandes ou pequenos. Independentemente do tamanho, eles mudam completamente a textura do tecido.
Baktus com tricô volumoso são relevantes para o estilo oversized. Devido à alternância das carreiras da frente e de trás, é possível obter um produto quebra-mar incomum. Opções vazadas com cones podem ser usadas mesmo no inverno, desde que sejam compostas por várias camadas. Pompons e borlas são feitos nas mesmas cores dos baktus ou diferem em vários tons. De qualquer forma, o produto enfatizará a individualidade de quem o usa. Cachecóis tricotados à mão são exclusivos, correspondem totalmente às preferências individuais e, portanto, tornam qualquer look único.
Um baktus estiloso pode ser usado com suéteres, jeans, casacos oversized, cardigans, botins e outros itens de guarda-roupa. O cachecol pode ser usado para caminhadas, trabalho, estudos ou compras. Graças à variedade de estilos, cores e materiais, você pode criar um produto para todos os gostos.




Vídeo

 
                                    










