Master class sobre crochê baktus, modelos populares

Lenços

Acessórios de tricô nunca saem de moda. Os feitos à mão são especialmente populares. Além dos famosos cachecóis, xales e golas, nos últimos anos as fashionistas se apaixonaram por um novo modelo: o baktus. Este é um tipo especial de cachecol de tricô, usado como um acessório estiloso. Até mesmo costureiras inexperientes conseguem fazer um baktus de crochê, pois sua característica é a facilidade de fabricação. Padrões simples e instruções passo a passo ajudarão você a criar um acessório lindo e original com suas próprias mãos.

Características do modelo

Um baktus é um cachecol triangular de malha que é usado em volta do pescoço, amarrado na frente com o canto para baixo. Este tipo de cachecol é popular há muito tempo nos países escandinavos. No início, os baktus eram costurados com lã grossa e adornados com um ornamento. Depois, começaram a ser tricotados em ponto meia. Os fashionistas modernos aprenderam a criar baktus lindos e originais com uma agulha de crochê. Agora, esse tipo de vestimenta tradicional se tornou um acessório de moda popular em todo o mundo.

Os baktus clássicos se distinguiam por um tricô denso e eram usados ​​na estação fria. As artesãs modernas criam muitos modelos diferentes. Elas tricotam xales baktus com agulhas de tricô ou agulhas de crochê, com um ornamento ou padrão vazado.

Já baktus é o nome dado a qualquer cachecol de malha usado no pescoço, de frente ou de trás. Pode ter formato triangular ou até semicircular.

Este acessório é adequado para mulheres, homens e crianças. É universal e prático. Esses cachecóis de tricô são usados ​​como cachecol no pescoço, jogados sobre os ombros como um xale e até mesmo usados ​​no lugar de um toucado. Um acessório feito com técnica vazada pode ser usado até mesmo no verão como uma decoração elegante.

Este xale tem um formato simples e um tamanho pequeno. Recomenda-se que costureiras iniciantes escolham o padrão mais simples: pontos baixos regulares. O resultado é um tecido uniforme, como um baktus tradicional. Este modelo de xale é adequado para quem tem pelo menos um pouco de familiaridade com crochê. Você só precisa aprender a técnica de tricotar as alças principais e como adicioná-las. Os padrões vazados são adequados para criar um acessório mais interessante.

Existem várias dicas para artesãs iniciantes que as ajudarão a aprender a criar lindos itens da moda:

  • Você precisa escolher fios que não furem;
  • a largura do baktus deve permitir que você o enrole em volta do pescoço e amarre;
  • você precisa encontrar padrões e descrições de modelos populares e começar com eles, já que o processo de tricô ocorre em etapas;
  • você pode começar a tricotar pelo canto, adicionando laçadas, ou pelo lado comprido, diminuindo-as;
  • Depois de escolher um padrão, você precisa tricotar uma pequena peça para determinar a densidade do tricô.

A maneira clássica de usar um baktus é colocá-lo no pescoço com a ponta para baixo, cruzar as pontas para trás e jogá-las para a frente. Você pode amarrá-los, prendê-los com um broche ou colocá-los sob a ponta de um lenço.

Materiais e ferramentas

Depois de escolher o modelo do xale, você precisa escolher o fio e a agulha certos. Para tricotar um baktus, você precisará de:

  • diagrama e descrição do padrão selecionado;
  • um gancho, cuja espessura, dependendo do fio, pode ser de 1,5 a 4 mm;
  • fio – de 100 a 300 g;
  • tesoura, agulha, elementos decorativos.

O fio deve ser escolhido dependendo do modelo, etc.Tipo de tricô. Os ​​fios devem ser densos para que o produto mantenha sua forma. Qualquer fio quente e macio é adequado para xales de inverno, desde que não borre. Podem ser fios de semilã, mohair, alpaca, cashmere ou mistos, mas contendo pelo menos 50% de fibras naturais. Produtos de verão são melhor tricotados com fios naturais: algodão, linho. Um cachecol vazado de acrílico fino também pode ser usado fora de estação.

Antes de começar a tricotar, você precisa calcular a quantidade de fio necessária. Isso depende da espessura, do padrão escolhido e da finalidade do produto. Os xales de inverno são mais volumosos e robustos; para o verão, um pequeno acessório vazado serve.

O tamanho do baktus também afeta a quantidade de fio. Pode variar dependendo da altura, sexo e idade da pessoa. O tamanho médio para mulheres é 37 x 150 cm. O comprimento mínimo é de cerca de um metro. Algumas pessoas preferem cachecóis de até 2 metros de comprimento, que podem ser enrolados ao redor do corpo várias vezes. A largura também pode variar de 25 a 50 cm, dependendo do modelo escolhido. Os baktus infantis para crianças de até 5 a 6 anos geralmente são feitos no tamanho de 20 x 95 cm, para que o cachecol não atrapalhe a criança.

