Cachecóis de crochê estão sempre no auge da popularidade. Grossos e finos, estampados e densos, multicoloridos e lisos, não só aquecem no frio, como também transformam o visual. Antes de fazer um cachecol de crochê com as próprias mãos, você deve estudar uma descrição detalhada das etapas do trabalho. Costureiras iniciantes devem conhecer as regras básicas do tricô, como escolher o fio e quais padrões existem.
Selecionando fios e padrões
A escolha do fio deve ser feita com cuidado. A aparência e a praticidade do produto final dependem disso. Os fios são selecionados levando em consideração:
- estação (inverno, baixa temporada, verão);
- modelos (clássico, gola alta, gola alta, cachecol);
- padrão selecionado (denso, vazado);
- texturas (leves, volumosas, densas).
Para peças quentes de inverno, escolha lã, semi-lã e fios mistos. Um cachecol de crochê vazado é feito com fio fino (mohair, bambu). Um acessório de verão é tricotado com fios naturais (algodão, linho, seda).
Dependendo da espessura da linha, o número de anzóis é determinado. Via de regra, o fabricante indica na embalagem o tamanho recomendado da ferramenta adequada para determinado fio.
Para fazer um cachecol de crochê, as artesãs iniciantes precisam escolher uma ferramenta de 3-3,5 mm e um fio de semilã de espessura média.
Para calcular corretamente a quantidade de fio e a densidade do produto final, você precisa tricotar um quadrado de 10 x 10 cm. Em seguida, lave-o, estenda-o sobre uma superfície plana e seque-o. Após o trabalho preparatório, prossiga para o cálculo da densidade, que é determinada pela contagem das laçadas e carreiras da amostra.
Para calcular a densidade inicial do produto, divida o número resultante de laçadas e carreiras por 10. Por exemplo, para um cachecol de 20 x 100 cm, a fórmula de cálculo será a seguinte:
- 10 cm – 25 laçadas (L) e 25 carreiras;
- número de laçadas para um cachecol grande - (20 cm x 25 pts): 10 = 50 pts;
- número de linhas (R) - (100 cm x 25 P) : 10 = 250 R
O produto final tem 20 x 100 cm de tamanho, onde a altura é 50 P, o comprimento é 250 R.
Quanto ao padrão, os mais simples costumam ser usados em modelos de tricô masculino e infantil. São tricotados a partir de meias colunas, colunas com um ou dois fios, sendo também possível alterná-los entre si.
Um cachecol de crochê feminino envolve padrões, formas e texturas mais complexos. Para costureiras iniciantes, é melhor escolher padrões fáceis que não tenham muitas conexões.
Como determinar o tamanho do produto
Cachecóis são acessórios que não só mantêm você aquecido, mas também complementam seu visual. O produto deve ser longo o suficiente para dar várias voltas no pescoço. A tabela abaixo ajudará você a escolher o tamanho certo.
| Tipo de produto | Cachecol clássico, cm | Cachecol em duas voltas, cm | Snood clássico, cm | Snood em duas voltas, cm | 
| Crianças (0-3 anos) | 15 x 100 | 15 x 140 | 50 x 30 | 15 x 100 | 
| Crianças (3-10 anos) | 17 x 110 | 17 x 150 | 55 x 35 | 17 x 150 | 
| Masculino, feminino | 20 x 120 | 20 x 170 | 60 x 40 | 20 x 120 | 
Etapas de tricô levando em consideração o modelo
Há uma grande variedade de padrões para fazer cachecóis em crochê, tanto para artesãs experientes quanto para iniciantes. Iniciantes devem começar com acessórios simples, acompanhados de um padrão com descrição. É melhor começar com opções mais complexas mais tarde, quando todos os tipos básicos de laçadas tiverem sido estudados.
Obra aberta
O modelo do cachecol de crochê vazado tem um visual sofisticado e feminino. O produto é tricotado horizontalmente e amarrado nas bordas com um padrão de "concha". As bordas são decoradas com borlas.
Antes de fazer um cachecol bonito e leve, você precisa preparar:
- fios principais (100% lã) – 1 novelo (100 g);
- fios coloridos adicionais, dois tipos, 50 g cada;
- gancho (o número está indicado na embalagem do fio selecionado).
Algoritmo de tricô passo a passo:
- Monte pontos corrente (corr) até que o cachecol atinja a largura desejada.
- Tricotar o tecido de acordo com o diagrama 1. O padrão é lido a partir do ponto onde a seta está localizada.
- No quinto PV da corrente, tricote uma coluna com uma laçada (C1H), depois C1H em cada PV, continue tricotando até o final da primeira carreira.
- Faça 3 VP de elevação (VP), 1 C1H, pule o laço de base (SL), 1 VP - repita o rapport até o final.
- Faça 1 VP e trabalhe um ponto baixo (PB) em cada VP até o fim da carreira.
- Em seguida, VP, SC, 2 VP e na 3ª laçada tricotar uma coluna com dois fios (C2H), na mesma laçada 2 VP - tricotar até o final da carreira.
