Cada estilo de dança tem suas próprias nuances na escolha de calçados e roupas. Mas o principal aspecto na escolha das roupas para dançar é a qualidade do material e do corte. O conforto também desempenha um papel importante, já que cada elemento da roupa não deve interferir nos movimentos. Se você escolher o produto corretamente, ele proporcionará conforto durante a dança e terá uma aparência atraente.
Características importantes
Escolher roupas de qualidade para esportes e dança é importante não apenas para profissionais, mas também para amadores. Não menos importante é o ajuste do traje à silhueta. Ele não deve restringir os movimentos, mas, ao mesmo tempo, deve enfatizar as vantagens da silhueta:
- Um traje para dança moderna deve atender às seguintes características;
- Conforto;
- Alfaiataria de alta qualidade (as costuras não devem roçar na pele durante o movimento e não devem se desfazer);
- Leveza do tecido;
- Força;
- Material hipoalergênico;
- Resistência ao desgaste;
- Suavidade;
- Ausência de elementos desnecessários que restrinjam o movimento.
Roupas para dançar são, em muitos aspectos, semelhantes às esportivas, pois também implicam liberdade de movimento e conforto. Mas dançar não é apenas um exercício, implica autoexpressão, portanto, o traje deve ser chamativo, enfatizando a individualidade do dançarino.
Para iniciantes, tecidos de algodão são ótimos, pois absorvem bem a umidade. Roupas de aquecimento também envolvem o uso de tecidos naturais. Alguns cenários são feitos de poliéster, que se destaca por sua qualidade e aparência atraente. Eles também são confortáveis, não restringem os movimentos e são extremamente resistentes ao desgaste.
O esquema de cores é usado não apenas para chamar a atenção, mas também para corrigir a silhueta. Assim, cores escuras podem fazer uma dançarina parecer mais magra, enquanto as brancas têm o efeito oposto. Portanto, é importante escolher essas combinações para que não "quebrem" a imagem geral.
Tipos e padrões de kits
As roupas de dança podem ser de dois tipos:
- Dança;
- Treinamento.
Cada um tem suas especificidades, por exemplo, os produtos de dança devem atender aos padrões estabelecidos, caso contrário os dançarinos podem ser desclassificados.
Treinamento
Se forem praticados elementos de ginástica durante as aulas, você deve escolher roupas de treino para dança nas quais todos os movimentos sejam facilmente visíveis. Aqui, a melhor opção seriam os seguintes produtos:
- Leggings;
- Shorts;
- Roupa de banho;
- Camisetas;
- Calças.
Eles não impedem os movimentos e são adequados para qualquer treino. Durante a preparação para uma apresentação, não é permitido o uso de joias, pois elas costumam ficar presas no figurino. Cada bailarino deve usar roupas de treino, necessárias para cada ensaio. O conjunto deve ser confortável e não impedir os movimentos. Tais peças não devem ter cadarços, fechos ou bolsos.
Já os homens devem usar calças sem cinto, mas que não devem escorregar. Elas permitem que você se mova livremente, até mesmo faça o espacate. Materiais de alta qualidade também são usados na costura e, assim como as roupas de treino femininas, não devem ter elementos desnecessários. Mas você pode costurar um elástico na parte inferior para que as pernas não subam durante a dança. Roupas de dança para prática não têm o mesmo preço alto que roupas para apresentações.
Salão de baile
O traje para dança de salão é escolhido tanto de forma independente quanto por recomendação do professor. É interessante que, para crianças menores de nove anos, ele seja o mais simples possível. Adolescentes podem usar trajes semelhantes, que podem ser complementados com elementos apropriados. O principal no traje é a praticidade.
Os seguintes trajes estão disponíveis para dança de salão:
- Destinado a uma apresentação clássica. Para as meninas, este é um vestido delicado, esvoaçante e fofo, e para os meninos, calças, coletes ou fraque, complementados por uma gravata borboleta;
- As cores usadas nos vestidos de baile não são variadas, tais roupas são chamadas de "básicas";
- Nas danças latino-americanas, as roupas são vestidos curtos de cores vibrantes, um tanto provocantes. Os trajes femininos são complementados com strass, lantejoulas e, muitas vezes, até penas. Os meninos usam calças nas aulas de dança latino-americana, geralmente boca de sino, e também podem usar macacões de várias cores.
Um vestido curto com as costas totalmente abertas criará a imagem ideal. A roupa forçará a dançarina a manter a postura e tornará seus movimentos mais flexíveis. A dança latino-americana é sensualidade, amor, ciúme e, às vezes, até ódio, portanto, o traje deve ser apropriado. Recomenda-se o uso de brincos grandes ou uma pulseira larga como bijuteria.