Para um baktus vazado, 150-200 g de fio são suficientes; para um produto de inverno, você precisará de mais - até 400 g, especialmente se for tricotado com dois fios.

Instruções de tricô passo a passo

Este cachecol pode ser tricotado com qualquer padrão. Se tradicionalmente o baktus era um tecido uniforme, agora os bordados são populares. Você pode encontrar muitas opções para tricotar baktus com padrões de crochê e descrições. Recomenda-se que artesãs iniciantes os utilizem.

Obra aberta

Para fazer um baktus vazado em crochê, é melhor usar fio de algodão ou linho. Geralmente, esses cachecóis são usados ​​na estação quente. Se você usar um fio de lã, poderá usá-lo no inverno, mas será menos quente devido à leveza e ao vazado do padrão. Esse cachecol combina com qualquer roupa. Pode ser usado nos ombros ou na cabeça, amarrado da maneira clássica.

Correntes de alças de ar tornam o produto facilmente elástico. E o baktus vazado é tricotado de forma simples:

  • o padrão consiste em dois elementos, que são refletidos em diagramas diferentes;
  • as primeiras 7 carreiras são tricotadas de acordo com o padrão 1, alternando correntes de alças de ar e pontos altos duplos;
  • a partir da 8ª carreira você precisa tricotar de acordo com o segundo padrão, fazendo aumentos em cada carreira;
  • O xale pode ser amarrado com qualquer padrão ondulado.
Esquema nº 1
Esquema #2
Esquema #3 e #4
Produto acabado

Bósnio

Um cachecol feito com tricô bósnio é adequado não só para mulheres, mas também para homens. Trata-se de um tecido bastante denso com um padrão original, no qual listras volumosas se alternam com uma malha. Para fazer um baktus bósnio em crochê, é melhor usar um fio de uma única cor ou tingido em seções. O padrão utiliza alças de ar, colunas de conexão e pontos altos duplos.

Um diagrama simples e uma descrição passo a passo ajudarão você a tricotar esse baktus corretamente:

  1. Primeiro, é feita uma cadeia de laços de ar.
  2. Depois, você precisa alternar pontos altos e pontos baixos até a carreira 5.
  3. Na 5ª carreira, alternam-se pontos altos e pontos correntes.
  4. A próxima carreira é de pontos baixos.

Continue seguindo esse padrão, adicionando uma laçada em cada lado.

Produto acabado
Esquema

"Perdido no Tempo"

O baktus original com pinhas foi batizado de "Perdido no Tempo". A alternância de listras com padrões diferentes, a presença de pinhas tricotadas pelo método "pipoca", a combinação de cores vibrantes – tudo isso torna este cachecol semelhante aos xales indianos tradicionais. Artesãs experientes têm bastante espaço para a imaginação: você pode trocar partes do padrão, remover ou adicionar o seu próprio. Mas é melhor experimentar com diferentes tons. Com muito trabalho, você pode criar uma verdadeira obra-prima que certamente chamará a atenção e deixará o visual elegante.

A princípio, o padrão pode parecer complicado, mas depois de uma análise mais aprofundada e um estudo cuidadoso do diagrama, qualquer pessoa pode manusear o produto. Uma master class detalhada ajudará iniciantes que decidiram assumir um trabalho tão complexo. O padrão utiliza laçadas de ar regulares alternadas com colunas. O principal é contar cuidadosamente o número de laçadas ao tricotar arcos e cones. O padrão consiste em 26 carreiras, que são repetidas até o tamanho desejado.

Nº 1
№2
№3
№4
Produto acabado

japonês

O modelo japonês de baktus é popular. Este é um cachecol pequeno sem canto frontal bem definido. Sua peculiaridade é a presença de pontas longas e estreitas. O cachecol é usado jogado sobre os ombros, por trás. A alternância original de listras com um padrão de malha o torna adequado para qualquer visual. Para tricotar um baktus japonês com agulha de crochê, você pode usar um fio de uma única cor; recomenda-se usar uma cor diferente para a decoração.