- Em seguida, 3 VP, no arco uma coluna exuberante (LS), 2 VP, PS, 2 VP, PS, sobre a coluna VP tricotada - repita até o final.
- Repita o padrão das carreiras 1 a 3.
Depois que o cachecol atingir o comprimento desejado, comece o padrão "concha". Tricota-se assim: 1 PVV, PB, passe uma laçada C1H, passe a laçada 3 C1H e PB em uma laçada, pule a laçada, PB.
Para decorar as bordas do cachecol vazado com borlas, você deve cortar fios do mesmo comprimento, com pelo menos 30 cm. Para formar uma borla, você precisará de 6 peças. Deve haver 14 elementos decorativos no total, 7 de cada lado.
Fácil para iniciantes
Este modelo é uma opção ideal para quem está criando um cachecol de crochê pela primeira vez. As recomendações e a descrição das etapas do trabalho ajudarão você a criar o primeiro, mas ao mesmo tempo lindo, produto.
 Para trabalhar você precisará de:
- fios (lã 50%, acrílico 50%) – 6 tons diferentes, podem ser escolhidos entre as sobras;
- anzol nº 3.
Um cachecol de crochê simples e elegante é tricotado ao longo da tela e, ao final da carreira, o produto é desdobrado. A cor das listras alterna conforme desejado. Tamanho do cachecol finalizado: 20 x 170 cm. Aula master passo a passo:
- Monte uma corrente de alças de ar (AL), 280 no total.
- Começando na terceira laçada da corrente, tricote até o final da carreira C1H (ponto alto).
- Próximos 2 VP, C1H em cada laçada da carreira anterior.
- Tricotar 27 carreiras usando cores diferentes.
- Finalize o trabalho: corte o fio, esconda a ponta no tecido.
Transformador incomum com botão
Um cachecol transformador de tricô incomum é feito de forma rápida e fácil. É multifuncional e prático. Pode ser usado como gorro, capuz e capa. Até mesmo um tricotador iniciante pode criar um cachecol de crochê simples com as próprias mãos. Para o trabalho, você precisará de:
- fios (semi-lã) – 600 g (100 g em novelo);
- anzol nº 3-3.5.
Um cachecol incomum e ao mesmo tempo rápido de fazer é tricotado em carreiras circulares. No final de cada carreira, faz-se uma CC (coluna de ligação). No início da próxima, fazem-se duas VP (alças de ar). Para criar esses cachecóis, utiliza-se apenas um tipo de coluna no trabalho: C1H (com uma laçada).
- Monte 104 pb. Feche a corrente formando um círculo com um ponto baixíssimo.
- 2 VP, começando na 3ª laçada, tricote C1H em cada uma.
- Tricotar o produto no tamanho desejado, experimentar periodicamente o laço para não errar nos parâmetros selecionados.
- Faça o acessório finalizado com duas carreiras de pontos baixos.
Se desejar, você pode costurar um botão decorativo ou complementar o acessório com um broche.
Infantil
Os fios para um cachecol de bebê devem ter uma composição natural e não ser muito grossos. Um belo cachecol de crochê para uma criança deve ser macio ao toque e quente. Para o clima da primavera, um fio misto (50% bambu, 50% algodão) é adequado. Para o inverno, é melhor escolher um fio de semi-lã. Fazer um cachecol de bebê para iniciantes não será difícil se você seguir todos os passos descritos.
Materiais necessários:
- fio semilã (infantil) - 100 g (1 novelo);
- linha de cores vivas (para processamento) – 20 g;
- gancho 2,2-3 cm.
Descrição do processo de trabalho:
- Monte um número de laçadas de ar que seja divisível por quatro, por exemplo, 40 peças.
- No início de cada carreira, faça 3 PV (alça de ar de elevação) e, em seguida, tricote C2H (coluna com dois fios) em cada laçada da base até o final da carreira. Vire o tricô.
- Repita o passo 2 até terminar o produto.
Para deixar o cachecol original atraente para a criança, use fios em tons contrastantes. As bordas podem ser decoradas com borlas coloridas, se desejar.
Como trabalhar com diagramas
Costureiras iniciantes costumam se sentir intimidadas pelos padrões que acompanham a descrição do modelo escolhido. Basta entender os símbolos uma vez e os padrões de crochê serão obtidos de forma rápida e organizada. O padrão de tricô é lido de baixo para cima e da esquerda para a direita. O número da carreira é indicado em cada lado se o trabalho for feito em carreiras rotativas. Ao tricotar em redondo, as carreiras são marcadas no sentido horário. Rapport é uma parte de um padrão que se repete periodicamente. É indicado no diagrama por asteriscos. Não é necessário aprender os símbolos, mas vale a pena lembrar como lê-los.
Acessórios artesanais são valorizados em todo o mundo. Cachecóis tricotados à mão ajudam a diversificar seu guarda-roupa e a criar um visual original. Além disso, um produto único pode ser um ótimo presente para alguém querido ou um bom amigo.
Vídeo

 
                                    












