Ao dançar a Bachata, assim como nas danças latino-americanas, elas usam roupas brilhantes e chamativas. Podem ser saias ou shorts bem curtos. Em qualquer caso, a roupa deve enfatizar a figura e os movimentos. Para a dança de salão europeia, as mulheres podem escolher um vestido longo, fluido e elegante que valorize a figura, assim como luvas.
Oriental
Para fins de treinamento, leggings e tops que deixam a barriga aberta são adequados, já que todos os movimentos são realizados principalmente pelos quadris e músculos abdominais. As roupas para aulas de dança oriental incluem um corpete decorado, bem como uma saia longa, muitas vezes translúcida, mas que também deve ser decorada. Muitas vezes, são usadas pantalonas da mesma cor do corpete. Um cinto ou cachecol especial bordado com moedas é amarrado sobre elas, o que enfatiza a beleza dos movimentos. Elas devem tilintar ao balançar os quadris. As roupas de aquecimento para danças indianas podem incluir leggings, tops, camisetas ou saias longas.
Absolutamente todas as cores são permitidas: quanto mais vibrantes, mais singular é a imagem. O mesmo se aplica à dança indiana.
Esportes
De acordo com as Regras de Dança Esportiva da União de Dança Esportiva da Federação Russa, existem certos requisitos, cujo não cumprimento acarreta desqualificação:
- As áreas íntimas são cobertas com tecido opaco; se for cor de pele, devem ser usados strass;
- Não use meias ou meias até o joelho;
- As nádegas também devem estar completamente cobertas; não é permitido o uso de tangas ou roupas íntimas de guipura;
- As mulheres não podem usar terninhos;
- O traje não pode ser semelhante a uma roupa íntima ou a um maiô;
- Símbolos religiosos não podem ser usados para decorar o traje.
Os requisitos para ternos masculinos são os seguintes:
- O ponto mais aberto é a área até a linha média das calças;
- É estritamente proibido arregaçar as mangas. A camisa pode ter mangas compridas ou curtas, podendo ser usada por dentro da calça ou solta, desde que não atrapalhe os movimentos;
- Os seguintes elementos podem ser usados: abotoaduras, gravata, um cinto o mais simples possível e suspensórios.
O traje para dança esportiva é projetado para movimentos ativos, por isso deve ser confortável e elástico.
Os seguintes elementos podem ser usados na dança esportiva:
- Regatas justas;
- Shorts;
- Tops que sustentam o peito;
- Bolero;
- Camisetas largas;
- Macacões que valorizam a silhueta.
Essas peças devem ser capazes de “respirar” e ter um número mínimo de costuras.
Elementos adicionais
Os elementos que complementam a vestimenta de palco incluem o seguinte:
- Roupa de baixo;
- Abotoaduras;
- Lenços;
- Brincos;
- Bordado;
- Luvas;
- Pulseiras;
- Decorações em forma de flores artificiais, botões, strass, laços, miçangas, contas de vidro;
- Colar;
- Polainas;
- Gravatas;
- Broches;
- Chapéus;
- Perucas e apliques.
Um ponto importante é que a roupa íntima deve combinar com o vestido.
Como escolher os sapatos certos
Este elemento do traje deve atender a certos requisitos:
- Os sapatos infantis implicam a presença de um salto, cuja altura não é superior a três centímetros e meio e não inferior a três para as meninas, para os meninos esse número não é superior a dois centímetros e meio e não inferior a dois;
- As danças europeias exigem um salto de cinco a sete centímetros, e a ponta dos sapatos deve ser fechada. Os homens exigem um salto de dois a dois centímetros e meio, e esses sapatos também têm um suporte de arco mais longo do que os latinos;
- Nas danças esportivas latino-americanas, o salto pode ter em média sete centímetros, chegando a nove centímetros em alguns casos. Esta dança é dançada com sandálias, que possuem salto fechado e tira, além de um arco curto e flexível. Os homens dançam com sapatos com salto de três centímetros e meio a quatro centímetros.
Os sapatos de dança são feitos de couro natural ou ecológico e repetem completamente a anatomia do pé. Ao dançar com sapatos comuns, a pessoa não consegue puxar a ponta corretamente, o que resulta em movimentos incorretos. Crianças que dançam devem usar sapatos meio centímetro maiores, pois seus pés ainda estão crescendo.
Você deve comprar protetores de calcanhar para seus sapatos, que prolongarão a vida útil do produto. Eles podem ser transparentes ou pretos e são selecionados separadamente para cada par de sapatos.
 Vídeo
Vídeo

 
                                    





















