O padrão é bem simples, o que permite que você o tricote em apenas um dia. Instruções:

  1. Comece com 1 laçada.
  2. Alterne três laçadas de ar e um ponto alto.
  3. Em cada segunda carreira você precisa tricotar uma laçada adicional.
  4. Você precisa tricotar assim até que o número de laçadas chegue a 51.
  5. Depois disso, uma diminuição é feita de maneira semelhante.
  6. O produto final é amarrado de acordo com o mesmo padrão; no final, você pode passar um fio de cor diferente entre os postes.
Baktus prontos
Tela principal

Semicircular

Um cachecol vazado em formato semicircular fica espetacular. A ausência de um ângulo bem definido o torna universal. Ele pode ser usado no inverno sobre um casaco ou jaqueta. E se você tricotá-lo com fio fino, ele combina com uma jaqueta ou camisa. Esse cachecol será muito procurado em um dia frio de verão ou em tempo chuvoso. Pode ser jogado sobre os ombros ou amarrado na cabeça. O padrão vazado o torna arejado e leve.

Tricotar um baktus semicircular é bem fácil. Um diagrama detalhado com uma descrição ajudará até mesmo uma artesã iniciante a lidar com esse tipo de trabalho. O principal é escolher o tipo e a cor certos de fio, podendo alternar entre dois tons. O processo é o seguinte:

  • montar 7 alças de ar (VL);
  • tricotar um ponto alto (PA) na primeira laçada;
  • então 2 VP e SN no mesmo lugar;
  • amarre o semicírculo resultante com 16 CH;
  • continue trabalhando de acordo com o padrão, alternando pontos correntes e colunas até o tamanho desejado.

Ondulado

De todos os baktus da moda, o lenço original com um padrão ondulado volumoso se destaca. É ideal para qualquer mulher que queira se destacar, pois tem um visual impressionante. O padrão de tricô é bastante simples, mas você precisa seguir todas as recomendações à risca. O número de voltas deve ser ímpar e a diminuição deve ser uniforme, para que você obtenha lindas ondas. Para um cachecol de tamanho médio, você precisará de cerca de 200 gramas de fio. É melhor escolher um fio liso e sem fiapos.

Você precisa começar com uma corrente de alças de ar. Recomenda-se discar 324 alças. São 15 repetições de 19 alças. Nas primeiras carreiras, você precisa monitorar a distribuição correta dos elementos do padrão. Ele é tricotado com meias colunas e colunas em relevo. Para obter um padrão volumétrico ondulado, você precisa prendê-los na perna da coluna da carreira anterior. A partir da 5ª carreira, as alças começam a diminuir em ambos os lados do cachecol. A partir da 11ª carreira, os contornos do triângulo já devem estar visíveis. No final, é tricotado o último rapport, que é a parte superior do cachecol.

Designações convencionais
Esquema nº 1
Esquema #2
Esquema #3
Produto acabado

Opções de decoração

O lenço tradicional escandinavo é uma peça simples de tecido, sem qualquer decoração. Hoje em dia, os baktus de crochê se distinguem não apenas pela originalidade dos padrões. Esses produtos são decorados com diversos detalhes. Dependendo do tipo de tricô e do fio, a artesã pode escolher qualquer elemento decorativo. Pode ser uma amarração incomum da borda do baktus na forma de uma bela borda, a fixação das pontas do cachecol na forma de uma grande flor ou um desenho original com outros detalhes:

  1. A franja é a mais fácil de fazer, geralmente com o mesmo fio do tecido principal. Os fios são simplesmente passados ​​pela fileira externa e presos.
  2. É melhor deixar as pontas de pele removíveis, para que seja possível mudar a imagem. Elas geralmente são fixadas em três cantos do produto. Pompons de pele ou lã podem ser usados ​​para o mesmo propósito.
  3. As borlas têm um visual original e bonito. A maneira mais fácil é passar o fio dobrado várias vezes, prendê-lo nas alças da última fileira e prendê-lo. Borlas mais volumosas podem ser feitas enrolando o fio em um pedaço de papelão. Depois de dar o número necessário de voltas, dê um nó forte na parte superior e corte o fio na parte inferior. A uma curta distância do topo da borla, ela deve ser amarrada com um fio da mesma cor.
  4. Contas podem decorar gravatas e cantos de cachecóis. Às vezes, são costuradas na superfície do produto. Tricotar com contas fica impressionante quando as contas são enfiadas em um fio fino e, no processo de tricô, são incluídas no padrão uma a uma.

O uso de fios tingidos em seções pode ser um adorno. Uma transição suave de uma cor para outra tornará até o padrão mais simples original.

Crochê um baktus é uma atividade simples e divertida, acessível a todos. Usando moldes originais e diagramas passo a passo, até mesmo uma costureira inexperiente pode criar um acessório estiloso. Isso geralmente leva um ou dois dias, então, se quiser, você pode tricotar vários desses cachecóis e usá-los para criar e modificar imagens.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios